Beaunne, nossa base na Borgonha!

2c6098298fbdb64edaa584003a01edce

Beaunne, (pronuncia-se bunn) é uma cidade pequena com cerca de 25 mil habitantes, que fica no centro da região produtora de vinhos da França. Por isso serve como base para os amantes do vinho que ficam dias na região para visitar todas as famosas vinícolas da Borgonha.
Claro que esse não era nosso objetivo para escolher Beaunne como base. De verdade mesmo, nós nem escolhemos a cidadezinha, foi ela quem nos “escolheu”!
Como já contei no post anterior, estávamos conhecendo a região, (faz muitos anos, inclusive você pode perceber pela pouca qualidade das fotos) já há alguns dias. Estivemos em Lyon (que vai merecer um post), passeamos por Boujolais (que foi assunto do último post) e vínhamos subindo em direção a Dijon quando, num final de tarde, entramos em Beaunne e pronto: foi amor à primeira vista!

canvas7

Beaunne é daquelas típicas cidadezinhas (eles chamam comunas) do interior, com arquitetura bem antiga, poucos turistas e onde os moradores ficam sentados nos cafés, observando o movimento e curtindo a vida. Pra ficar mais encantadora ainda, o seu carrossel na pracinha (toda cidade francesa tem) estava todo iluminado e cheio de crianças! Era um convite, sem dúvida nenhuma. Procuramos um hotel, e ali ficamos por quatro dias. Inclusive, dali fomos conhecer Dijon, a cidade mais linda da região, e voltamos. Porque nossos corações estavam em Beaunne.

canvas1

Se você me perguntasse “o que tem de diferente ou histórico pra conhecer em Beaunne?” eu diria: nada! E é verdade, amigo leitor. Mas às vezes, numa vigem longa, onde você visita muitos lugares históricos, cidades grandes lotadas de turistas, tudo o que você quer é uma cidade do interior, pequena e sossegada pra diminuir o ritmo e Beaunne foi nosso “oásis”.

canvas4

Durante o dia saíamos de carro pra conhecer a região, e voltávamos à tardinha para Beaunne, para depois de um banho perambular por cafés e restaurantes da cidade. Não preciso nem dizer que os cafés, as confeitarias e os restaurantes eram de “babar”, como não poderiam deixar de ser na França, mas o clima de “chegar em casa e relaxar” nos fazia voltar cada dia mais cedo pra Beaunne.

Mas a cidade guarda história entre suas velhas muralhas e a mais famosa delas é o Hospices de Beaunne-Musée de I’Hôtel Dieu.

beaune-1-jpg_header-72972O Hôtel Dieu foi hospital fundado em 1443 e atualmente funciona como museu. Muito interessante, o museu tem visitas com audioguide (inclusive em português) mostrando alas do antigo hospital, com camas, cozinha, farmácia com reproduções fieis contando a história do lugar.  O destaque fica para o telhado do edifício com telhas policromadas coloridas muito típicas na Borgonha. A construção é bem antiga e bem conservada e o pátio interno com o telhado colorido, proporciona lindas fotos.

Hôtel-Dieu_de_Beaune_022

Além do museu, ainda na cidade é possível visitar a Maison Bouchard Aîné et Fils, uma tradicional vinícola que promove visitas sensoriais com degustação.

bouchard-pf-20131117

Eu sei que a “essa altura do campeonato” é possível que você não queira mais provar vinho nenhum, mas a Maison é linda, é na cidade, e é possível alcança-la caminhando, então vale a pena!

2536077838_c1691313bf_b

Na entrada da cidade há um arco romano lindo, que precede o edifício da prefeitura mais lindo ainda: o Hôtel de Ville. É só sair sem destino, batendo pernas, que você chega lá!

Na praça principal da cidade, Place de la Halle às quartas e aos sábados pela manhã, “rola” uma feirinha de produtos típicos da região. Não é como as feirinhas da Provence, mas é sempre interessante conhecer os produtos da região.

Enfim amigo leitor, essas são ao principais atrações “turísticas formais” em Beaunne, mas a cidade é muito mais que isso! É uma das cidades mais charmosas da Borgonha e se pensarmos que são muitas, o título não é pouco. Alguns dizem até que Beaunne é a capital afetiva da Borgonha e o meu coração concorda alegremente. Sempre que lembramos da região, lembramos com carinho os dias que passamos em Beaunne, flanando por suas ruazinhas recheadas de aromas e cores.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s