PARQUE GUELL -BARCELONA

O Parc Güell, como se diz em catalão, é uma das maiores e mais importantes atrações de uma cidade repleta delas. Graças ao talento do arquiteto onipresente em Barcelona, Antonio Gaudí, o parque se destaca como uma obra modernista nos dias de hoje, então imaginem como ela era arrojada na época da sua construção, 1900.
Preciso confessar que as vezes, Gaudí me parece um tanto lunático, tal sua genialidade, arrojo e inesperada criatividade, mas não há como negar seu imenso talento. Além do mais, adoro artistas que namoram a loucura e a insensatez, como seu conterrâneo Dali.
O Parque Guell, mais um dos projetos marcantes de Gaudí, fica situado no bairro de Gràcia, numa colina difícil de subir mas que compensa não só pela genialidade inusitada mas também pela maravilhosa vista da cidade beijando o Mediterrâneo.
O parque tem 20 hectares de mata, desde 1984 é patrimônio mundial da Unesco e foi construído inicialmente a pedido de um rico empresário chamado Eusebi Guell. A ideia era fazer um sofisticado condomínio residencial, e Gaudí foi contratado para fazer a urbanização, mas por causa da localização, o projeto residencial naufragou e foi abandonado.
Gaudí foi tão excêntrico e ao mesmo tempo tão grandioso no seu projeto que em 1922 a administração, resolveu transforma-lo em um parque público que se tornou uma das atrações mais visitadas da cidade.
Nos seus 20 hectares o turista tem contato com as formas arredondadas características do artista, bem como os mosaicos coloridos, as curvas e simbolismo oculto em pequenas formas e nos espaços monumentais impressionantes.
Na sua “área Monumental”, se encontra a Gran Plaça Circular ( ou praça oval) que é a região mais conhecida e visitada e de onde se descortina a melhor vista de Barcelona. Perto da saída, há a Torre Rosa, onde Gaudí morou por um tempo e hoje funciona como um museu.
O parque guarda muitas surpresas nas suas curvas inesperadas e visitá-lo é se permitir deslumbrar! É realmente incrível e imperdível.

Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s