As Irlandesas Encantadoras!

cork_ranking_enjoy_intercambio

Amigo leitor, com essa pandemia paralisando o turismo no mundo, só resta a uma blogueira que escreve sobre viagens desencantar pequenas cidades por onde tenha passado em algum momento de viagem. Então, não estranhe alguns posts sobre cidades/atrações desconhecidas do turismo comum. Por outro lado, pequenas cidades tão bonitinhas que nunca tiveram vez frente às cidades famosas, agora ganharam espaços e, quem sabe, entrem em algum roteiro seu no futuro. Elas são em geral, muito bonitas, só não são famosas, mas agora você tem a oportunidade de conhece-las. Como foi o caso de Stratford-upon-Avon, o Castelo de Warwick e agora Cork e Cobh.
Não há como falar ou visitar uma sem mencionar a outra, mas são cidades irlandesas de tamanho muito diferente.

_MG_2301

CORK

Cork é a capital do condado de Cork e a segunda maior cidade da República da Irlanda (diferente da Irlanda do Norte) com mais de 250 mil hab.
Cork é uma cidade universitária, o que por si só já garante movimento e animação e tem seu histórico em uma ilha no rio Lee que corta toda a cidade!

St_Annes_Church-Corck-

A igreja de Shandon, oficialmente Igreja de Santa Ana, construída no séc. XVIII com seu campanário impactante, fica no alto de uma colina e é o símbolo da cidade. Nela, o visitante pode tocar os sinos, ou melhor, tocar os 8 sinos, onde cada um toca uma nota e o visitante com alguma habilidade consegue tocar uma das músicas lá disponíveis.  A entrada da igreja é grátis, mas para subir no campanário, ver o relógio e tocar os sinos, você paga.

o-que-fazer-em-cork-7

Além da Igreja Santa Ana, existe também no centro de Cork a St Fin Barre’s Cathedral, de 1870 que tem em seu pátio um interessante labirinto usado para meditar e fazer preces, mas a entrada da igreja também é paga. Então, se você não quiser gastar muito pra visitar igrejas, talvez o melhor seja visitar a Shandon sem subir pra “tocar os sinos”.

GettyImages-157727730-5c6469c946e0fb00017dd917

O English Market, um mercado com arquitetura linda de abóbodas e colunas enfeitadas, é muito antigo. Dizem que é anterior ao Boquería, de Barcelona, e um passeio imperdível, até porque lá você tem a oportunidade de ver como é o cotidiano dos locais.

newsky21

A Cork City Gaol é uma antiga prisão, que tem visita guiada e obviamente muita história pra contar. Vá, se já não tiver visitado outras antigas prisões na Irlanda.

1548546704641f7b90e78ef58ea7b86a17221798d6

Elizabeth Fort, como o nome diz, é uma antiga fortaleza, construída em 1601 que foi aberta à visitação em 2013 e, além de interessante, tem visitas guiadas grátis! Isso é show!
University College Cork fica atrás do lindo Fitzgerald’s Park e também tem visita guiada. Foi fundada em 1845 e tem uma arquitetura lindíssima! Na minha opinião, pode ser vista somente por fora, pois sua arquitetura é o mais interessante, mas se você tem tempo, vá em frente e faça o tour guiado!

PatrickStreetCorkIrlanda

Cork tem atrações para um fim de semana inteiro e é possível conhecer junto Cobh, que fica a 20 min de trem e dela falaremos no próximo post.

o-que-fazer-em-cork-8

O rio Lee que corta a cidade, reflete a arquitetura da Irlanda medieval e, surpreendentemente, combina com os estudantes e seus uniformes pitorescos. Cork merece uma visita se você resolveu conhecer o interior da República da Irlanda!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s