BILBAO

Eu não tinha expectativas a respeito de Bilbao, era somente mais uma parada do cruzeiro e talvez por isso me surpreendi tanto com a cidade! É linda!!!!
Bilbao é grande e tem ao redor de 1 milhão de habitantes, primeira surpresa. É a capital econômica do País Basco, segunda surpresa. É moderna e arrojada, terceira surpresa! É animada e festiva, ta, isso não é serpresa! kkkkkkkk
A cidade tem uma economia forte, e uma indústria também, mas guarda com carinho as tradições espanholas. e para quem conhece a Espanha isso,( o amor as tradições), é bem conhecido.
Eu tenho uma impressão que os espanhóis são os gaúchos da Europa, um povo aguerrido, alegre e muito fiel as suas origens.
Mas voltando a Bilbao, a cidade sofreu uma grande revitalização que começou com a construção do Museu Guggenheim, uma construção belíssima, arrojada que praticamente é o cento turístico dela. O museu segue o modelo dos outros Guggenheim do mundo, e tem várias obras de arte no seu entorno, como se fosse preciso ainda “enfeita-lo”. Entre elas o cachorro florido e a aranha são espetaculares. Mas vou te contar que a maior beleza do museu é mesmo sua arquitetura, por dentro, não é muito interessante, então amigo leitor, se você não tiver muito tempo disponível, faça uma linda foto da construção, e siga para o Casco Viejo, que vai aproveitar mais.
O Casco Viejo, em catalão, ou cidade velha, onde nasceu Bilbao, é composto de 7 ruazinhas estreitas que se entrelaçam lindamente formando o lugar mais legal de toda a cidade. A ideia é caminhar pelas suas ruas, curtindo sua arquitetura colorida, saboreando pinchos ( espécie de tapas), encontrar a catedral de Santiago Apóstolo, o mercado de La Ribera, e comer uma deliciosa paella em algum restaurante.
Depois continue caminhando em direção da cidade nova que fica logo depois do rio Nervión.
A cidade nova é moderna, com avenidas largas, construções clássicas e muitos museus. Incrivelmente limpa, e com um comércio super interessante, a cidade nova não fica devendo nada a Madri, por exemplo, e como é menor, fica fácil caminhar por ela.
Depois da revitalização, Bilbao deixou de ser somente uma cidade portuária e industrial, para ser uma grande atração turística, e vale super a pena conhecê-la numa viagem ao País Basco. Fica bem pertinho de San Sebastián que é a “meca” da gastronomia mundial. Mais um motivo para coloca-la no seu roteiro.

FOTOS AA

Bye!

Um comentário sobre “BILBAO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s