A monumental mesquita Sheik Sayed!

17448651951_eafc1da69a_o

A lindíssima mesquita fica em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes. Sobre a cidade falaremos em outro post, hoje vamos falar somente sobre a Grand Mosque.
A mesquita foi construída pelo sheik Sayed de 1996 e 2007, quer dizer em praticamente 11 anos e com muito dinheiro, o sheik construiu uma das maiores mesquitas do mundo e pra mim, a mais linda que conheci!

img_3431

Eu já tinha visto muitas fotos da mesquita, e era um sonho conhece-la, já sabia que ela seria grande e com uma beleza plástica impressionante, mas ao vivo, o impacto foi enorme!
Vamos saber alguns dados importantes antes de falar das emoções:
A Grande Mesquita ocupa uma área maior que 22 mil metros2, a obra custou o equivalente a  cerca de 1,5 bilhões de reais, a cúpula principal alcança 85 metros de altura, seu recorde de fiéis é 52 mil, cada minarete tem 108 metros de altura e seu pátio interno tem 1048 colunas. Dá pra ter uma ideia das proporções monumentais da mesquita, não é?
O sheik Sayed, não economizou recursos para criar o local  onde seria enterrado, e no seu túmulo há sempre alguém lendo o alcorão, 24 hrs por dia.

A mesquita foi construída toda em mármore branco, (que impressiona ainda mais sob o efeito do sol forte dos Emirados), vindo da Macedônia, contém também, ouro 24 K e cristais de Murano. Mosaicos florais que cobrem harmonicamente as colunas e paredes foram feitos por artesãos italianos e o imenso tapete persa que cobre toda a sala principal de orações, foi confeccionado por 1200 iranianas durante 1 ano.

mesquita-sz-colunas

As 96 colunas internas são forradas de madrepérola e o lustre principal de 15 m de altura, é cravejado de cristas Swarovski.
Enfim, os números da mesquita, impressionam pela escala, mas mesmo assim, não é o mais importante, pois você tem acesso a eles na internet. O que emociona mesmo, ao vivo, é a beleza plástica, e o respeito que os locais de oração despertam.

roupas-mesquita-abudhabi1

Visitar a Grande Mesquita, não é “facinho”, a Rihana, foi se meter a fazer um ensaio fotográfico, toda estilosa, e acabou expulsa de lá, porque existem regras e proibições de todos os tipos, então é melhor ficar esperto.
Eu por exemplo, escolhi uma calça larga, (porque sabia que legging, não podia), e uma blusa de manga curta, (porque achei que ombros de fora, não podia), e me estrepei porque eram brancos. Obviamente que roupa branca é ótima pra enfrentar o calor do deserto, mas os muçulmanos consideram branco transparente, então não permitem para mulheres. É permitido tranquilamente para mulheres calças largas, tipo pantalonas, e blusas manga longa.
Saias e vestidos longos, todos escuros e definitivamente, cabelos cobertos. Pronto, arruinaram todas as nossas chances de ficarmos lindas nas fotos, não é? Kkkkkkkkk

Mas é o possível e de verdade, a mesquita é tão linda, que você nem vai se importar em parecer um urubu sem graça. Kkkkkkkkk
O esquema para a entrada é super profissional e bem guardado, você se sente até um pouco oprimida, vigiada o tempo inteiro. Tudo moderno e imenso. Até chegar à mesquita você anda um bocado. Mas quando você chega aos lindos jardins com espelho d’água, seus olhos não conseguem abraçar mais tanta beleza!
Vista do lado de fora, a mesquita já é deslumbrante e você não cansa de fotografar, tentando guardar um pouco de tanta beleza,  mas a guia coloca um horário bem rígido, que o obriga a não parar pra ficar de “boca aberta”.

Eu, se pudesse escolher, começaria a visita após o almoço, gastaria a tarde inteirinha para fica “de boca aberta”, conhecer todos os cantos, esperaria a noite cair para ver a mesquita iluminada e sairia de lá, com a alma elevada! Seria o ideal, mas nem sempre em viagens o ideal é possível e não importa. O que importa é você ter tido a oportunidade de apreciar de perto aquela obra de arte!
A mesquita abre das 9 às 22 hrs de sábado à quinta. Sexta é um dia especial de orações, então ela abre de 16 às 22 hrs.

Ver de perto aqueles lindos mosaicos de flores, os detalhes em ouro e cristal e o incrível tapete persa, já valeram a visita. A mesquita é impressionante! Uma demonstração inequívoca de poder, e respeito a crença e mesmo lotada de turistas como ela sempre está, não deixa de ser um templo. Graças aos cuidados, proibições e vigilância constante às regras de conduta ( beijar e abraçar, nem pensar) os turistas “se comportam” à altura  e quando deslizam, levam bronca.

img_3452

A Grande Mesquita era um sonho meu, sempre me fascinou e não decepcionou! Ela é espetacular e o mais importante: inesquecível!
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s