O impacto do corona vírus no turismo!

istock-1208854506-910x607

Amigos leitores, pensei muito se deveria ou não falar da pandemia e dos estragos causados por ela no turismo, por não gostar de falar de coisas ruins e até porque esse não é o objetivo do blog e me segurei até agora.  Pensava: não vou falar de tristezas num blog de viagens, mas agora penso que seria irresponsável não falar das restrições e, mais que isso, penso que não seria mau um pouco de otimismo e positividade num mar de incertezas que estamos navegando.
Então, lá vai, com fotos ilustrando como é lindo o mundo sem corona vírus e para lembrar que ele continuará lindo sempre e que logo poderemos voltar a visita-lo.

enchanting-travels-vietnam-tours-rice-fields-on-terraced-of-mu-cang-chai-yenbai-vietnam.

Eu tinha uma viagem à Costa Brava na Espanha programada e paga para maio, e somente desisti dela realmente na semana passada, quando a Itália entrou em quarentena.

IMG_4885

Acho que fui desistindo da viagem aos poucos, respeitando o tempo que meu coração pedia para se acostumar com a ideia. Foi difícil, não vou negar, mas foi um exercício necessário como pra muitos que estão nas mesmas condições que eu.
Reconheço que existem casos muito mais sofridos que o meu como, por exemplo, de pessoas que estavam há anos guardando dinheiro pra embarcar num cruzeiro e, de repente, se encontram “à deriva”. Sem poder embarcar ou sem poder desembarcar, que é mais grave ainda. Muitas vezes, sem a viagem dos sonhos e com dificuldade em conseguir ressarcimento das despesas, outras vezes querendo e podendo viajar, mas sem porto ou cidade viável.

_MG_6801

Enfim, os casos se multiplicam numa tristeza nunca antes enfrentada por tantos turistas.
Mas, obviamente, na nossa pele, é mais doído e me senti muito frustrada em “ter que” cancelar meus planos. Claro que precisar correr atrás dos prejuízos também não é legal, mas, pra mim, a impossibilidade de sair pra viajar é muito pior. Acho que nos últimos dias descobri que tenho uma alma livre que necessita estar viajando ou, pelo menos, planejando viajar. Me sinto como uma andorinha em uma gaiola. A primeira coisa que pensei quando vi a crise chegando foi “Meu Deus, quanto tempo vou ter que ficar no Brasil sem poder sair”?

_MG_6293

Depois de pensar muito, achei incrível a descoberta que não poder sair do país me afetava mais do que tudo. Achei incrível a descoberta e, por isso, acho que tenho alma de andorinha! A gente aprende muito na crise, até a se conhecer melhor.

IMG_0617

Bom, por que estou contando sobre isso? Porque talvez você se identifique comigo e quando a gente percebe que não é a única, tende a se “conformar” melhor.

img_1468

Foi muito difícil assistir na internet minha amada Veneza completamente vazia, parecendo uma cidade fantasma. É muito triste pra mim, que amo tanto aquela cidade e estou acostumada a vê-la festiva, cheia de turistas. Sei muito bem que não é só Veneza, mas a Itália em geral onde tenho amigos proprietários de casas que aluguei pelo airBnB, (e se tornaram amigos pra sempre) encontra-se em uma situação muito difícil. E isso me emociona muito.

DSC00041

Falei com uma amiga da Puglia onde estive em 2018, que fica bem no sul da Itália e não tem tanto turismo, na esperança da situação lá estar melhor, mas não. A pandemia já tomou a Itália inteira, até nos lugares mais afastados.

967084a4-5206-4a4f-8bf3-525c3594853e

Essa era, inclusive, minha esperança na viagem de maio que acabei por cancelar. Como iria pro litoral da Espanha e pra ilha da Madeira, tive a esperança de que esses lugares, por não serem muito populares, seriam poupados. Óbvio que demorou pouco pra descobrir que nada nem ninguém seria poupado.

IMG_3560

Enfim, se você, amigo leitor, tem como eu “alma de andorinha”, não se desespere. Troque suas  penas, alimente-se bem, mantenha-se saudável para quando a porta se abrir! E ela vai abrir tenha certeza e vamos poder ganhar esse mundão de Deus.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s