As Irlandesas Encantadoras!

Parte II
Cobh

_MG_2307

Cobh é uma pequena cidade portuária, com cerca de 13 mil habitantes, em cujo famoso porto o Titanic fez sua última parada antes de partir para a América. Obviamente que muitas atrações da cidade se referem ao Titanic em sua última parada, até porque 123 habitantes do Cobh embarcaram no Titanic e somente 44 sobreviveram.
Cobh (lê-se Côuv) já se chamou Queenstown, em homenagem à rainha Vitória, e depois da guerra da independência da Irlanda, em 1920, passou a se chamar Cobh.

_MG_2332

O porto de Cobh é muito movimentado atualmente, mas guarda um passado de grandes tragédias pois, além do Titanic, na primeira guerra mundial, o Lusitânia, uma embarcação inglesa, foi bombardeado pelos alemães nas redondezas do porto deixando muitos mortos e feridos e coube aos habitantes da cidade, resgatar o navio, tratar os feridos e identificar os mortos. No Old Church Cemitery é possível visitar os túmulos de 169 passageiros do Lusitânia que não sobreviveram ao bombardeio.

No terminal de cruzeiros há um tipo de encenação, com atores locais, vestidos a carácter, simulando o movimento e embarque do Titanic. Penso que essa atração só aconteça quando da chegada de cruzeiros, mas na primavera e verão, os cruzeiros são praticamente diários.

cobh-heritage-centre

Então, se você visitar Cobh vindo de Cork, e observar que há um navio de cruzeiro aportado, dê uma chegada lá, porque a “encenação” vale muito à pena. Se você tiver chegado de navio, e saiu pra conhecer a cidade, volte um pouco mais cedo ao porto para dar tempo de assisti-la.

titanic-experience-cobh

Claro que há também em Cobh o Titanic Experience, dedicado à tragédia do navio e contando a história dos passageiros que embarcaram em Cobh.

looking-at-st-colman11

A Catedral de Saint Colman imponente que se destaca na paisagem tem arquitetura neogótica e é linda por fora e por dentro.
A cidade não tem muitas grandes atrações, mas tem uma arquitetura com casinhas coloridas que é um encanto.

cobh-irlanda-2

Nós, inclusive, pegamos um Sightseeng para conhecer melhor a cidade. O centro tem um bom comércio e bons restaurantes. Em frente ao porto o Waterfrot Promenade é uma área linda com um coreto, alguns canhões e a escultura “O Navegador” e onde é possível sentar e observar os barquinhos curtindo uma boa cerveja irlandesa.
Se você tiver mais tempo disponível, também vale à pena visitar a Spike Island (20 min de barco), uma ilha que já foi prisão (tipo Alcatraz) e guarda muitas atrações a respeito. Nós não fomos, porque escolhemos pegar o trem para conhecer Cork.

cobh-irlanda-6

Cobh tem um jeito de cidade do interior que abraça a gente e você logo se sente “em casa”. É lindinha e muito interessante. Uma cidade pequena que soube valorizar a sua história e usa-la como atração para turistas aventureiros. Funcionou bem, porque faz tempo que estive lá e até hoje lembro dela com carinho.

_MG_2337

Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s