Windsor, a cidadezinha da Realeza Britânica!

_MG_6823
foto AA

Windsor é uma cidade “fofa” construída ao redor do Castelo de Windsor que foi erguido no século XI por Guilherme I.
Só para que você, amigo leitor, possa se situar, conheci a cidade de Windsor em uma visita de um dia e é o suficiente! Não que a cidade não seja interessante, muito pelo contrário, Windsor é imperdível!

_MG_6817
foto AA

A cidadezinha com apenas 35 mil hab, fica bem pertinho de Londres (30 km) e é bem fácil chegar de trem, conhecê-la e voltar a noite. Enfim, se você tiver um dia “sobrando” em Londres ou, como foi meu caso, se precisar pegar um voo noturno para o Brasil, vale à pena dar uma fugida para conhecer a cidade pois Windsor fica a apenas 20 min do aeroporto de Heatrow.
E não é necessário contratar passeio guiado, nem para visitar o castelo, nem para conhecer a cidade que é pequena e fácil de conhecer à pé!

_MG_6842
foto AA

Windsor tem uma história interessante que se mistura com a história da realeza britânica obviamente, como contei lá em cima, o castelo foi construído por Guilherme I mas foi modificado e ampliado por vários reis depois dele. Até que no séc XV foi construída a Capela de São Jorge tornando Windsor um destino de peregrinação.
Tal condição desenvolveu a cidade ao seu redor que cresceu e ganhou importância.
Mas o famoso Henrique VIII (aquele rei que teve muitas mulheres) resolveu brigar com o Papa e criar a Igreja Anglicana, acabando com a peregrinação em Windsor e estagnando a cidade por muito tempo, mais precisamente no séc XVI e XVII.
Curiosamente Henrique VIII foi enterrado na Capela de São Jorge junto com a terceira de suas seis esposas, Jane Seymour.

No séc XVIII, a cidade retomou seu desenvolvimento com a volta da presença real, pois George III construiu novos quartéis para o exército e ampliou e renovou o Castelo De Windsor. Também nessa época chegaram à cidade novas linhas férreas e a partir de 1840 o castelo tornou-se uma das residências oficiais da Rainha Vitória e a cidade voltou a crescer.

Atrações imperdíveis em Windsor:

Castelo de Windsor

_MG_6864
foto AA

Onipresente o castelo fica no centro da cidade e é realmente o centro de tudo. Se você chegar de trem, é só sair da Estação e dar de cara com ele porque é monumental, e lindo!!! No reinado de Henrique I, o castelo passou a ser usado por todos os monarcas britânicos e é o mais antigo castelo ocupado da Europa.

windsor
foto AA

O castelo é residência oficial da família real britânica e quando tem sua bandeira “à meio pau” é porque a rainha não se encontra. Ao contrário, se a bandeira estiver no alto, significa que a rainha se encontra no castelo.
É bem fácil visita-lo, você compra a entrada em lojinhas em frente e ganha um guia pra visitação. Obvio que tem visita guiada também, vai do seu gosto.
O Castelo é lindíssimo, muito mais que Buckingham, e talvez por não ser tão cheio de turistas como tudo em Londres, passa uma sensação boa de formalidade amistosa, se é que existe isso.

IMG_2674 - Cópia
foto AA

Obviamente que você não vai poder visitar todo o castelo, até porque a família real às vezes está lá, mas é possível ver a suntuosidade dos Salões do Estado e Semi-Estado com suas ricas tapeçarias, armaduras medievais e incríveis obras de arte.

5d16ddd661e04bd11e777d94e612053d

A Casa de Bonecas da rainha Maria, que de casa de boneca só tem o nome, é um espaço com uma coleção de obras de arte de extremo bom gosto.

A Capela de São Jorge, é uma imensa igreja gótica, onde estão os túmulos de dez soberanos, incluindo Henrique VIII e Jane Seymour.

Infelizmente é proibido fotografar seu interior, mas você pode ter uma ideia da beleza quando assistiu pela TV o casamento do Príncipe Harry e Megham ou de sua prima a Princesa Eugenie com Jack Brooksbank. A Capela também foi o lugar escolhido pelo Príncipe Charles para seu segundo casamento com Camila em 2005.

maxresdefault

Ainda é possível assistir a troca da guarda, como no Palácio de Buckingham, claro que em escala menor, mas muito mais charmosa!

The Long Walk

Windsor_Castle_at_Sunset_-_Nov_2006

A linda alameda que proporciona as fotos mais icônicas do Castelo de Windsor  é uma avenida de 4,2 km com árvores alinhadas simetricamente nos dois lados que liga o castelo ao Windsor Great Park, um parque com mais de 2 mil hectares que já foi campo de caça privado de Windsor e hoje em dia é um parque publico e uma ótima opção para piquenique ao ar livre fora do inverno.

Alexandra Park

Se você gosta de passeios ao ar livre, o Alexandra parque é uma opção diferente porque fica às margens do rio Tâmisa que margeia toda a cidade, e é um lugar especialmente tranquilo e indicado para os amantes da natureza.

Estação Ferroviária de Windsor

_MG_6884

Se você chegar de trem, reserve um tempinho na chegada ou saída para visita-la. É linda e vale à pena. E se você chegar de carro, de um pulinho pra conhecê-la, fica em frente ao castelo e tem um estacionamento enorme que pode ser útil

Cidade de Eton

00142197-

Se sobrar um tempinho, você pode atravessar a ponte Windsor-Eton, sobre o rio Tâmisa bem pertinho do castelo e conhecer a cidade de Eton quase tão bonita quanto Windsor.

Subindo a High Street, a principal da cidade, você chega ao Eton College, colégio tradicional fundado por Henrique VI e de onde saíram ilustres e famosas figuras como: os Príncipes William e Harry, ex primeiros ministros do Reino Unido, e o ator Eddie Redmayne, ganhador do Oscar pelo filme “A Teoria de Tudo”.

Agora que você já viu tudo o que era imperdível na cidade, aproveite para curti-la! Perca-se nas suas ruazinhas encantadoras com casas que parecem se encostar umas nas outras e aprecie as vitrines lotadas de souvenires da família real! É incrível como as pessoas de uma maneira geral e os britânicos em especial adoram a Realeza Britânica, e como consomem objetos que dizem respeito a eles.
Mas realmente é encantador e, sendo admirador ou não da Realeza, você inevitavelmente se envolve naquele clima de “conto de fadas” e embarca na onda!

Windsor ficou famosa com o casamento do príncipe Harry e ganhou o mundo as imagens dele e Megham passeando de carro pelas suas ruazinhas ensolaradas.  Eu estive lá antes do casamento e posso garantir que com ou sem casamento de Príncipes, Windsor é linda!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s