Wittenberg, a cidade de Martinho Lutero!

Parte II

Depois que já conversamos um pouco sobre Lutero, podemos agora falar sobre a cidade encantadora em que ele morou.

img_2786
foto AA

Wittenberg, é claro, gira em torno de Lutero, e muitas das suas atrações históricas são superinteressantes. Mas, além disso, tem uma culinária maravilhosa e arquitetura típica germânica que parece saída de contos de fadas.

img_2785
foto AA

A cidade “desabrocha” em 1486 quando o Friedrich, o sábio, assume como Príncipe-Eleitor da Saxônia e escolhe Wittenberg para morar. Ele constrói um castelo para morar e, como pensa que para administrar o principado precisa de um corpo administrativo de boa formação, funda a Universidade de Wittenberg na própria residência.  Nota: não à toa era chamado de sábio, né?

img_2817
foto AA

O castelo e a universidade situam-se no fim da rua principal, e são praticamente contíguos. O castelo foi construído em estilo renascentista e sua igreja, a Schlosskirche (que também era igreja da universidade), era usada em cerimônias acadêmicas, eventos importantes e, claro, em missas. Era comum na época estudantes e professores pregarem teses nas portas da igreja, que eram basicamente frases com ideias controversas que provocavam debates, e foi nessas portas que Lutero pregou suas 95 teses.

150715900559d56bddb0b4e_1507159005_3x2_md

Infelizmente o castelo e a igreja (inclusive as portas) sofreram um incêndio durante bombardeios na guerra dos 7 anos que danificou tudo e das famosas portas sobraram somente as ferragens. Obviamente que tudo foi reconstruído e mesmo não sendo os originais, o interior da igreja e a torre são lindíssimos e merecem a visita.

Logo na entrada da cidade você encontra outra atração relacionada à Lutero, a Casa de Lutero ou Lutherhaus. A casa onde ele morou por 38 anos, como monge, reformador, pai de família e professor universitário, hoje abriga um dos museus mais importantes  da Reforma Protestante e tem como ápice o quarto de Lutero, lugar austero onde ele passava boa parte do dia trabalhando, lecionando e debatendo os temas teológicos.

Wittenberg-Casa-de-Lutero-Agenda-Berlim-800x533

Nessa casa, Lutero e Melanchton (um outro eminente reformador, tal como Lutero), recebiam e acomodavam seus estudantes, provenientes de diversas partes da Europa.  A casa de Lutero é muito interessante, mas é de uma simplicidade desconcertante.

img_2793
foto AA

Subindo a rua principal em direção ao castelo, logo você chega à praça da Prefeitura e Mercado Antigo e pensa num lugar lindo!!!!
O prédio da Prefeitura foi todo construído em estilo renascentista, com janelas que simulam o formato de cortinas, fica no centro da praça. Foi ocupado por várias figuras ilustres entre elas Lucas Cranach, um pintor talentoso, que além de prefeito foi considerado um dos principais artistas da Reforma Protestante.

9d814aa4-933e-410d-a7ca-7eb1bdb9bd3e
fotoAA

Em frente ao prédio da Prefeitura estão as estátuas das duas figuras ilustres da cidade lado a lado: Lutero e Melanchton.

8b3a2cbf-5714-497d-86db-43c1d4088728
foto AA

Ao redor da praça da Prefeitura tem ótimos restaurantes onde é possível comer a deliciosa comida típica germânica.

Também da praça é possível avistar as torres da igreja da cidade atrás dos prédios seculares. Lembra muito a igreja de Praga, que fica também escondida entre prédios. A igreja de Santa Maria ou St. Marienkirche, é a igreja central de Wittenberg e era frequentada pelos meros mortais enquanto os nobres e estudantes usavam a igreja do castelo. Nela Lutero pregou mais de 2000 vezes e é considerada a “igreja mãe da Reforma”, além de ter sido o local de seu casamento com a ex-freira católica Catarina von Bora.

img_2806
foto AA

Se sobrar um tempinho no seu passeio, você ainda pode conhecer as casas de Melanchton e do artista Lucas Cranach mas, sinceramente, só mesmo se sobrar tempo, porque você precisa reservar bastante tempo para passear sem pressa pelas ruas encantadoras da cidade. Isso sim, vale muito à pena!

São basicamente duas ruas principais, com um comércio lindo, (comprei até uns óculos de grau lá), lojas superinteressantes e bem perto da saída tem uma sorveteria imperdível onde você é atendido por brasileiros.

4a50e9cb-22e7-49ba-a0d5-7701ff3d2a60
foto AA

Claro que Wittenberg é diretamente relacionado à Reforma protestante, e deve ser assim, mas a cidade é muito além disso.

lutherstadt-wittenberg

Uma cidade residencial da nobreza germânica, criada por Friedrich, o sábio, foi uma referência acadêmica e filosófica. Além de tudo isso é muito fofa! Se puder, vá conhecê-la, aposto que você vai adorar!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s