Estocolmo, a estrela do mar Báltico!

DSC01043

Parte II

Então amigo leitor, vamos continuar a falar das atrações de Estocolmo que mais me interessaram:

MUSEU NOBEL

nobel-estocolmo1

O prêmio Nobel, tal qual o Vasa, também tem uma história muito curiosa e é claro que isso me interessou muito.Alfred Nobel, que dá nome ao prêmio, foi um químico que inventou muitas coisas, mas a mais importante foi a dinamite! Obviamente que ele fez fortuna com sua invenção, mas, mesmo assim, não era muito “respeitado” ou “admirado”. Quando seu irmão Ludvig morreu na França, um jornal francês confundiu-o com Alfred e escreveu um obituário sobre ele, um pouco desrespeitoso dizendo que ele tinha ajudado a matar muitas pessoas com sua invenção.

nobel-estocolmo

Nobel ficou chateado e, para melhorar sua reputação, resolveu dar parte de seu dinheiro para premiar pessoas que se destacassem no mundo em 5 categorias: química, física, literatura e economia. O prêmio é entregue em Estocolmo, no dia 10 de dezembro, data da morte do seu criador e estudantes universitários que se destacam são convidados a participar. Somente o Nobel da Paz, é entregue em Oslo, porque assim o determinou seu criador. No museu é possível conhecer mais da história do seu criador, bem como dos premiados e alguns prêmios expostos que foram doados pelos premiados.
Como eu disse, essa história transforma o museu “acanhado” em uma atração muito interessante, além do fato de se tratar de um prêmio famoso internacionalmente.

MUSEU ABBA

Se você tem mais idade, já conhece o grupo musical do “Mamma Mia”. Abba foi o mais famoso (talvez o único) grupo musical da Suécia. Fez muito sucesso nos anos 70 e 80 e mereceu um museu em sua homenagem. O museu é bem legal e achei superinteressante porque sou fãzona do ABBA.

GAMLA STAM – cidade velha

Eu adoro os centros históricos e em Estocolmo não seria diferente. É onde começou a cidade em 1252!
A arquitetura é medieval com as ruazinhas pequenas que parecem um labirinto e estão cheias de restaurantes, bares, cafeterias, museus e igrejas. Localizada na ilha Stadholmen o centro histórico é pra ser visitado com calma.

PALÁCIO REAL

Um palácio enorme, localizado no centro histórico é a residência oficial da Família Real Sueca. Tem uma arquitetura barroca interessantíssima e muitas obras de arte que traduzem a rica história da linda capital nórdica. Se você gosta de apreciar decorações e exemplares requintados, vale agendar uma visita. O palácio abre todos os dias entre maio e setembro.

Saluhall

O mercado público de Estocolmo tem uma arquitetura linda e delícias imperdíveis, então pra mim, é uma atração imperdível.

PRAÇA SERGELS

shutterstock_629315024

É o centro nervoso da cidade nova! Mas é bem diferente das praças do resto do mundo, porque o centro sueco é organizado, sem trânsito caótico, limpo e muito agradável. Rodeado de edifícios modernos tem no centro um imponente obelisco de vidro (Kristallvertikalccent) que é o máximo!

PASSEIO DE BARCO

DSC00982

Coloquei essa atração como importante porque Estocolmo é uma cidade sobre ilhas então, é uma oportunidade única observa-la dos seus canais. Vale à pena.

Além dessas atrações que achei imperdíveis, ainda há muitas outras pra conhecer que vão ficar na dependência do seu tempo. Posso citar algumas como:

Södermalm – O bairro mais cool de Estocolmo
Parque Ralambshovparken – Onde os suecos curtem o sol no verão
Catedral São Nicolau – A mais importante da cidade
Gröna Lund – O parque de diversões mais antigo e tradicional da Suécia

DSC00969

Ilha Djurgarden – Um espaço de área verde com parques e museus

Então como você pode ver, amigo leitor, Estocolmo é uma linda cidade cheia de atrações interessantes, mas preciso alerta-lo de que talvez conhecê-la seja um pouco caro. Tudo é pago lá (e bem), então talvez você tenha que escolher quais atrações valem à pena pagar pra entrar. Somente o Museu de História Sueca tem entrada grátis, todo os outros são pagos. Mas se você está visitando outros países nórdicos, já sentiu que “pra aqueles lados”, não há nada barato, mas são todos lindíssimos.
Logo, não esquenta! Escolha o que puder visitar e curta a cidade que é linda como poucas e grátis!

Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s