CANADÁ

O Canadá foi uma das viagens mais legais que fizemos porque o país é completo e lindíssimo! Tem tudo lá e pra todos os gostos. Cidades grandes, pequenas comunidades, cidades modernas, comunidades com tradição indígena, natureza exuberante, muitos lagos, montanhas nevadas, geleiras, litoral incrível, povo educado, gentil e pacífico, enfim, quase o “país ideal”.
Porque quase? Porque é frio!!!! o Canadá é gelado quase o ano inteiro, e pra mim, é difícil de suportar.
Vou fazer vários posts falando e detalhando cada cidade que conheci, mas hoje queria falar um pouco sobre o país que conheci e suas principais características.
Tivemos a oportunidade de conhecer os “dois lados” do Canadá, e isso possibilitou comparações, e uma visão mais ampla do país. Claro que os dois lados são muito diferentes.
A costa oeste, onde fica Vancouver e as Montanhas Rochosas, tem uma natureza exuberante e vive dessa natureza e pra ela. O canadense da costa oeste vive ao ar livre. Pratica esportes, faz pic nics, pedala muito e curte o tempo livre que sua jornada de trabalho propicia, ao ar livre. Com chuva, com sol, com neve, no frio ou com “menos frio” nada parece incomodar.
E parece que a incrível beleza que o cerca, influencia no seu humor, na gentileza e felicidade que demostra.
A costa oeste é a região mais cara do Canadá, mas mesmo assim é o sonho de consumo de muitos canadenses.
A costa leste, onde ficam Toronto, Quebec e Montreal é mais urbana e moderna. E mais fria também. Algumas cidades como Quebec chegam a -40 no inverno! brrrrrr
As cidades ficam em geral mais próximas umas das outras e é mais fácil se deslocar entre elas. Mas mesmo sendo cidades grandes, a gentileza e a educação continuam presentes o que é encantador.
Na costa oeste o melhor tipo de viagem é excursão ( ônibus ou trem), porque as distâncias são enormes, e as estradas apesar de ótimas, tem pouca infraestrutura e muitos ursos. Já a costa leste é possível visitar de carro. Aliás como o trânsito é tranquilo, se você não tiver medo de alugar um carro, vai curtir muito.
O Canadá é pouco populoso, comparado com o Brasil. A gente percebe isso facilmente nas ruas, aeroportos, e em todos os lugares. É o segundo maior país do mundo e tem somente cerca de 35 milhões de hab, comparado com o Brasil que é o quinto maior pais do mundo e tem mais de 200 milhões de hab. Por isso o Canadá é tão receptivo a imigrantes, na verdade o país precisa de mão de obra em todos os setores. E isso faz do Canadá o lugar ideal para quem quer morar fora do Brasil.
Mas é preciso sempre lembrar que o frio de lá é um fator muito importante, que pode dificultar a adaptação e é a principal causa de imigrantes desistirem do país.
A culinária lá tem muitos frutos do mar, principalmente de águas geladas como salmão e crab ( caranguejo gigante), e o sirup maple ( uma espécie de seiva da árvore) é onipresente principalmente nas panquecas. Delícia!
Nos próximos posts vamos visitar cada região e cada cidade que conheci. Tenho certeza que você vai amar.

Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s