O germânico Castelo Schwetzingen!

f6696655-b9f0-493c-b38f-562b8c8b9e9f

De saída já vou explicando o título: é preciso salientar o “germânico” porque amigo leitor, os monumentos alemães são muito diferentes em estilo da maioria dos monumentos Europeus,e é necessário entender as características culturais do povo alemão.
Mas, estávamos nós em Heidelberg, como vocês já sabem, e todos as pessoas que encontrávamos, inclusive no Info da cidade, nos aconselharam conhecer o Schloss Schwetzingen que pertinho ( 15 min) do centro da cidade e é o mais lindo castelo da região chamado de “Versailles do Platinado”, então, lá fomos nós.

009a58ae-5c84-4398-93c8-4868cd45b54f

Na verdade, o castelo fica na cidade do mesmo nome: Schwetzingen, uma pequena e fofa cidade que fica na região de Baden-Württemberg, que é chamada de Palatinado por ficar perto da floresta do Palatinado. Ficou confuso? Deixa pra lá., não é tão importante.

b4ce1ade-2fef-4880-9686-64b4208b7fa9

O que importa mesmo é que o príncipe Carl Theodor von der Pfalz resolveu ampliar a residência de caça dos seus antepassados e transforma-la na em uma residência de verão, como uma “pequena Versailles”.
Dizem que ele ampliou a residência para sua amante, mas isso é fofoca de castelo kkkkkk

bbf98b23-9072-42fc-a49c-742f642db24f

O príncipe chegou muito perto de Versailles devo admitir, e seus jardins são tão magníficos que valem sozinhos a visita.

 São imensos, harmoniosos e “democráticos”, porque se você aguentar andar bastante, vai poder observar, em cada canto uma influência.  Deste modo, é possível ver jardins franceses, com fontes e chafariz ( tipo Versailles), jardins de influência inglesa, jardins turcos que cercam uma linda mesquita, jardins romanos com imagens romanas, e muitas galerias floridas que eu já tinha visto no castelo de Schönbrunn em Viena.

Nós tivemos muita sorte e mesmo em um dia chuvoso, o sol apareceu para que pudéssemos passear e curtir o jardim. Deu até pro maridão testar o novo drone para fotografar, porque o castelo não fica muito lotado de turistas como outros tantos que já conheci, então a visita é muito relax e sossegada.

Obviamente que não conhecemos o jardim inteiro. Calculo que seja necessário um dia inteiro para isso e não dispunhamos desse tempo além do mais, como já disse, o clima não estava “dos melhores”, mas vimos o suficiente para nos encantarmos.
A visita aos jardins é grátis, você só paga pra visitar o castelo, então aproveite e fique só nos jardins. Kkkkkkkkkkkk
Sinto muito, mas é a verdade e eu não poderia dizer diferente.

O castelo tem uma arquitetura rococó, linda e talvez por ser mesmo muito parecido com Versailles, crie uma expectativa enorme que decepciona. Muito.
Compramos uma visita guiada em alemão!!!! Porque só tem em alemão, fazer o que, né? Esperamos um tempão pela visita e ficamos mais ou menos 2 hrs de pé escutando lero- lero em alemão que não servia pra nada. E ainda é proibido bater fotos!!!!!
Mas isso não foi o pior. O pior é que o castelo por dentro é pobre, quase espartano, com pouquíssima mobília de época, muita cópia mal feita, salas mal iluminadas e claustrofóbicas, sem nenhum atrativo.
Bem, nós sabíamos que um castelo germânico não seria como um francês, ou um austríaco que esbanjam luxo, mas o nosso pobre Schwetzingen, era muito sem graça!
Foi decepcionante mas foi. Serve de experiência e serve pra alertar a você, amigo leitor.

Se você for “pra aquelas bandas” visitar o castelo, fique nos jardins e depois saia pelas ruazinhas de Schwetzingen para conhecer a linda cidade e aproveite para almoçar a autêntica culinária alemã, acompanhada de deliciosa cerveja.

Nós almoçamos num restaurante em frente a praça do castelo ( tem muitos ), e pra nos consolar da visita no castelo ainda comemos um maravilhoso apfelstrudel. E ficou tudo bem.
O Strudel, a cidade fofa e os jardins valem a visita à Schwetzingen!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s