Colônia, a mais brasileira das cidades alemãs!

Não tenho certeza de que Colônia tenha tantas características brasileiras que se possa acha-la parecida com o Brasil (como costumam dizer), mas que ela é uma das mais animadas cidades alemãs, isso é!

Temos algumas coisas em comum, como a alegria descontraída e um gosto especial por carnaval e cerveja gelada, mas é comum encontrar isso também em Munique, por exemplo, e a bem da verdade, gostar de cerveja não é nenhuma raridade na Alemanha. Mas ok, Colônia é muito legal! E talvez mais “aberta” à turistas e a novidades.
Na Copa do Mundo da Alemanha, a seleção brasileira ficou sediada em Colônia, e talvez a “invasão brasileira” tenha trazido um pouco mais da descontração que a cidade “adotou”!

Não conheci Colônia na Copa do Mundo. Aliás, não costumo vincular minhas viagens à Copa do Mundo porque ela transforma totalmente as cidades, e gosto de conhece-las no seu estado “natural”. Sem eventos.

Colônia ou Köln como a chamam os alemães, é uma cidade grande, com mais de 1 milhão de habitantes situada às margens do rio Reno no estado da Renânia, a oeste da Alemanha perto da fronteira da Bélgica.  

A cidade é contemporânea, mas sua história traz uma mistura de estilos que são muito charmosos e emseu skyline desponta a silhueta da sua enorme Catedral gótica, a Kölner Dom.

A catedral, maior símbolo da cidade e Patrimônio da Humanidade desde 1996, não é somente mais uma igreja. Sua altura a coloca como a terceira mais alta do mundo e sua arquitetura que à distância parece forte, pesada e escura, de pertinho, encanta com um delicado gótico que mais parece uma renda!

E não é só o seu tamanho que impressiona. A catedral guarda desde o século XI as “supostas” ossadas dos três Reis Magos. Elas se encontram atrás do altar Mor, em uma arca de ouro, prata e pedras preciosas, e verdadeiras ou lendas, são um atrativo a mais na incrível catedral!

Outro símbolo da cidade é supermoderno, os Kranhäuser (torres de guindastes), três edifícios como diz o nome em forma de guindastes, em arquitetura mega-moderna que foram construídos ao lado do rio Reno numa área do porto revitalizada, cheia de bares, e lojas chamada Rheinauhafen. Podem ser vista de longe, ao lado da catedral, mas vale à pena visitar o bairro, que é muito charmoso.

Colônia é a terra dos museus e eles proliferaram lá, de maneira incomum na Alemanha. Há museu de chocolate, de perfume, arte contemporânea e até um museu interativo para quem “não gosta de museu”, então, vai ser difícil você não achar um que lhe interesse.

Outro “cartão postal” da cidade é a ponte de cadeados, a Hohenzollem, sobre o rio Reno que tem uma arquitetura mais moderna e foi construída em ferro. Ela carrega muitas histórias de amores e romances nos inúmeros cadeados presos em sua estrutura. Tantos que de tempos em tempos os alemães precisam “limpa-la”, para que o peso dos cadeados não sobrecarregue a estrutura. Obviamente que existem muitas outras pontes de cadeados na Europa, mas a Hohenzollem é especialmente charmosa!

Além dessas atrações “carimbadas”, o centro histórico de Colônia é imperdível! Se estendendo ao redor da catedral, com muitas ruazinhas apertadas e um casario colorido, o centro histórico é um encanto. E nele é possível achar de tudo, desde lojas charmosas, cafeterias, restaurantes e muitas cervejarias.

Aliás, cerveja é coisa séria em Colônia! A cidade tem muito orgulho de sua cerveja, a Kölsch. Servida sempre em copos finos bem gelada, a cerveja é realmente muito boa e merece ser degustada sempre que der um tempinho. Por todo o centro antigo, há cervejarias servindo a Kölsch, e você terá muitas oportunidades para saboreá-la.
Então, embora Köln não seja um destino muito comum para o brasileiro, pense na cidade com carinho, porque é muito legal! Você vai se sentir “em casa” com tanta cerveja gelada e animação!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s