A caótica Hong Kong!

hong-kong-at-night

A terra dos tchinos ( eles se chamam assim), é enorme! Com 7 milhões de habitantes, Hong Kong se impõe a você! Ela já foi colônia inglesa, já pertenceu aos japoneses, já foi vítima de guerrilha chinesa, e agora é Hong Kong city, uma cidade que se considera independente!

img_8521

Hong Kong é diferente, uma cidade imensa, apertada entre o mar e as montanhas onde o espaço vale ouro. Tudo é apertado em HK, o espaço entre os prédios, os apartamentos, as ruas, e até os olhinhos dos tchinos, kkkkkkk

img_8531

Claro que o reduzido espaço acaba por tumultuar tudo, mas ninguém liga, vão em frente, no passinho rápido deles, sem olhar muito pra cima e tocando a vida! HK é comunista, mas comunista rica, ( o que é bem diferente) quer dizer: eles tem dinheiro para o que lhes interessa) então, tem bons hospitais, boas lojas ( tem muita porcaria também), comércio forte e turismo bem estruturado.

A moradia é lastimável! Moram em apartamentos de 20 m2 em média, quer dizer, “se apertam”, andam de transporte público e trabalham pra caramba. Os prédios residenciais em geral são muito altos (pra aproveitar espaço), todos padronizados sem muita inspiração e usualmente ficam em conjuntos habitacionais enormes com 15 ou 20 torres. A engenharia tem um costume interessante de deixar um ou dois andares no meio dos prédios muito altos, vazios! Dizem que é pra dificultar a propagação do fogo em caso de incêndio! Legal, né?

street_hong_kong_night-1

Mas os tchinos são muito supersticiosos! Não usam o número 4 porque lembra morte, assim os prédios não tem 4ª andar, nem 14ª, nem 24º e assim por diante! Costumam pintar os prédios de rosa ou verde, porque as cores trazem saúde e prosperidade, fazem andaimes de bambu porque o  segundo o fen shuy, atrai sorte, e assim por diante um monte de bobagens supersticiosas. Sorry, mas penso assim.

1000px-hong_kong_at_night

Por outro lado, os prédios comerciais são fantásticos! Eles compõem o skyline  famoso da baia de HK, e passam para o mundo a imagem de uma cidade moderna e arrojada.
HK é mesmo muito moderna e vibrante, com templos budistas sobrevivendo em meio aos prédios altos, e os tchinos também.

cu00f3pia-de-cu00f3pia-de-cu00f3pia-de-cu00f3pia-de-imagem-website-2019-05-30t163225.026-990x557

Achei difícil se movimentar na cidade, porque ela se espalha entre ilhas, que se ligam umas às outras por pontes, túneis e ferrys, então, tudo fica longe! Não tive tempo de experimentar o metrô, mas tenho a impressão que seria o jeito mais fácil de se deslocar pela cidade. Além de mais barato, obviamente!
Falaremos mais sobre as atrações de HK nos futuros posts.
Bye!

2 comentários sobre “A caótica Hong Kong!

    1. Ola Silvana! Fico feliz com seu feed back, porque sempre tenho receio de ter sido sincera demais! Mas quando penso em tentar ser um pouco mais “políticamente correta” nos meus textos, penso também no que eu gostaria de saber quando busco informações e volto pra minha forma,como você diz, clara e objetiva de informar. Sempre acho que quando você se preocupa em ser muito polida, acaba por fantasiar a realidade e isso não serve ou ajuda no planejamento de uma viagem, né? Muito obrigada pelo retorno, adorei saber que estou no caminho certo. Ainda escreverei mais sobre HK, e espero ajudar.E bons planos e viagens pra você! Abçs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s