Estocolmo, a estrela do mar Báltico

b2755e3407d3b540824ee9d92a9333c9

Estocolmo é uma das cidades no mundo com mais alto IDH, e isso quer dizer que quem mora lá tem a qualidade de vida que o resto do mundo sonha. E olha que faz frio pra caramba e é um país caríssimo, mas essa sensação só é ruim pra nós, que recebemos em real e moramos num país tropical.

estocolmbo

A maioria das cidades turísticas tem símbolos que sempre aparecem em fotos e que ao vê-los você logo identifica, como a Torre Eiffel em Paris, O Big Ben em Londres, a Ponte Carlos em Praga, o Coliseu em Roma e várias outras. Em Estocolmo isso não acontece. Não há um símbolo mundialmente conhecido, na capital da Suécia predomina a harmonia do conjunto!DSC00968

Estocolmo situa-se no sul da Suécia e equilibra-se em cima de um arquipélago formado por 14 ilhas e ilhotas ligadas entre si por cerca de 50 pontes e o mar desenha canais de águas limpas que envolvem toda a cidade com charme e elegância. É realmente encantadora!

DSC00989

Nunca estive em Estocolmo no inverno, que é muito severo e tem neve em abundância, logo não posso falar dessa experiência. Mas posso dizer que no verão, com sol e céu azul, os suecos saem às ruas e parques quase que numa “adoração ao deus sol”, transformando a cidade em uma festa de confraternização. É show!

DSC01029

Mas “turisticamente falando”, a cidade tem muitas atrações e merece pelo menos dois dias de visita. É fácil percorre-la a pé (obviamente no verão) apesar de não ser uma cidade pequena, pois mesmo com seus cerca de 800 mil habitantes Estocolmo transpira calma e segurança. Mas se você não quiser caminhar muito, pode usar o sistema de transporte local (trens, barcas, metro e ônibus) que funciona super bem. Só não é “baratinho”, porque nada é “baratinho” lá!

13548705

O país tem sua própria moeda, a Coroa Sueca e mesmo fazendo parte da Comunidade Europeia, tal qual a Grã-Bretanha, mantém sua Família Real, com todas as tradições que vem no pacote. Mesmo a Rainha Silvia sendo meio brasileira, a Suécia é a mais tradicional Casa Real do mar Báltico.

Atrações que mais gostei:

Museu Vasa

DSC00997

Foi a atração que mais gostei na cidade, porque é muito diferente! É um espaço todo voltado pra história do navio Vasa que em 1628 afundou a poucos metros do porto na viagem inaugural.

DSC01005

Existem muitas histórias a respeito, mas a mais contada é que na época o Vasa foi construído para ser o maior navio de guerra do mundo, e o rei muito exibido, mandou acrescentar mais adornos em ouro e mais canhões do que havia sido planejado, porque queria impressionar. O resultado foi desastroso, obviamente. Inaugurado, lançaram o navio ao mar e o mesmo não chegou a navegar 500 metros afundando aos olhos de todos no porto com toda a sua tripulação e passageiros. Nessa “tosca viagem” morreram só 50 pessoas, penso que pela proximidade do barco à terra firme.

Enfim, os suecos não são fracos e içaram o Vasa do fundo do mar, intacto e fizeram um museu super legal para contar essa história. Nele você pode visitar o navio, assistir filmes, ver as maquetes e todas as informações interessantes disponíveis. Pode-se dizer que os suecos fizeram de um fiasco, um sucesso! Vale muito à pena.
Vamos ficar com a história do Vasa e continuaremos falando de Estocolmo no próximo post.

DSC00988

Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s