Aposto que você ficou curioso com o nome, não é? Mas não vou entregar tão fácil o assunto do post dessa semana.
Posso acrescentar, porém, que é o nome de uma pequena cidade com cerca de 27 mil habitantes fundada no séc. VII por anglo-saxões. Já melhorou um pouco?
A cidadezinha fica no interior da Inglaterra e é um excelente bate/volta a partir de Londres. Existem trens diários saindo da Estação de Marylebone e o melhor horário é o das 09:10. A viagem pelo interior do país dura 2 hrs e por si só já é super interessante ou “desestressante” se você estiver cansado de Londres.
Passear por Stratford é como mergulhar na Idade Média! As ruazinhas estreitas tem casas estilo Tudor, com fachada em branco e preto, e muitas delas com telhado de palha ainda de época. Incrível!
A cidade é muito fofa, mas passaria completamente despercebida se não tivesse um atrativo especial para os turistas ou fãs de literatura inglesa: Stratford-upon-Avon é a cidade de Shakespeare!
Ok, talvez você, assim como eu, não seja assim tão fã do escritor, mas é inegável a sua importância para a literatura inglesa e mundial. Quem nunca ouviu “ser ou não ser, eis a questão?”.
Então, como você pode deduzir, Stratford vive da memória do escritor e absolutamente todas as atrações da cidade são referentes a ele. Onde morou, onde morou sua esposa, sua filha, sua mãe e assim por diante.
Eu visitei duas atrações:
Shakespeare’s Birthplace
É a casa onde Shakespeare nasceu e viveu até os 20 anos. Fica no centro da cidade e era uma casa luxuosa para a época, visto que seu pai fazia e comercializava luvas e esse era um adorno possível só aos ricos.
Ao entrar na casa outra vez, você tem a sensação de viajar no tempo. A casa feita em madeira está incrivelmente bem conservada com seu assoalho que range o tempo todo e seus vários aposentos mantidos como os originais.
É possível ver a cama onde Shakespeare nasceu, mesa de jantar, lareiras/fogão e até a oficina de luvas. É incrível imaginar que ali nasceu e viveu um dos maiores escritores de todos os tempos.
Anne Hathaway’s Cottage
A casa onde a esposa do escritor nasceu e viveu com ele por um tempo também está aberta a visitação e é muito bonita. Fica mais afastada do centro, mas acessível por uma boa caminhada.
Como diz o nome, Cottage é um tipo de fazenda e na sua sede/casa é possível ver os aposentos conservados como originalmente. A família de Anne também era rica e por isso a casa é grande e seus jardins imensos e bem cuidados. Também nessa casa a sensação de voltar no tempo é muito curiosa e interessante.
Além dessas atrações com referências a Shakespeare em Stratford, ainda é possível conhecer:
Hall’s Croft- a casa da filha mais velha de Shakespeare, Susana, que se casou com um médico chamado John Hall.
Mery Arden’s Farm- a casa onde nasceu a mãe de Shakespeare, Mary Arden
New Place- a casa onde morreu Shakespeare em 1616. Depois que o dramaturgo faleceu, a casa passou à sua neta e mais tarde foi demolida. Hoje em dia no terreno há um lindo jardim.
Holy Trinity Church- A igreja onde Shakespeare foi batizado.
Existem ainda em Stratford, outras atrações ligadas ao dramaturgo que não tem tanta importância se você não for um fanático por literatura.
De qualquer forma, a visita à Stratford-upon-Avon é muito interessante, porque a cidade é muito lindinha e, de quebra, você ainda tem a oportunidade de conhecer um pouco da vida de Shakespeare!!!
Bye!