PALÁCIO CATARINA

Sim amigo leitor, eu já estive na Rússia, em São Petersburgo, especificamente. É uma viagem surpreendente, onde você tem oportunidade de conhecer coisas muito diferentes, principalmente a arquitetura.
Mas hoje vou mostrar o Palácio Catarina, que na verdade fica em uma cidade ao lado de São Perersburgo, Tsarskoye. Mas é tão pertinho, que as agências de turismo usam S. Pertersburgo como base. Lá, você pode e deve contratar um passeio ( ou tour), com guia, porque o palácio é enorme e tem muita história.
O Palácio Catarina é todo em estilo “rococó”, e construído e reformado por imperatrizes em diferentes épocas. As mais importantes foram a imperatriz Isabel, que foi a responsável por toda a opulência do palácio ( mas não foi ela quem construiu). Ela gostava do luxo e mandou colocar ouro em tudo que podia. O resultado é magnífico, claro, e enche os nossos olhos quando conhecemos.
Depois dela, veio a imperatriz Catarina, A Grande que era mais “modesta”, digamos assim. Catarina gostava da vida mais simples e era muito prática, e achava que o palácio era muito suntuoso para um palácio de verão. Sim, o Palácio Catarina não era a residência oficial dos Czares. A residência oficial ficava em Moscou.
Catarina, A Grande, impediu muitos gastos com a reforma que o palácio passou durante seu reinado mas mesmo assim, ele, como está hoje, é magnífico e de “cair o queixo”.
Seu estilo, não por acaso, lembra muito Versalhes, que era o símbolo do luxo e poder na época. Desde sala dos espelhos, até um jardim formal, tudo nele lembra a França nos seus melhores tempos.
A visita guiada vale super à pena, nós contratamos inclusive uma guia em português, que não imaginei encontrar na Rússia, e não nos arrependemos.

Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s