Wittenberg, a cidade de Martinho Lutero!

16291004_303

Wittenberg é uma joia de cidade pequena com cerca de 50 mil hab. que fica a uma hora de trem de Berlin. Facinho de chegar e visitar em um dia, então fomos conhecê-la durante uma viagem à Berlin.
Nós tínhamos um dia sobrando em Berlin, então procurei alguns programas que poderiam ser feitos para aproveitar o dia e claro que tinham alguns ótimos. O campo de concentração de Sachsenhausen, não nos interessou (depois de Auschwitz, não é mais necessário), Potsdam já conhecíamos e até Dresden, que é uma linda cidade (sobre a qual ainda vou escrever) mas difícil de conhecer em um dia, perdeu pra Wittenberg.

A cidadezinha alemã tem aquela arquitetura típica alemã que muito nos atrai e além disso tem muita história. Chegamos em Wittenberg de trem depois de sermos instruídos pela Nicole do Agenda Berlin, que facilitou muito nossa vida. Você compra o passe chamado Berlin-Brandenburg-ticket, que custa 25 Euros para até 5 pessoas para o dia inteiro. Logo, você vai e volta com o mesmo ticket, ok?  Você deve pegar o trem regional que sai da Hauptbahnhof, a estação central de Berlin ou da estação de Südkreuz e viajar tranquilo até Wittenberg. O trem vai avisando a estação que para e a próxima. Chegar em Wittenberg também é fácil, é só descer do trem e dar uma pequena caminhada que logo você chega à cidade.
A cidade é muito interessante e deliciosa pra explorar à pé, mas não há como falar de Wittenberg sem falar de Martinho Lutero, então vamos a um “resumão”:

reformation-anniversary-wittenberg-religion-church-responsibility-for-peace-martin-luther

Lutero foi um monge agostiniano que morou, estudou, lecionou e pregou em Wittenberg. Ele não nasceu na cidade, mas mudou-se pra lá para estudar na renomada universidade de Wittenberg criada por Friedrich, o sábio. Com o tempo, Lutero que era um grande pensador, começou a discordar de alguns dogmas do catolicismo romano, sobretudo contestando a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido através do comércio de indulgências.

martin-luther-joseph-fiennes

Essa discordância se agravou até Lutero, em 1517, publicar nas portas da igreja do palácio de Wittenberg, suas famosas 95 teses em conflito aberto ao comércio de indulgências” da igreja católica. Desse dia em diante, o conflito só se agravou. Lutero foi chamado diversas vezes pela igreja católica para se retratar mas ele nunca o fez. Ao contrário, publicava mais artigos e comentários contra os “vícios da igreja católica” e provocava a ira da igreja que acostumava manipular os governantes.

Lutero em alguns momentos se mostrou bem radical, chegando mesmo a dificultar a solução dos conflitos que provocou com a igreja católica pelos seus protetores, na maioria membros da nobreza germânica, que tentaram de muitas maneiras impedir a sua excomunhão.  Não houve acordo. Lutero foi excomungado e acusado de antissemita por suas declarações contra judeus nas igrejas.  Mesmo assim ele continuou a ser teólogo e filósofo até o fim da sua vida e seus sermões eram muito disputados.

3987517877_abae5e2ba6_b

Então, não me cabe aqui julgar ou avaliar o comportamento e as  atitudes de Lutero, mas sim reconhecer que ele provocou uma mudança radical na história da igreja católica e com sua coragem e inteligência lutou pelo que acreditava, tornando-se uma figura historicamente importante na Reforma Protestante que marcou não só a Alemanha, mas a religião católica no mundo inteiro.

img_2823

Bom, agora que você já sabe “alguma coisa” sobre Martinho Lutero, vamos falar sobre Wittenberg a cidade em que ele viveu e onde teve a intensa vida acadêmica que o projetou para o mundo. Mas isso fica pro próximo post.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s