Estrasburgo, a francesinha que fala alemão!

Parte II

c91de1aa-0204-4363-a399-128bc2080541

Você já teve uma ideia de Estrasburgo, seus encantos e contrastes, então nessa semana vamos falar das atrações imperdíveis da cidade que ficam na Grande Île.

dsc09524-1

A Catedral de Estrasburgo é impactante! Não só porque é enorme e lindíssima, mas principalmente porque ela fica “espremida” no meio das ruazinhas antigas, lotadas de lojinhas, restaurantes e turistas. Então você vai andando pelo labirinto e de repente Pa!!!!! Ela surge enorme na sua frente com uma beleza impactante e arrojada!

49dd86b1-f254-42f7-995d-b3626d36f7cf

A Notre Dame já foi por muito tempo a maior igreja da Europa, com sua torre que alcança 141 metros de altura ela impressiona e hoje em dia é a segunda da França ficando atrás da Notre Dame de Paris.

A imensa construção medieval feita em pedra rosa tem fachadas cobertas com esculturas que formam o maior livro de imagens da idade média. Impressionante, né?

d6f9f228-7ed4-41c6-9586-942af1295cfb-1

Então, se você estiver lá, em frente ao belíssimo monumento, de boca aberta como eu, é hora de fechar a boca e entrar para poder apreciar o que Victor Hugo chamou de “ um prodígio do gigantesco e do delicado”.

No interior, você pode ver além dos incríveis vitrais na nave central de três andares de altura e nas laterais, o púlpito todo esculpido, o órgão ricamente decorado e claro, o relógio astronômico. Construído em 1842 para receber um grande mostruário planetário e um mecanismo de calendário eclesiástico, o relógio é uma atração à parte. Todos os dias pontualmente as 12:30 hrs  ele apresenta uma perfórmace com os apóstolos de Jesus e então o galo canta 3 vezes. A apresentação é precedida de uma explicação em 3 idiomas, o que fica um pouco cansativo, e é paga.

2d825e93-85ea-43bf-88fc-119022aeeaab

A Petite France, é a segunda atração mais importante em Estrasburgo mas com certeza é a mais fotografada. O bairro “cartão postal” de Estrasburgo, onde moravam antigamente os artesãos, é entrecortado por canais navegáveis e ruas estreitas margeadas por casinhas em enxaimel com floreiras nas janelas. É realmente encantador e está sempre lotado de turistas.

Ainda colabora com seu sucesso o fato de ter muitos restaurantes que servem a deliciosa culinária da Alsácia, e lojinhas com souvenirs irresistíveis.

albv_ale124

No mesmo bairro, é possível acessar a Barragem Vauban, uma antiga represa que fazia parte do sistema de defesa da cidade que se fosse atacada permitiria alagar algumas partes da cidade. Sua varanda no último andar, oferece uma das vistas mais bonitas da cidade.

place-gutenberg

As praças de Estrasburgo são lindíssimas, principalmente a Gutemberg, bem no centro da cidade que como a maioria das praças francesas possui um lindo carrocel que encanta crianças e adultos e frequentemente tem apresentações musicais muito talentosas.
Nosso apartamento ficava a dois passos da praça e era sempre um prazer passar por ela pra comprar um crocante croissant.

1c0726ad-7a16-41c1-955e-d031efa0fbc6

Ao lado da catedral, fica um prédio mais antigo da cidade de arquitetura deslumbrante a Maison Kammerzell  onde hoje funciona um restaurante que não vale o que cobra, sorry.

Straßburg_Palais_Rohan_vom_Münster_2

Do outro lado da catedral, está o Palácio Rohan, construído em 1741, em arquitetura barroca, abriga três museus muito interessantes que valem o preço.

batorama-landing

O Palácio Rohan fica bem em frente ao porto onde você compra os tickets para o passeio de barco pelos canais de Estrasburgo. Bem, nós fomos pra comprar porque achamos que seria um bom programa mas desistimos. Explico: os barcos são cobertos e fechados quando chove. E você compra o ticket e fica sentado no seu lugar. Não há espaço para você levantar para fotografar. Durante todo o percurso é necessário usar um fone para escutar as explicações e rezar para sentar em uma das janelas para que possa fotografar.
No nosso caso, estava chovendo e as janelas/com teto transparente estavam fechadas e embaçadas. Além disso o barco estava lotado e só poderíamos sentar no centro, longe das janelas, então abortamos o passeio por achar que veríamos muito pouco da cidade.
Mas acho que se você for no verão, quando as janelas estiverem todas abertas, sentar nas janelas para poder fotografar e não se importar em ficar 1 hr ou 1e1/2 hrs, escutando no áudio guide explicações de um cenário que passa bem devagarinho, pode ser uma boa!

Caso contrário faça como nós,  abandone a ideia e saia batendo pernas conhecendo, fotografando e curtindo a cidade.
Estrasburgo tem muito mais atrações legais, como a Place Kleber, a igreja St Tomas, e lojas de queijo e confeitarias irresistíveis mas o programas mais legal é caminhar ao largo dos canais do rio III. Tudo fica perto e ao alcance das suas perninhas. Não precisa de carro nem de barco pra conhecer a cidade.

7f2ec318-0981-4240-8a96-8f00852c5cdc

Para nós, Estrasburgo foi uma incrível e deliciosa surpresa, passamos lá dias maravilhosos curtindo tudo até mesmo a chuva e o frio.  Se você for à Alsácia, não faça como eu na minha primeira vez que deixei Estrasburgo de fora, ao contrário comece por lá! E garanto que vai ser amos à primeira visita!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s