Festung Königstein!

Nome estranho novamente, amigo leitor, mas não se incomode porque minha ideia sempre é (além de despertar a curiosidade, claro) explicar e contar sobre os lugares interessantes que conheci para que você possa conhecer um pouquinho também.

Então, Festung, em alemão, significa fortaleza e existem muitas festungs na Alemanha. Algumas mais famosas, outras nem tanto, umas mais bem preservadas, outras em ruínas, mas a Königsten é TOP!

Bom, pra falar dela, precisamos primeiro dizer que a fortaleza fica em uma das regiões (pra mim) mais lindas da Alemanha: a Saxônia! Quase fronteira com a República Tcheca, a região cuja capital é Dresden (vai ter post sobre Dresden), é banhada pelo rio Elba que serpenteia no vale criando penhascos com vistas deslumbrantes a cada olhar.

Na verdade, a fortaleza fica na Sachsische Schweiz ou Saxônia Suíça. Porque Suíça? Não tenho ideia! Nem perto da Suíça fica, mas não tem a mínima importância. O que é importante você saber é que quando mencionarem Saxônia Suíça, tenha a certeza de que a região é lindíssima!
Então, como chegamos na fortaleza? Fácil, fomos conhecer Dresden, que já despertava minha curiosidade há algum tempo e cuja beleza já tinha ouvido falar. E, claro que você amigo leitor já sabe, fui me informar no INFO da cidade sobre o que conhecer e soube de uma estupenda fortaleza que ficava a 37 km de Dresden e como estávamos de carro, foi fácil decidir conhece-la.

Königstein é um passeio de um dia desde Dresden. Não só pela fortaleza que é enorme e superinteressante, mas porque no caminho existem muitas cidades tetéiasque valem à pena conhecer.

A Festung Königstein foi construída em 1233 como um castelo para o uso dos governantes da Saxônia, mas em 1516 ela tornou-se um mosteiro. Durou pouco, na verdade menos de 80 anos, e logo o complexo voltou a ser castelo, mas dessa fez como fortaleza. Depois disso, por três séculos, ela virou prisão. A mais temida prisão da Saxônia a propósito e, em 1955, finalmente foi aberta ao público, como Fortaleza/museu/ xperiense. Essa última, a xperiense, não cheguei a conhecer, mas soube que que trata de um espetáculo audiovisual, em uma das instalações do complexo.

Logo que se chega nos muros da fortaleza a gente nota a vocação dela: é um lugar construído para proteção! Os muros enormes não deixam nenhuma dúvida! Você se sente pequeno frente as dimensões dela. Nota-se que quem construiu, tinha muito medo! Lembra disso, Sônia? (minha grande companheira de viagem).


Atualmente o complexo conta com mais de 50 edifícios e quase todos podem ser visitados, mas antes de “se perder” no interior dos museus, aproveite a disposição e conheça as muralhas! São incríveis, imensas e descortinam uma vista do Elba fantástica!

A fortaleza foi construída em cima de um platô ao lado do rio Elba e ao seu redor, o rio se “contorce” formando cenários deslumbrantes que podem ser observados do alto dos seus muros. O vale do Elba é lindo e independente da época que você visite, tem paisagens maravilhosas!

Todo o complexo de Königstein é super bem conservado, então, seus jardins, edifícios, canhões, igreja são incríveis e valem à pena conhecer com calma e você precisa estar com vontade de caminhar.

Depois de conhecer a fortaleza por fora, aconselho escolher um dos museus que mais interessar ou alguns deles, e se preparar para ver História!  Com maiúscula mesmo, porque Königstein mostra além da própria história, toda a história da região, inclusive sobre os bombardeios da segunda guerra que destruíram Dresden. É super interessante e imperdível!

Depois disso, você pode fazer um lanche em um dos restaurantes da fortaleza ou, se não quiser, aproveitar para conhecer alguma outra cidade da região, que são muitas.

É possível ir a Königntein de train, saindo de Dresden. Logo, um bate e volta não só é fácil como vale à pena. Claro que nesse caso, você “perderia” as cidades no entorno, e talvez por isso eu escolheria alugar um carro em Dresden por um dia. Vai por mim.

Enfim amigo leitor, se você for a Dresden (eu não perderia) acrescente mais um dia no seu roteiro para conhecer o entorno principalmente a monumental Festung Köngstein! Nós, ficamos impressionados com a fortaleza e jamais a esqueceremos!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s