Salem, a cidade das bruxas!

IMG_5086-photo

Salem é uma pequena e encantadora cidade da costa norte de Massachusetts, EUA que, apesar e por causa do seu passado de tragédias, atrai muitos turistas e curiosos. Foi meu caso! Sempre tive curiosidade em conhecer Salem, e esperava encontrar uma cidade mística e até mesmo um pouco obscura, mas que surpresa: Salem é uma tetéia!

IMG_5075-photo-full

Mas vamos precisar falar um pouco sobre esse passado trágico para que você, amigo leitor, possa entender melhor a cidade!

Lá vai o resumão:
No início de 1692 uma onda cristã espalhou a ideia de que o demônio estava solto em Salem, fazendo acordo com as bruxas em troca da sua lealdade.  Um pouco antes disso em 1689, ingleses e franceses disputavam território em colônias norte-americanas na guerra dos Nove Anos. O conflito deixou muitos estragos na região e muitos refugiados procuraram abrigo em Salem. A chegada dos refugiados abalou a economia local, aumentando a rivalidade entre as famílias ricas da cidade, incluindo a família do primeiro ministro de Salem, Samuel Parris, tido como rígido e ganancioso. Pronto! Está montado o cenário pra tragédia!

4090394_orig

Em janeiro de 1692 a filha de Parris, Elizabeth (ops…) com 9 anos e sua prima Abigail com 11 anos, começaram a apresentar um comportamento estranho. As meninas tinham crise onde se contorciam, gritavam, arremessavam objetos e faziam sons bizarros. Foram examinadas e o veredito foi “eventos sobrenaturais”. Pressionadas, as meninas acusaram três mulheres de bruxaria: Tituba, uma escrava de Parris, Sarah Good, uma moradora de rua e Sarah Osborne, uma idosa pobre.

x1200px-Witchcraft_at_Salem_Village.jpg.pagespeed.ic.u8bQekp-Yo

As acusadas foram interrogadas por vários dias e somente Tituba disse ter feito um pacto com o “demo” e que existiam muitas outras bruxas espalhadas por Salem.
Foi o começo de uma caçada insana que através de um “tribunal de inquisição” acusou cerca de 200 pessoas de bruxaria, sendo 19 delas enforcadas e muitas mortas na prisão. Uma fase de trevas.
Quando as acusações sessaram e o povo recobrou o bom senso, começou um processo de mea culpa  pública que incluiu uma pesquisa sobre a causa dos problemas que originaram toda a onda fanática e chegou-se a conclusão que na verdade as meninas foram intoxicadas por um tipo fungo existente no centeio, trigo e outros cereais e podem causar vômitos contrações musculares e alucinações.
Pronto, fácil achar uma causa quando se procura seriamente! Mas não foi o que aconteceu em Salem em 1692 onde as circunstâncias em que viviam provocaram uma histeria coletiva. Triste? Sim, mas é importante saber e lembrar.

IMG_5093-photo

Salem, hoje em dia, vive do turismo e tira proveito de maneira positiva de toda a tragédia que passou!
A cidade fica a meia hora de carro de Boston, o que a transforma num ótimo bate/volta, e ainda é possível ir de ferry ou trem. No meu caso foi diferente, passamos o dia em Salem mas estávamos a caminho do Maine, então fizemos um pit stop na cidade.

A cidade não faz feio para turista curioso que vai atrás de bruxaria, tem a casa da bruxa (Witch House), O Witch Dugeon Museum, onde o é possível ver uma encenação dos famigerados julgamentos, e até um Tour noturno que promete experiências imersivas ao turista.

canvas2

Na verdade, de original mesmo na cidade só há a casa da bruxa, todo o resto foi reconstruído copiando a época da caça às bruxas. Caminhar pelas suas ruas, é como se sentir numa eterna festa de Halloween onde bruxas, poções mágicas, dragões e caveiras estão espalhados por todas as vitrines.

Passear pelas ruas de Salem é muito tranquilo, pois a cidade é sob medida para pedestres e, parecido com o que acontece em Boston, uma linha vermelha no chão, marca o trajeto onde estão as principais atrações. Até a polícia local, traz no uniforme uma imagem de uma bruxa sentada na vassoura. Todos entram no clima!

boneless-wings-skins

E se você ainda quiser mais motivos pra conhecer a cidade, há a sua culinária feita com fresquíssimos frutos do mar, e pratos típicos da Nova Inglaterra. Foi em Salem que provei o melhor prato de ovos Benedict da minha vida!

canvas

A cidade das bruxas não só reconhece como vive intensamente essa característica, mas é super charmosa e um programaço na costa norte dos EUA.

Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s