Eguisheim, a vila mais bonita da França!

b7c451eb-96d6-4d22-9fef-1de39546c8d9-2

Voltamos a visitar a Alsácia, uma região vinícola que fica entre a França, Alemanha e Suíça. Estivemos na região muito rapidamente à 18 anos atrás, e achávamos que a Rota dos Vinhos da Alsácia merecia uma visita com mais tempo e tínhamos razão.
A Alsácia é uma região da França encantadora e a Rota dos Vinhos especialmente diferente do resto do país.

Desta vez, passamos mais tempo na região e visitamos além da Rota dos Vinhos, a cidade de Estrasburgo, sua linda capital, e Colmar uma das cidades mais visitadas da região.
Mas hoje, vamos falar sobre Eguisheim, pra mim, a vila mais linda da Rota dos Vinhos da Alsácia!

1d5374ebe56118940441907d25fbc7c8-1

Já tínhamos conhecido Eguisheim em outra visita à região, tendo inclusive falado sobre ela aqui mesmo no blog, mas agora, com mais tempo dedicado à cidade, penso que seu espaço no blog também merecia ser ampliado.

img_0941-2

Eguisheim, não passa mesmo de uma vila, aliás, uma linda vila com apenas 1735 habitantes afortunados por viverem naquele lugar que mais parece saído de um conto de fadas.

951f2b3a-ce65-4486-8c7b-b02c03d59a93-2

A comuna francesa foi fundada em 1548 e parece que os anos não passaram lá, por isso ela é tão encantadora. Dizem, que o Papa IX nasceu na região, supostamente no castelo de Eguisheim e há uma estátua em sua homenagem na praça principal, a Place du Château, onde também há uma das maiores fontes da região. Ao lado do castelo a pequena e encantadora igreja tem o interior todo colorido.

img_0923-2

Aliás, a cidade é inteira colorida e florida,  talvez esse seja o maior encanto da vila. As casinhas enxaimel coloridas, construídas umas coladas as ouras, muitas vezes totalmente tortas e inclinadas, desafiando a gravidade, em forma de espiral em volta da praça principal.

E pra completar o charme, com enormes ninhos de cegonha construídos em estruturas de ferro nos telhados oblíquos. Inesquecível, você observar aquele pássaro enorme sobrevoando a cidade.

img_0937-3

Em 2013, Eguisheim foi eleita a Ville Péféré des Français ( Vila preferida dos franceses) e também foi eleita a Ville Fleuri 4 por ser uma villa florida, e claro isso aumentou muito o turismo na região.

img_0869-2

Eguisheim tem mais de 800 acres de vinhedos e é conhecida como o berço da vinicultura da Alsácia então, não deixe de provar e/ou comprar seus vinhos feitos com uvas Reisling, Pinot Gris e Gerwurztraminer. Vale à pena.

recipe-image-legacy-id-373549_10-1

A pequena vila tem uma ótima infraestrutura turística, com info, restaurantes e hotéis e é programa pra 1 dia aproveitando pra almoçar uma deliciosa quiche Lorraine, típica da região, acompanhada com seu suave vinho branco. Num dia de sol, com a explosão de cores estampadas nas floreiras e nas casas, é inesquecível!
Eu, não consegui esquecer e quis muito voltar, acho que você também vai querer!

Bye!

4 comentários sobre “Eguisheim, a vila mais bonita da França!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s