Alesund, a capital mundial do bacalhau!

Todas as cidades da Noruega, tem o turismo baseado na natureza deslumbrante que, além dos fiords, tem arquitetura diferente, montanhas, cachoeiras e uma infraestrutura “de babar”.

Além disso, o clima, apesar de ser inóspito no inverno, ainda é uma atração à parte, principalmente na presença surreal da Aurora Boreal, que ainda não vi, mas está nos meus planos, mesmo que pra vê-la tenha que enfrentar o frio inclemente.

Alesund é um pouco diferente, porque sua maior atração é a sua arquitetura art nouveau. A cidade é considerada “a mais bonita da Noruega” e fica difícil imaginar que ela foi totalmente destruída por um incêndio em 1904. Triste né?
Mas depois da tragédia, ela foi totalmente reconstruída em pouco tempo (1904-1907), em um estilo que era a grande novidade na época: art nouveau!
E esse é realmente um diferencial na cidade que, além de todas as belezas naturais comuns na Noruega, ainda tem esse charme a mais.

Alesund é pequena, com cerca de 50 mil habitantes e seu porto fica bem no centro da cidade, o que facilita muito visitar a cidade em belas caminhadas. Mas a cidade também tem Sightseeing e você vai precisar dele para chegar ao aquário da cidade que fica afastado.

O Atlanterhavsparken é, segundo eles mesmos, o maior aquário norte-Europeu, e não sei se é mesmo ou não, mas isso não tem a menor importância porque é lindoooo! Fica situado na ponta de uma das ilhas e nele você pode ver bacalhau com cabeça (uma raridade) além de outras espécies no mar do norte.

O aquário ainda dispõe de uma piscina ao ar livre para observação da fauna marinha e surpresa: uma cozinha equipadíssima onde é possível assistir uma aula com um chef renomado e aprender a preparar pratos típicos.  A aula precisa ser agendada com antecedência, por isso eu não pude fazer, mas quem tem tempo disponível (cerca de 3 horas) pode agendar porque dizem que vale à pena!

Alesund foi (re)construída sobre ilhas que se ligam umas às outras formando um cenário incrível que é possível visualizar subindo ao Observatório Aksla. Você pode subir a pé, encarando as escadas ou de Sightseeing, que nesse caso também é útil. Como diz a música: vá a pé ou vá de carro, mas vá!

A vista lá de cima é surreal, encantadora e deslumbrante. Lá em cima ainda tem uma cafeteria toda envidraçada que permite você apreciar a vista calmamente tomando um café quentinho. Se isso não for suficiente pra você, ainda tem pertinho um Bunker alemão da segunda guerra mundial aberto à visitação.

Descendo no mirante a pé (a descida é mais fácil) você logo chega ao centrinho colorido e fotogênico cheio de cafeterias, barzinhos e lojinhas, uma tentação.

Mas você não pode deixar de provar o bacalhau na “capital mundial dele” então entre em qualquer lugar para provar a imperdível “sopa de bacalhau”!!!! Leve, saborosa e inesquecível, a sopa é o prato mais típico na cidade e servida em qualquer recanto.

A cidade é considerada merecidamente a capital mundial do bacalhau porque dela saem 90% do bacalhau do mundo e, portanto, seu porto é um dos mais importantes da Noruega. Lá se aprende que bacalhau é o nome que se dá a uma família de peixes chamada gadidae após um processo de salga e secagem de 6 semanas. Que o legítimo bacalhau norueguês é o gadus morhua e os outros três peixes mais pescados no país e consumidos no Brasil como “tipo bacalhau” são ling, saithe, e o zarbo.


Em Alesund estão as maiores “fabricas” ou processadoras de bacalhau na Noruega: a Nills Sperre e a Gytastranda e elas respondem pela maioria das exportações de bacalhau para o mundo inteiro.

Logo, amigo leitor, você não pode sair de Alesund sem experimentar o seu bacalhau! Mas não é só de bacalhau que vive Alesund, a cidade é realmente deslumbrante e se não for a mais bonita da Noruega, com certeza é uma delas!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s