Sirmione, a pérola do Lago di Garda!

lago-garda

A muitos tempo atrás, um casal apaixonado pela Italia, estava voltando de Veneza  em direção à Milão. Era o final de uma linda viagem à Itália, que teve Veneza como gran finale , com direito a muita emoção e encantamento. O dia estava lindo, o humor saltitante, e a trilha sonora no carro animava a alma. De repente, viram um placa escrita: Sirmione- Lago di Garda e instintivamente pensaram: porque não? Temos 2 dias “sobrando” no roteiro, e entraram a direita na rotatória para conhecer o maior lago da Itália!
Esse casal éramos nós, maridão e eu , e foi assim que conhecemos e nos apaixonamos por Sirmione!

3139__1427199547

Mas antes de Sirmione vamos falar do Lago di Garda, o maior ( mas não o mais belo) lago da Itália, que fica à beira dos alpes e cercado de pequenas cidades ( comunas italianas) fofíssimas!

b6d54efbb290114b2db0d1c290572a07

Garda era balneário das ricas famílias romanas, e principalmente os nobres tradicionais da  cidade de Verona frequentavam o lago no verão para praticar esportes aquáticos. Também chamado de Benaco, o Lago di Garda  estende-se por cerca de 37km2 e possui 5 ilhas. É um programaço!
A maioria dos turistas passa o dia no lago, mas como eu contei, nós tínhamos tempo sobrando no nosso roteiro e achamos que Sirmione seria o lugar ideal para descansar de uma viagem agitada! Na mosca! Se tivéssemos planejado, não teria sido mais perfeito.

sirmione-lago-di-garda

Sirmione é a maior e mais linda cidade às margens do lago. Fica em uma península no lado sul e a estrada de acesso é lindíssima. A cada curva você descobre uma paisagem mais linda que outra.

a55653f1-07c0-46a0-b84d-a675a6f629c0

A cidade é pequena, com perto de 150 mil habitantes o que permite passeios tranquilos apesar dos muitos turistas. Tem um centro histórico preservado, um castelo com lendas, águas termais, praia com águas azuis, ótimos restaurantes e hotéis, muitas lojinhas, ruínas romanas e até oliveiras carregadas. Pronto, é mais que suficiente para se encantar!

3466a4c4-c0b2-48e4-ba6f-dc84e407c2f3

O centro histórico da cidade tem calcamento de pedras e para conserva-lo é proibido pra carros. Só é permitido carros de hóspedes dos hotéis e moradores então, se você tiver uma reserva em algum hotel no centro histórico terá que apresenta-la ao guarda da entrada, ok?
Se você ficar em um hotel fora do centro histórico, pode chegar até as muralhas da cidade de carro onde há um estacionamento e passear pela cidade à pé! É bem tranquilo.

fb612977-cccf-4dbf-a2cb-056a92ffc6c8

Comece seu passeio pelo Castello Scaligero que fica logo na entrada da cidade. O castelo está bem preservado e tem vistas lindas do lago e da cidade. Tem também uma lenda sobre um morador antigo, Ebengardo que vivia no castelo com sua amada Arice e que em uma noite de tempestade deu abrigo a um estranho que se encantou por Arice e invadiu seu quarto durante a noite. Arice gritou assustada e o estranho a esfaqueou. Ebegardo correu para acudir mas já encontrou Arice sem vida. Depois disso, nas noites de tempestade é possível ouvir Ebegardo chamando por sua Arice! Lindo né?

14f83712-8083-48b2-9cd3-68bd9835031d

Outro programa legal em Sirmione é visitar o sítio arqueológico Grote di Catullo, um complexo com as ruínas de uma das maiores Villas Romanas no norte da Itália. Nelas é possível ter uma ideia de como os antigos romanos ricos passavam as férias.

353145-admin

Existem também em Sirmione, “águas termais” e são famosas por suas propriedades curativas, principalmente doenças respiratórias. No Spa que Terme di Catullo é possível comprar ingressos com direito  às piscinas termais, chuveiros, hidromassagem e áreas de relaxamento, por 1 dia, 5 hrs e 1 hr.

barcos-castello-sirmione

Imperdível estando em Sirmione é passear de barco pelo Lago di Garda e conhecer as outras comunas que cercam o lago. É relaxante e demorado. Um programa pra curtir porque as cidadezinhas são lindas mas muitos parecidas entre si. O barco para em cada uma e você pode descer pra tomar um gellato ou não. Nós estávamos numa vibe de relaxar, então curtimos muito.

Além disso, o que resta pra fazer em Sirmione é curtir a cidade! Almoce no centrinho histórico, tem restaurantes ótimos. Entre nas lojinhas típicas, tem artigos lindos, experimente os gellatos  e aprecie o por do sol no lago tomando o deliciosa spritz!
E se a temperatura estiver alta é possível se arriscar nas águas azuis geladas do lago, afinal , Sirmioni é um balneário!

Nós passamos dois dias em Sirmione e até hoje meu marido suspira quando lembra o nome e a cidade. Foi realmente um achado inesquecível!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s