Avignon, a cidade dos Papas!

Hoje vamos voltar para a região da Provence, sobre a qual já falamos algumas vezes, para falarmos de uma cidade com uma história muito forte: Avignon.

Avignon é uma cidade pequena, com cerca de 100 mil habitantes que fica no vale do rio Ródamo. Ela conta com um centro atual bem moderno e um centro histórico cercado de enormes muralhas que guardam a história de quando o Papado se viu obrigada a fugir de Roma.

A cidade foi a sede do papado de 1309 a 1377 por ordem do Papa Clemente V que rompeu com a igreja em Roma. Na verdade, contam algumas versões sobre o ocorrido, mas a explicação mais razoável é de que o Papa Clemente e o rei Felipe IV entraram em conflito por causa da cobrança de impostos e o Papa Clemente se sentiu ameaçado e principalmente por temer os tesouros e riquezas da igreja, fugiu para Avignon.

Moraram em Avignon durante o período do papado da cidade: Papa Clemente V, Papa João XXII, Papa Bento XII, Papa Clemente VI, Papa Inocêncio VI, Urbano V e Gregório XI que decidiu voltar à Roma.

Na época a sede era simples, mas o papado investiu muito na ampliação do Palácio Papal e na construção das muralhas que protegiam o centro antigo, transformando tudo numa fortaleza historicamente imperdível.

Não se pode dizer que o Palácio Papal é a única atração importante em Avignon, mas é impossível negar que o poder Papal construiu uma fortaleza tão grande e única que demostra historicamente o poder e a riqueza que a igreja tinha na época.

Nós reservamos um dia inteiro para conhecer a cidade e começamos pelo centro antigo situado dentro das muralhas. Com arquitetura medieval superinteressante, ele é hoje em dia uma região encantadora. Lojas, restaurantes, praças e são praticamente suas maiores atrações e o turista acha de tudo nas suas ruelas e becos.

O Palácio Papal fica bem no centro da cidade velha e merece tempo e disposição para conhece-lo. Claro que a entrada é paga e que a visita é demorada, mas vale super a pena. Além e contar a história interessante, você ainda conta com um audio-guide supermoderno que detalha tudo, inclusive com imagens simuladas de como era antigamente. Show!

Além do Palácio Papal, você pode passear com tempo pelas ruelas da cidade, visitar outras igrejas lindas e escolher um restaurante para saborear a deliciosa comida francesa.

Depois, saímos das muralhas para visitar a Ponte de Avignon! Famosa como atração turística, a ponte sobre o rio Ródamo chama-se Saint Bénézer e, na verdade, é uma ruína da ponte que originalmente atravessava o Ródamo.

A ponte está sempre cheia de turistas e não deixa de ser uma atração interessante. Pra mim, o mais interessante foi observar como uma ponte pela metade atrai tantos turistas, embora ela tenha uma arquitetura medieval lindíssima e seja um marco histórico. Apesar de ter sido destruída em grande parte pela força da correnteza das águas do Ródamo, a charmosa capela de St Nicolas permanece sobre os arcos remanescentes, resistindo bravamente no tempo.

Avignon é uma cidade histórica situada na região lindíssima da Provence, então, se você gosta ou se interessa por história, vale a pena reservar um dia para conhece-la e ter uma ideia real do poder da igreja católica na época. Eu adorei!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s