
Como já disse no título, Bremen foi uma descoberta muito feliz! Já tínhamos planejado conhecer a cidade, que ficava no caminho entre Amsterdã (de onde estávamos vindo) e Berlin (nosso próximo destino), mas o que não esperávamos era encontrar uma cidade tão linda!

Bremen está fora dos destinos turísticos mais procurados e, dificilmente, turistas decidem ir à cidade para conhece-la. Principalmente porque Bremen fica à 120 km de Hamburgo, sua vizinha mais famosa que, essa sim, atrai muitos turistas. É comum encontrar em Bremen turistas vindos de Hamburgo num bate e volta de um dia (que é um bom programa também), mas não era nosso caso. Nós resolvemos pernoitar em Bremen e foi uma ótima ideia por duas razões: a cidade é linda e merece, e foi em Bremen que descobrimos que nossa máquina fotográfica havia sido roubada em Amsterdã e precisamos um tempo pra nos recuperar da perda de nossas fotos. E lembrem-se que por esse motivos não tenho fotos da cidade.

A cidade tem um passado rico, porque fez parte da Liga Hanseática, uma aliança entre Bremen, Hamburgo e Lübeck, três cidades mercantis com grandes portos que detinham o controle do comércio do norte da Europa e isso, claro, é possível perceber na arquitetura refinada do seu centro histórico.

Além disso, a cidade aparece no conto “Os Músicos de Bremen”, dos famosos autores de contos de fadas, irmãos Grim, e ficou famosa por isso. Inclusive há na Marktplatz (praça do mercado) uma escultura em bronze, criada em 1951 pelo artista Gerhard Maecks mostrando o burro, o cachorro, o gato e o galo que, segundo o conto, eram maltratados por seu dono, resolveram fugir juntos para Bremen e tornaram-se músicos. Linda estória, né?
Mas vamos falar também de outras atrações importantes.

UNESCO Welterbe Bremer Rathaus, Bremer Dom bei Nacht, Hansestadt Bremen, Deutschland
A cidade tem um centro histórico muito bem preservado com arquitetura medieval, que é tombado pelo Patrimônio Histórico da Unesco e já foi protegido por muralhas.

A Marktplatz é o coração do bairro antigo, Altstadt, e onde aconteciam todas as atividades comerciais durante a Idade Média. Ela é lindíssima e concentra a maioria das edificações históricas da cidade.

Fica na Marktplatz, por exemplo, a Rathaus, edifício impressionante com uma arquitetura renascentista incrível que fez dele a única prefeitura do mundo listada como Patrimônio da Unesco. Se você puder, amigo leitor, estique sua visita para a noitinha para ver a Rathaus iluminada, inesquecível!

Bem em frente da Rathaus, está a estátua de Roland, um cavaleiro medieval, herói alemão, que teria sido sobrinho do grande imperador Carlos Magno, e teria lutado pela independência e liberdade de Bremen.
Ao lado da Rathaus se encontra a escultura dos Músicos de Bremen.

No outro lado da Rathaus, está a Catedral de Bremen, a St. Petri Dom. Construída no séc. XI, a igreja com duas torres pontiagudas, que já foi católica, mas depois da reforma religiosa passou a ser protestante, e em frente a ela, no outro lado da Marktplatz está a igreja de Nossa Senhora, também protestante, essa com uma torre somente.

Além de tudo isso, ainda é possível encontrar na Marktplatz, “feirinhas” com artesanato e comida regional em alguns dias de clima quente.




Saindo um pouco da Marktplatz pelas laterais, você encontra a Böttcherstrabe, uma ruazinha de cerca de 100 metros (um beco) adorável, cercada de prédios de arquitetura misteriosa, todos de tijolinhos vermelhos. Uma delas é a Haus des Glokenspiel, um dos prédios em tijolinhos que tem na cobertura um carrilhão com 30 sinos em porcelana, precisa procurar olhando pro alto. Na rua você encontra lojas diferentes, e restaurantes interessantes. Aliás, o centro histórico é um ótimo lugar para comer, porque são muitas as opções.

Fora do centro histórico, outro bairro dos mais antigos também, é o Schnoor, que quer dizer corda, porque era o bairro dos pescadores e marinheiros da cidade. Esse bairro, atualmente é uma charmosa atração turística, com ruas estreitas em paralelepípedos, e casinhas medievais que parecem formar um labirinto. É fácil se perder por lá, mas vale à pena se perder e curtir as lojinhas e as cafeterias.

Além disso, vale à pena conhecer o calçadão que fizeram à beira do rio, conhecido como Schlachte, onde antigamente existiam os armazéns hoje em dia você encontra uma interessante área de lazer com restaurantes e lojas.
Bremen, é tudo isso e muito mais, amigo leitor. Um encanto de cidade com povo hospitaleiro e cordial. Com muita história, arquitetura e comida boa e barata. Fica bem ao norte da Alemanha e isso significa que faz frio fora do verão, mas mesmo assim, é uma ótima ideia! Mesmo que seja só um bate e volta de Hamburgo.
Bye!