Estrasburgo, a francesinha que fala alemão!

canal-na-cidade-de-estrasburgo-na-franccca7a

Estrasburgo ou em francês, Strasburg é a cidade que mais me surpreendeu na última viagem, por sua beleza, seus contrastes e sua alegria.

15bfe31d-56fa-44e1-9b29-bc01a728910f

E me arrisco até a dizer que é uma das cidades mais bonitas da França. E não sou só eu que pensa assim porque a cidade é um dos destinos mais procurados da Europa.
Como você pode notar, me apaixonei pela cidade assim que coloquei os pés nela, apesar do clima terrível com que ela nos recebeu! Enfrentamos muita chuva e frio mas valeu cada minuto.

1fb97cc3-cd02-403a-87ed-ecb5b2eac8e3

Talvez porque tenhamos tido muita sorte com o apartamento que alugamos pelo airBnb, que era uma delícia e super no centro, ou mesmo o fato de termos chegado na cidade num dia de feriado na vizinha Alemanha, e a cidade estar agitada e festiva, enfim, o fato é que foi paixão à primeira, segunda e terceira vista.

Estrasburgo, a capital da Alsácia, fica na fronteira da França com a Alemanha, no lado esquerdo do rio Reno, e isso promove uma mistura de culturas e contrastes irresistíveis. Nela por exemplo você pode comer desde Foie Gras até chucrute, pode também observar arquitetura medieval ao lado da enxaimel, pode escolher entre deliciosas cervejas e o delicado vinho riesling da Alsácia, enfim, o melhor dos dois mundos.

424b20d4-e075-4980-ba77-5f7d7a4d8d81

Estrasburgo, por estar na fronteira já foi cobiçada e dominada por vários povos, e isso só enriqueceu sua história, mas obviamente gerou muitos conflitos. Pense em uma cidade que originalmente era celta, depois foi tomada pelos romanos para servir de posto de abastecimento do seu exército, depois foi capturada por uma tribo germânica, também esteve envolvida na reforma protestante e ufa…… finalmente ficou com os franceses! É praticamente um caldeirão cultural!!! E Olhem que resumi bastante e ainda nem mencionei as disputas que ela sofreu na segunda guerra mundial, em que alemães e franceses lutavam nela e por ela.
Claro que a história da cidade é longa e interessante, mas obviamente que não cabe aqui eu detalhar tudinho, até porque nem todos os leitores gostam de história como eu, então vamos ficar no básico só para contextualiza-la.

20190518_1336181-copia

Desde 1979 Estrasburgo ganhou status internacional quando a União Europeia instalou na cidade o Parlamento do bloco, e trouxe a modernidade à uma cidade basicamente medieval.

ccc5c99a-e0ba-4356-be7f-e64498c87631

Mas apesar da idade, Estrasburgo é jovem com a segunda maior população estudantil da França, suas ruelas tortas, monumentos antigos e o centro histórico estão sempre em ebulição, lotados de jovens e turistas curiosos.

863aa395-b77d-4632-89b2-4e2c6554c925

A cidade é recortada pelo rio III, um afluente do rio Reno que serpenteia lindamente entre suas ruas, fazendo ilhas e desenhando cenários deslumbrantes. A maior delas e a mais interessante é a Grande île, mas sobre ela e suas atrações, nos falaremos na próxima semana.

26304ccc-a205-483d-a60e-1c6d50261343

Por agora, posso dizer que Estrasburgo é um contraste vibrante e não só fisicamente, mas também no jeitão de ser e viver. Uma cidade com organização germânica onde as pessoas curtem o savoir affair francês, merece ser visitada, não é?
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s