Brindisi, no salto da bota italiana!

5488_brindisi

Nesta semana, em que se esta falando tanto da Itália e de suas dificuldades com o corona vírus, resolvi voltar a falar desse país que tanto amo, como uma homenagem e pra lembrar que a Itália é sempre incrível apesar dos problemas.

brindisi-cp

E pra ser bem diferente, resolvi “desengavetar” Brindisi, uma comuna italiana da região da Puglia que conheci na minha penúltima viagem à Itália!
Brindisi é uma pequena cidade com cerca de 80 mil hab que, apesar de ficar na Puglia, é muito diferente das cidades da região. É que Brindisi é a cidade/porto de onde os romanos alcançavam as terras do Oriente, então, a cidade tem um quê de mediterrânea!

brindisi15-1024x768-1040x585-1

Claro que você pode imaginar a importância histórica da cidade e seu porto. Ela era o ponto final da via Ápia, a estrada monumental que o Império Romano construiu para facilitar suas conquistas, além de ter sido muito usada também pelos cruzados e pelos alemães.
Se por um lado Brindisi se beneficiou com a chegadas das legiões romanas e dos cruzados (cavaleiros que saíam para guerra santa), por outro lado foi muito prejudicada na segunda guerra mundial.
Como porto estratégico, Brindisi foi muito usada pelos alemães na época de Mussolini para alcançar a África e, obviamente, alvo dos aliados nos bombardeios constantes da segunda guerra.

5baf51ae-71c4-4737-afc3-225786067270

Mas isso tudo é história e passado e, como passado, serve pra lembrar e entender como e o porquê do presente. E, no presente, Brindisi está linda e em paz e é uma delícia passear por suas ruas e curtir o “cheiro do mar” na Via del Mare!
Fizemos um bate e volta na cidade e é mais que suficiente. Aliás, como a maioria das cidadezinhas da Puglia.

f6a45f2e-4863-4581-bc74-58ed0ebc61ce

A ideia lá é passear sem pressa pelos marcos históricos, almoçar frutos do mar fresquíssimos na via del Mare, visitar alguns monumentos, e pronto.

piazza-cairoli-la-fontana

A gente acessa à Corso Humberto, que é a via principal da cidade, logo chega à Piazza Cairole com sua linda fonte de âncoras, em seguida vem a via Garibaldi e logo chega à Piazza dela Vitória.

Nesse ponto, já é possível ver do outro lado do braço de mar que era o porto antigo, o monumento Mariano d’Italia, uma torre construída por Mussolini (por isso não muito apreciada) para homenagear os marinheiros mortos na primeira guerra mundial.

e9c44c3b-93ba-42f0-9b79-60d35414980d

A torre não é exatamente linda. Na verdade, ela sobressai pela altura e localização, mas vale a visita porque lá de cima a vista de Brindisi é imbatível. Para visita-la, você pega um dos barquinhos que fazem bate/volta a partir da alameda do porto. Fácil e barato: 1 Euro a travessia e entrada grátis no monumento.

brasil-na-puglia-brindisi-colunas-romanas

Se você, como eu, gostar de história, vai gostar de ver a última coluna existente da via Ápia, (a outra se encontra em Lecce), que fica em um elevado ao lado da via del Mare.

ccimage-shutterstock_142779556

Ainda achei interessante a catedral de Brindisi, de arquitetura neoclássica que foi palco de coroações e casamentos importantes e o edifício ao lado dela chamado de Pórtico da Ordem dos Templários mas que, na verdade, era dos Cavaleiros de Jerusalém.
E agora você já viu tudo que é histórico em Brindisi, pode se dedicar à árdua tarefa de escolher um restaurante na via del Mare pra almoçar deliciosos frutos do mar!

Nós andamos sem pressa e bem no final da “via”, achamos o restaurante recomendado pelo blog Italia para brasileiros “Antica Osteria La Sciabica”, que vale a caminhada!
O restaurante traz o melhor da Púglia no seu cardápio enxuto e caprichado!
Depois do almoço, procure um gellato que sempre é uma ótima ideia na Púglia e caminhe com calma pelo seu centro histórico, deliciando-se com a arquitetura da cidade.

Brindisi é uma pequena cidade italiana, que merece uma visita. É interessante, tem história e culinária saborosa. Se você estiver na Púglia, Brindisi é um ótimo programa bate e volta.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s