Assis, emocionante!

asiis

Assisi como chamam os italianos, é pequeninha, com cerca de 24 mil habitantes, mas é gigante na emoção e religiosidade!
A região da Perugia onde fica Assissi, é bem “diferentona”. Fomos pra lá vindos de Roma, (perto de 170km) porque eu tenho muita simpatia pelo Santo da simplicidade, São Francisco, e logo nos encantamos com uma paisagem agreste, com casas feitas de pedra e enormes prados.

2c2a2e0b1feb7d52a8eba47e2c098c57

Mas vamos falar um pouco da história de São Francisco, pra vocês entenderem porque fomos conhecer sua cidade.
São Francisco era um garoto rico que vivia em farras até que num certo momento da vida recebeu um “chamado” para praticar o bem, zelar pela natureza e animais. Contam que um crucifixo falou com ele e pediu para ele cuidar da “Sua” casa. E assim foi feito. Ele saiu de casa, deixando até a roupa pra trás, viveu como um mendigo coletando donativos, cuidando dos pobres e dos animais.
A uma certa altura ele conheceu Clara, então uma jovem de 17 anos, que se apaixonou pela doutrina de Francisco, e começou a segui-lo. Clara também era de família rica e também abandonou tudo para viver uma vida simples seguindo Francisco. Foi ele quem cortou seus cabelos e abrigou-lhe quando a família a deserdou.painel-sao-francisco-de-assis-e-santa-clara-pintura-em-tela-andreza-katsani

Francisco fundou a Ordem dos Frades Menores , os franciscanos e Clara, a versão feminina a Ordem Segunda dos Franciscanos,  as clarissas, ambas as ordens com obrigatório voto de pobreza e dedicação ao bem do próximo.
A história de Clara e Francisco é muito bonita e está entrelaçada para sempre na fé religiosa e mesmo que você não seja católico ou até mesmo religioso não há como não se interessar por uma história que diferente de tantas outras, ´não fala de sofrimentos e suplícios, mas fala de ideais, de fé e principalmente de amor.
É ou não uma história interessante? Pra mim, é muito! Mas não vou detalha-la aqui, para não correr o risco de aborrecer a quem não se interessa por religião, então se esse assunto lhe interessar a ponto de despertar sua curiosidade em conhecer Assisi, procure conhecer os detalhes dessa linda história até pra saber o que vai conhecer na cidade.

Assisi, é uma linda cidadela medieval, com arquitetura única, toda em pedra, localizada no topo de uma colina que pode ser vista de muito longe, despertando um sentimento mágico.

Não preciso nem fazer um roteiro pra você conhecer Assis, porque é uma cidade pequena onde tudo gira em torno dos dois santos famosos. É só você caminhar pelas suas ruas de pedra, pra esbarrar em relíquias religiosas, igrejas, capelas e santuários.

tour-de-carro-assis-italia

A primeira grande atração é a enorme Basílica de São Francisco de Assis, um lugar simples, como o santo, bem diferente das igrejas de Roma, e onde se encontram seus restos mortais.
Além da Basílica mais importante, igreja- mãe da Ordem Franciscana, você ainda pode conhecer a Basílica de Santa Maria dos Anjos, A Basílica de Santa Clara e a igreja de São Damião. Todas ligadas à história de Clara e Francisco.

view

Você poderá conhecer inclusive o famoso crucifixo, e a porciúncula que é uma pequena capela onde Francisco morou durante um tempo.
Além das atrações de ordem religiosas, Assisi tem ótimos hotéis, restaurantes e muitas, mas muitas lojinhas de souvenirs.

assis1

A maioria das pessoas faz bate-volta em Assisi. Como a cidade é pequena, é possível conhecê-la mesmo em um dia, mas eu aconselho a passar pelo menos 1 noite na cidade para poder conhecer com calma e assistir o lindo entardecer na colina.
Eu posso afirmar, sem medo de errar que poucos lugares nos emocionaram tanto como Assis, talvez em Fátima, mas mesmo depois de tantos anos ainda lembro de como me senti tocada quando fiquei frente a frente com o túmulo de Francisco na sua igreja. Você sente um contentamento diferente, um sentimento que fica guardado no coração.
Bye!

Um comentário sobre “Assis, emocionante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s