Dubrovnick, a pérola do Adriático!

IMG_2295 - Copia - Copia - Copia - Copia - Copia

Você amigo viajante, com certeza já ouviu falar da cidade medieval amuralhada, pertencente à Croácia que fica às margens do mar adriático. Ela figura em muitas listas dos 10+ destinos turístico procurados, por isso a chamo de “figurinha carimbada”.  E não decepciona!
Aliás, já mencionei aqui num post anterior, que a Croácia é um dos países que mais me surpreendeu (positivamente claro) no leste europeu. O país é inteiro lindo e impressionante. Uma mistura da nobreza da Áustria com os balneários da Itália quase irresistível, e Dubrovnick não poderia ser diferente. A cidade amuralhada é Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco e suas imponentes muralhas, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático, os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnick um destino único!

Dubrovnick, também chamada de Ragusa, foi dominada entre outros pelo Império Austro-Húngaro, e nesta época servia de balneário de luxo aos Habsburgo  e seus descendentes, que  exerceram forte influência em sua arquitetura e cultura. Não só em Dubrovnick como em toda a Croácia, nota-se um certo urbanismo pontilhado de palacetes e jardins que transformam as cidades em mais do que cidades históricas, em lugares deliciosos para visitar.
Então, se você tiver a oportunidade de visitar Dubrovnick, não limite-se à velha cidade amuralhada. Mesmo ela sendo deslumbrante, a cidade nova ao seu redor, é também muito interessante e merece uma visita com tempo.

IMG_2307 - Copia - Copia - Copia - Copia - Copia

Eu aconselho 3 dias em Dubrovnick. Esse tempo é o suficiente para você visitar as cidades velha e a nova. Escolha um hotel perto da cidade amuralhada, para que possa acessa-la no começo do dia ou ao anoitecer, que é quando a invasão de turistas diminui um pouco, deixando espaço para você curtir melhor a cidade e tirar suas fotos. Durante o dia, quando os transatlânticos despejam milhares de passageiros em suas muralhas, pegue uma condução qualquer ( ônibus ou tour) e vá curtir a cidade nova, sua arquitetura e litoral privilegiado.

A cidade velha, é cortada por uma rua principal (Placa Ulica), que vai do portão de entrada até o porto e é ao redor dela que estão todas as atrações da cidade, além de bares e restaurantes. Logo ao lado do portão da entrada, à esquerda, você pode comprar a entrada para acessar as muralhas. Compre e suba, vale à pena. Então contorne a cidade andando pelas muralhas, você verá o azul do mar Adriático de um lado e a cidade do outro. No outro lado da cidade, fica o porto, onde você pode embarcar em passeios de barco, se for sua “vibe”, ou simplesmente descer das muralhas e entrar na rua principal. Existem alguns museus pagos na cidade, mas preciso dizer que os que visitei, não valiam à pena. Melhor bater perna na Ulica e visitar as lojinhas!

PortGalleries.DBV1_

Tem um teleférico na cidade que sobe o Monte Srd em poucos minutos, não é barato mas em dias de sol aberto sem névoa, vale à pena. No alto funcionam lanchonetes e restaurantes além obviamente da estupenda vista!

Ainda dentro das muralhas, o Mosteiro Franciscano, logo no comecinho da Placa Ulica, é uma das mais belas construções da cidade e além da exposição de objetos religiosos, fica bem ao lado de uma das farmácias mais velhas em funcionamento na Europa.

O Lovrijenac , do lado de fora das muralhas, é um forte erguido sobre uma rocha que é aberto ao público, uma bela vista da cidade e hoje é um dos principais palcos do festival de verão de Dubrovnick.
A ilha de de Lokrum é um parque nacional que fica a 20 minutos de Dubrovnick e os barcos  para lá partem do Porto Antigo de hora em hora.
Na cidade nova, além dos ótimos restaurantes, não deixe de visitar as praias. Elas são famosas e muito procuradas pelos europeus.
Informação importante: a moeda da Croácia é o Kuna (HRK), e 1 Real vale 2.01091 HRK, o que obviamente nos favorece muito e é mais um motivo para você visitar Dubrovnick.

Eu já estive 2 vezes em Dubrovnick, e a “pérola do Adriático” é tão linda e romântica que iria novamente, tantas vezes quanto tiver oportunidade! Então, de carro ou trem, de navio ou avião, escolha sua melhor opção, mas não deixe de ir!
Bye!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s