Amigos leitores, é dessa forma que os dinamarqueses se referem à sua capital! Na verdade, eles dizem que Copenhagen é a cidade mais feliz do mundo, o que não é pouco! Se é a mais feliz do mundo eu confesso que não sei, mas que tem motivos pra isso, tem!
Copenhagen é amor à primeira vista! Uma cidade que é ao mesmo tempo, moderna e histórica, inovadora e tradicional, acolhedora e liberal, é realmente irresistível!!!
A capital da Dinamarca tem um dos mais altos níveis de vida do mundo, mas o bem-estar deles não se traduz em ostentação, nem em objetos de luxo. Lá se respira uma agradável sensação de tranquilidade e conforto baseada em saber desfrutar a vida com simplicidade e eles tem um nome para isso: hygge. É muito difícil traduzir a palavra, até porque o idioma deles é muito difícil, mas basicamente quer dizer “a felicidade nas pequenas coisas”.
Conheci Copenhagen quando embarquei em um cruzeiro pelo Mar Báltico e confesso que não esperava encontrar uma cidade tão interessante e, infelizmente, reservei pouco tempo para ela, mas não tem problema. Ela está nos meus planos de: “vou voltar lá”!
Então, aprenda com meus erros, se resolver conhecer o norte da Europa, reserve pelo menos 3 dias para Copenhagen, além de um bom tempo também para Estocolmo na Suécia, e Oslo na Noruega.
Copenhagen é uma cidade para visitar no verão (junho, julho e agosto), que é onde ela se exibe cheia de cores e quando todos vão para as ruas aproveitar o sol. Nessa época, a cidade fica ainda mais linda e alegre.
A cidade é grande com cerca de 700 mil habitantes, mas é fácil de conhecer porque tem ótimo sistema de transportes com ônibus, trens e as onipresentes bicicletas. Os locais andam de bikes o tempo todo e pra todos os lugares, e a cidade é própria pra isso: plana e cheia de ciclovias.
Eu usei o sightseeing porque achei mais fácil e rápido, já que não sou tão hábil na bike, mas, se você for jovem, vá “na boa” porque lá é muito simples. Só não esqueça que as bikes tem sinalização específica e precisam ser respeitadas, ok?
A culinária deles, como nos outros países Escandinavos, é composta de pratos pesados ricos em gorduras e carboidratos, principalmente por causa do frio, mas não deixam de ser deliciosos. Seus sanduiches abertos de salmão ou carne de porco, e a valnoddekage (a torta de nozes caramelizada com chantilly) é de “comer ajoelhado”!!!!
Pra quem gosta de contos de fadas, Copenhagen eleva o nível de encantamento pois é a terra de Hans Christian Andersen, famoso escritor dinamarquês autor de contos infantis como “Soldadinho de Chumbo”, “Patinho feio”, “A Pequena Sereia”, “A Roupa Nova do Rei” entre outros, e há muitas referências e homenagem ao escritor espalhadas pela cidade.
No próximo post, falaremos sobre as atrações imperdíveis de Copenhagen, mas por enquanto guarde no seu coração a imagem de uma cidade que entende que a vida pode ser simples e feliz ao mesmo tempo!
Bye!