A CASA DE SALVADOR DALÍ

Não é difícil perceber que sou fã de Dalí. Meu marido o achava um “louco varrido”, até conhecer a vida, a obra, o museu e a casa de Dalí. E se apaixonou pela obra e genialidade do pintor.
Tivemos a oportunidade de conhecer tudo na nossa visita à Catalunha, e pra mim, foi a realização de um sonho.
Preciso contar que Dalí era um gênio indomável, com um temperamento difícil e narcisista, mas sobretudo, era um apaixonado. Pela sua Gala, seu único e infinito amor, pela sua obra, e pelo seu país: a Catalunha. Sim, porque Dalí, como todo catalão, considerava a Catalunha um país, separado da Espanha.
Ele nasceu em Figueres, uma pequena cidade da Catalunha, onde hoje há o Museu Casa Dalí, e tinha uma “casa de praia” em Cadaqués, uma praia linda, que ele amava muito e é sobre ela que vamos falar hoje.
Dalí, comprou um pequeno rancho de pescadores em Cadaqués e foi aumentando conforme sua necessidade, e a de Gala. A casa virou um “mansão” particular, onde ele e Gala viviam do jeito que gostavam. Na casa não há portas, e só há um quarto, onde o casal dormia, além disso existem vários ateliers, e em um deles o pintor fez uma incrível adaptação para poder pintar sentado enormes telas.
A genialidade do pintor e suas excentricidades estão presentes em cada detalhe, como sua paixão por bichos empalhados, e flores secas, a onipresença do ovo como símbolo da criação, a presença de uma “gaiola para grilos” no quarto para sempre ouvir seu “tinnitus” ( esse é o nome correto), a sala oval, com acústica perfeita mas principalmente o seu descompromisso total com o normal, o comum, o formal.
Dalí vivia como queria sem dar a mínima importância para a opinião alheia e isso é libertador e inusitado para a época. Por conta de sua figura excêntrica, muitos deixam de perceber sua notável técnica e genialidade, mas se o leitor amigo conseguir ver seu talento por trás de sua aparência, vai se surpreender e se apaixonar pelo mestre. Como eu!

Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s