Praga, a queridinha do leste Europeu!

3

Parte II

Então, agora que já falamos de Malá Strana, em Praga, vamos atravessar a Ponte Carlos e passar para a cidade antiga ou Staré Mesto, Josefov, o bairro judeu e Nové Mesto a cidade nova. Não estranhe que falta alguns acentos nessas palavras, mas como já falei no post anterior, não há como fazer o acento circunflexo virar de cabeça pra baixo nos nossos teclados, então, vai assim mesmo.
Comece a visita pela Praça da Cidade velha, porque ela demanda mais tempo. É nela que estão as maiores atrações da cidade mas principalmente é um lugar onde todos se encontram. A praça em si já é uma atração, porque tem uma área com muitos restaurantes e barzinhos que valem merecem uma visita e são o melhor lugar para tomar um café apreciando a beleza em volta.

dscn3000a

Na praça você encontra o relógio astronômico, que tem um mostrador representando a posição do sol e da lua no céu, a “caminhada dos apóstolos”, um show mecânico representado a cada hora cheia que mostra a troca dos apóstolos e um mostrador representando os meses do ano.  O relógio fica na torre da prefeitura e é um ótimo motivo pra tomar um café e esperar a hora cheia.
É possível subir na Torre do relógio, para ter uma vista linda da praça, e aproveite para conhecer as salas históricas da prefeitura que são lindas e estão abertas à visitação.

3v0upw85jb1kc0mkjad55y7r5

Ainda na praça, a mais linda atração é a Igreja de Nossa Senhora de Týn, aquela que fica escondida no meio de prédios antigos e você não consegue ver a entrada. Foi fundada por comerciantes e mercadores em 1365 e é o maior símbolo da arquitetura gótica da Republica Tcheca. Incrível a altura das suas duas torres com lanças pretas pontiagudas que se destacam no meio dos telhados de Praga. Interessante saber que o prédio em frente à ela abrigava a famosa escola Týn, (por isso o nome) e o acesso à igreja se dá pelo prédio de 4 arcos que fica em frente à ela. Se você ainda tiver disposição para conhecer mais uma igreja, na praça  ainda há a Igreja de São Nicolau, de arquitetura barroca que vale à pena.
Notou porque precisa começar pela Praça da cidade velha? Ela concentra as atrações mais famosas de Praga, e é imperdível!

Cemiterio-Judeu-Praga-1-Copy

Então, depois disso, estique até o bairro judeu, Josefov e aproveite para explorar algumas das muitas sinagogas que existem lá. Também curioso é o cemitério judeu que tem muitas lápides “amontoadas” umas sobre as outras, que dá uma boa noção de como era difícil a vida do povo judeu antigamente.

casa-danzante-7209021

Resreve um tempinho para visitar a cidade nova, Nové Mesto, por algumas atrações interessantes, como a Praça Venceslau, uma praça enorme, muito bonita que acaba no Museu Nacional. Visite o museu se for muito interessado, porque acho que Praga oferece coisas mais interessantes, como por exemplo o prédio dançante. Uma obra de arquitetura moderníssima, que fica às margens do rio Moldava, e foi construído para ser um centro cultural, mas hoje em dia abriga vários escritórios. O prédio é todo torto dando a impressão que foi amassado, e é muito curioso. Na cobertura há um restaurante disputadíssimo que requer reserva.
Além disso, é na cidade nova que concentra-se o maior comércio de Praga. Então se você quiser aproveitar o câmbio favorável, é na cidade nova que você pode fazer umas comprinhas, e não na cidade velha onde as lojas são feitas pra turistas.

1362d183-6d56-43b9-8907-aebb8f4c98f7

Depois de tudo isso, separe um tempo pra fazer um cruzeiro pelo rio Moldava! É  clichê? Sim, mas não dá pra perder a oportunidade de ver Praga de um ângulo totalmente diferente!
Meu conselho é: se o dia estiver bonito com sol, aproveite pra fazer o cruzeiro, porque Praga costuma ter um clima instável e as outras atrações quase que não dependem de sol para lindas fotos.

dscn4126-copia-1

Nós não pegamos tempo bom em Praga, você pode notar pelas fotos, mas mesmo assim a cidade nos encantou e fez jus a sua fama de ser uma cidade lindíssima.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s