LA ROCHELLE

Essa cidade foi a maior e mais prazerosa surpresa dessa última viagem!
Amei La Rochelle! Mas amei tanto que moraria lá sem pestanejar!
Eu não tinha nenhuma expectativa com essa parada do cruzeiro, e na verdade eu não entendia o porquê do navio fazer um pernoite em seu porto, pois nunca tinha ouvido falar dessa cidade/porto da Bretanha. Não é com certeza um lugar famoso, ou um destino dos sonhos turísticos, mas é exatamente por isso que eu adorei!
La Rochelle é um porto importante da França, e já foi um porto estratégico na segunda guerra mundial, inclusive um lugar onde a resistência francesa se concentrava, mas hoje em dia é uma cidade pacata, alegre, com um astral incrível!
A cidade tem tudo que se precisa para viver bem. Tem um tamanho razoável, esta debruçada sobre o mar da Bretanha, tem uma arquitetura linda e bem conservada, a cidade velha é linda, limpa e com um comércio incrível! A gastronomia francesa deliciosa e criativa, principalmente dedicada aos frutos do mar, fresquíssimos abre caminho para o encantamento e ao redor de sua marina cheinha de veleiros coloridos se estende uma promenade (calçadões) repleta de restaurantes estupendos.
A marina mostra exatamente como é incrível a variação da maré na Bretanha! Eu já tinha tido oportunidade de ver, em outras viagens que a maré com variação enorme, deixa os barcos no porto velho, literalmente adernados na lama, a espera da volta da água, mas esse fenômeno é sempre muito interessante de ver!
A cidade antiga tem “portões” que são torres de vigia e muralhas que serviam para proteção, tem lindos monumentos, igrejas, e museus. A grande surpresa é um aquário monumental totalmente dedicado ao ecosistema e meio ambiente. Posso afirmar que é um dos mais completos que já visitei.
Há um “bunker” que foi usado pela resistência durante a guerra que virou museu e é muito interessante. Fica bem perto do mercado de peixes da cidade, onde é possível comer ostras frescas em bancas na rua mesmo!
Descobrimos também, uma antiga base de submarinos alemã, super protegida. Digo descobrimos, porque passamos em frente da instalação de ônibus, indo do navio para o centro da cidade, e como meu marido sabia que ela existia, foi fácil identificar. Infelizmente, ainda não é uma atração turística, e não há visitação, mas mesmo por fora e de longe, a instalação impressiona!
La Rochelle é uma cidade de menos de 100 mil habitantes, pra mim, o tamanho ideal! Não posso dizer que tem atrações imperdíveis, e que você não pode deixar de conhecer, mas posso afirmar que é uma cidade super gostosa, que eu voltaria e até moraria!

Fotos AA

Bye!

2 comentários sobre “LA ROCHELLE

    1. Q bom Janeth!!!!! Vc vai adorar! Eu ficaria lá “de boa”!
      Só cuidado com um passeio a um castelo da região que os cruzeiros costumam oferecer e é uma roubada! O castelo é mau conservado e só é possível visitar poucos aposentos. Não vale à pena! Se seu cruzeiro fizer pernoite e vc tiver 2 dias em La Rochelle, procure outro passeio ou vá p cidade nos dois dias que é muito legal!
      Outra dica que posso te dar, é que o aquário fica do outro lado da marina! uma boa “pernada” pra quem já está cansada, então, não precisa fazer toda a volta andando, vc continua caminhando a direita do museu, e chega a um parque onde ha um barco que atravessa marina e te deixa no calça dão do centro. Ok?
      boa viagem!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s