Lyon, uma metrópole ao lado dos alpes franceses!

Finalmente chegamos a Lyon, a maior cidade do sudeste da França
Lyon é grande, com cerca de 500 mil habitantes, a cidade se auto intitula de “capital gourmet” da França, e isso não é pouco! Mas deixei Lyon por último por um motivo muito simples: não gostei de Lyon, sorry! Mas vou contar porque não gostei da cidade e para ser justa, tem pouco a ver com a própria cidade e mais a ver com nossa falta de planejamento.

Chegamos à Lyon à noite e isso foi péssimo. Se você estiver viajando por conta própria, nunca deixe pra chegar em uma cidade desconhecida, grande e sem hotel (naquele tempo não conhecia Booking e similares, e nem GPS) à noite! Depois dessa “mancada” que demos em Lyon, nunca mais deixamos de programar nossas chegadas em cidades desconhecidas para a tarde.
Pois bem, chovia muito quando, depois de percorrermos um longo e difícil trajeto desde o Vale do Loire, chegamos em Lyon. Estávamos cansados, de mau humor e esgotados e ficamos pior quando vimos que não conseguíamos encontrar um hotel para sossegar. Foi péssimo. Tão ruim que, até hoje, não sei dizer onde ficamos hospedados na cidade. Lembro que depois de rodar muito, entrando de hotel em hotel (naquele tempo tudo era mais difícil), encontramos um que tinha vaga e nem nos preocupamos se era limpo, ou caro, ou descente. Simplesmente fizemos check-in e fomos pra cama. Com fome, porque não havia disposição para sair e comer algo.
O hotel era bom, limpo e descente, mas só vimos isso no dia seguinte, quando acordamos descansados para conhecer Lyon. Com certeza esse episódio nos fez criar uma antipatia pela cidade. O ser humano quando é levado ao limite, não esquece mais, mas a cidade não tem nada com isso. Lyon é linda e vale à pena conhece-la.

Aproveitando por falar e “infortúnios”, gostaria de contar que passamos o mesmo “perrengue”, pelo mesmo motivo, na região da Normandia, e nessa mesma viagem à França. E pelo visto não tínhamos aprendido, porque repetimos a dose no vale do Ródano.  Mas devo dizer a nosso favor que, em 2005, quando conhecemos a França pela primeira vez, não dispúnhamos de GPS, Booking e internet. Era tudo calculado com base em mapas (muitos mapas), imprecisos e difíceis para planejar. Hoje em dia, com todos os recursos disponíveis, jamais teríamos entrado naquelas “roubadas”, então lembre-se: planeje!

Voltando à Lyon, a cidade se diz a capital gourmet da França, confesso que comi melhor em Dijon. Lyon é a cidade de Paul Bocuse, um grande e famoso chef, já falecido, que praticamente colocou a França no topo da gastronomia, talvez esse fato tenha deixado em Lyon um legado maior que na verdade é, na realidade. Correndo o risco de ser muito mal entendida, penso que Bocuse criou uma “tendência” de alta gastronomia seguida por outros chefs na região, que tornaram a culinária local um pouco “esnobe”. Olha aí minha má vontade com a cidade! Kkkkkkkkkkkk

Sabe o que é muito interessante em Lyon? Sua localização!  É excelente se você quiser usa-la como base para alcançar outras regiões da Europa. Lyon fica há 2 horas de trem de Paris, há 1 hora de Genebra e atravessando os alpes chega-se à Provence e à Cote d’azur. Então além de conhecer uma linda cidade você ainda estaria perto de outros destinos interessantes, não é legal?

A cidade de Lyon fica na confluência de dois rios o Saône e o Rhône e isso já traz um cenário muito especial à cidade. Além disso, possui um extraordinário patrimônio arquitetônico, com vestígios da civilização romana, com direito até a anfiteatro romano, arquitetura medieval e renascentista porque Lyon foi centro financeiro do renascentismo. Como resultado de toda essa história, Lyon tem quatro distritos inscritos no Patrimônio Mundial da Unesco, pela preservação e harmonia desse patrimônio.

A história de Lyon começou há 2 mil anos e a cidade conservou seus monumentos, tradições culturais e arquitetura, fazendo-a uma interessante para os amantes da história, gastronomia e arquitetura. No próximo post, falaremos dos bairros mais importantes e suas atrações.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s