Obernai, a preterida da Alsácia!

excursion-obernai-andlau

Resolvi escrever sobre Obernai, porque acho-a injustiçada!
Todos que visitam a Alsacia, falam da beleza de Estrasburgo, da pitoresca Eguisheim, da acolhedora Colmar, mas dificilmente falam de Obernai. Eu mesma já falei das outras famosas cidades da Alsácia mas nessa semana, vou fazer justiça a essa pequena comuna francesa que como as outras tantas cidades da região, mais parece alemã.

7e648100-f7f4-4c18-bba3-2e5496d22267

 

Obernai é fofa! Muito pequena, com cerca de 10 mil habitantes e tem um potencial turístico enorme! Fica pertinho de Estrasburgo, a capital da Alsácia, e os turistas costumam fazer um bate/ volta de trem desde lá.
Essa é a razão de Obernai atrair tantos turistas mas depois que eles/nós conhecemos essa cidade lindinha, não conseguimos mais ir embora!

5a93c43c513228fb93e056dae95df719 - Copia

Obernai tem um passado histórico parecido com as outras cidades da região, que ficavam no caminho das tropas romanas e por essa razão, foram por eles ( os romanos), fundadas.
Também tem em comum com outras cidades da região, a característica de ter mudado de mãos muitas vezes. Assim já foi germânica e francesa várias vezes, além de ter sofrido muito durante a segunda guerra mundial.

61fea874-bb88-407f-86be-9a12060e2d65

Mas isso tudo é passado e o presente de Obernai é tranquilo e até festivo, porque a cidade se enfeita para os turistas com vários festivais sazonais, floreiras nas casas enxaimel, e lindas lojinhas.

A cidade até tem monumentos, como uma torre de uma antiga igreja gótica que não existe mais, o lindo prédio da prefeitura (Hôtel de Ville), a igreja de S. Pedro e S. Paulo, o poço renascentista todo esculpido e os muros da cidade antiga, mas não se prenda a isso. São só ideias do que você pode encontrar, não é o que mais importa na cidade.

O encantamento de Obernai, é flanar ( ôpa essa palavra é muito antiga) pelas suas ruas. E você caro amigo leitor, sabe que é meu programa favorito.
A cidade é ótima pra esse programa, porque é pequena, concentrada e super interessante! As lojas de souvenirs tem preço justo e muito menores que nas outras cidades “famosas”. Me encantei também com as lojas de arte que vendem delicadas porcelanas e maravilhosas telas.

Encontrei uma loja de queijos da região que foi minha perdição, inclusive comprei mais do que me permito normalmente e ainda não posso deixar de falar das docerias que realmente são irresistíveis.
Obernai é programa pra meio dia, mas nós gastamos quase o dia inteiro, porque passeamos com calma e curiosidade. Almoçamos divinamente e realmente nos permitimos curtir.

Agora, você já sabe que a penúltima cidadezinha da Rota dos Vinhos da Alsácia, que fica pertinho de Estrasburgo vale muito à pena, e não pode ser esquecida ou como diz o título, pretendida!

Ela não é “estrelada” mas é uma fofura, e você não vai esquecê-la!
Bye!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s