Stavanger, a viking mais graciosa da Noruega!

Stavanger é uma teteia do litoral Norueguês. Localizada às margens do mar do Norte, a pequena cidade com cerca de 120 mil habitantes, mais parece uma vila, mesmo sendo uma das maiores cidades do país nórdico.

Já falei um pouco sobre ela no post da Noruega, mas acho que ela merece um post só pra contar da graça e do charme viking “soft” que ela carrega.

Stavanger fica perto da capital Oslo, mas a estrada que liga as duas cidades margeia todo o litoral do país prolongando a viagem para 8 horas e mesmo assim vale muito à pena, porque é deslumbrante.

Você também pode ir de trem, que é mais rápido e ainda mantém o cenário incrível, ou de avião desde Oslo, que é rápido e sem graça.

Eu fui de navio que, pra mim, é a mais linda forma de conhecer o país dos Fiords, mas que restringe suas visitas às cidades em 1 dia.

Só não espere encontrar pechinchas em Stavanger ou em toda a Noruega. O país é caro pra nós, muito mesmo, mas posso te garantir que é um dos mais lindos do mundo!

Stavanger tem seu desenvolvimento ligado a indústria petrolífera e tem até um museu dedicado ao assunto. Vá conhece-lo somente se fizer muita questão, Ok?

Os navios de cruzeiro aportam bem no centro da cidade, de modo que pudemos conhecer tudo que nos interessava a pé. Num lindo dia de sol e com temperatura amena foi uma delícia.

A cidade é toda margeada pelo mar do Norte, então você está sempre a poucos metros da água e podendo observar baias super charmosas. A arquitetura é de casas de madeira do século XVII bem típicas da região e são coloridas em alguns lugares e branquinhas em outros.

Na região de Ovre Holmegate, que seria o centrinho da cidade, as casinhas são super coloridas e as ruas estreitas concentram um grande número de cafés, restaurantes e lojinhas.

Já na região de Gamle Stavanger, que é a cidade antiga, as casinhas são todas branquinhas e charmosas. E a região é bem residencial

Stavanger possui a catedral mais antiga da Noruega, bem viking mesmo, construída em 1100 que fica no Byparken, uma espécie de parque público no centro da cidade que tem uma lagoa e área para prática de esportes.

Tem também a Torre Valberg, construída em 1853 com 26,5 metros de altura com o objetivo de ser torre de vigia para alertar contra incêndios, afinal a cidade é inteirinha em madeira. Foi usada algumas vezes com essa função e atualmente possui um pequeno museu.

Além disso, ainda há o interessante monumento das espadas, Sverd i fjell, construído em homenagem à vitória na batalha que uniu toda a Noruega em 872, a Hafrsfjord, e consiste de três espadas incrustadas no solo. O espaço é muito usado para a pratica de esportes.

Stavanger é a porta de entrada para visitar o Lysefjord, um dos fiords mais emblemáticos da Noruega. Existem vários passeios guiados para a região que fica a 20 km da cidade. É possível ir de barco e ônibus, mas necessário encarar uma trilha de 350 m morro acima para acessar a Pulpit Rock e ver o cenário mais famoso do país. Indescritível!

Stavanger é uma cidade universitária, então além de ser super charmosa, ainda é animada! Nós amamos a cidade, adoramos caminhar por suas ruelas de paralelepípedos, entrar em suas lojinhas (mesmo que seja só para apreciar), sentar nos cafés e curtir a cidade.

O IDH lá é altíssimo, como em toda a Noruega, e a cidade é calma, segura, florida e linda. E é inesquecível observa-la do mar, quando o navio parte ao entardecer.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s