Voltamos a visitar a Alsácia, uma região vinícola que fica entre a França, Alemanha e Suíça. Estivemos na região muito rapidamente à 18 anos atrás, e achávamos que a Rota dos Vinhos da Alsácia merecia uma visita com mais tempo e tínhamos razão.
A Alsácia é uma região da França encantadora e a Rota dos Vinhos especialmente diferente do resto do país.
Desta vez, passamos mais tempo na região e visitamos além da Rota dos Vinhos, a cidade de Estrasburgo, sua linda capital, e Colmar uma das cidades mais visitadas da região.
Mas hoje, vamos falar sobre Eguisheim, pra mim, a vila mais linda da Rota dos Vinhos da Alsácia!
Já tínhamos conhecido Eguisheim em outra visita à região, tendo inclusive falado sobre ela aqui mesmo no blog, mas agora, com mais tempo dedicado à cidade, penso que seu espaço no blog também merecia ser ampliado.
Eguisheim, não passa mesmo de uma vila, aliás, uma linda vila com apenas 1735 habitantes afortunados por viverem naquele lugar que mais parece saído de um conto de fadas.
A comuna francesa foi fundada em 1548 e parece que os anos não passaram lá, por isso ela é tão encantadora. Dizem, que o Papa IX nasceu na região, supostamente no castelo de Eguisheim e há uma estátua em sua homenagem na praça principal, a Place du Château, onde também há uma das maiores fontes da região. Ao lado do castelo a pequena e encantadora igreja tem o interior todo colorido.
Aliás, a cidade é inteira colorida e florida, talvez esse seja o maior encanto da vila. As casinhas enxaimel coloridas, construídas umas coladas as ouras, muitas vezes totalmente tortas e inclinadas, desafiando a gravidade, em forma de espiral em volta da praça principal.
E pra completar o charme, com enormes ninhos de cegonha construídos em estruturas de ferro nos telhados oblíquos. Inesquecível, você observar aquele pássaro enorme sobrevoando a cidade.
Em 2013, Eguisheim foi eleita a Ville Péféré des Français ( Vila preferida dos franceses) e também foi eleita a Ville Fleuri 4 por ser uma villa florida, e claro isso aumentou muito o turismo na região.
Eguisheim tem mais de 800 acres de vinhedos e é conhecida como o berço da vinicultura da Alsácia então, não deixe de provar e/ou comprar seus vinhos feitos com uvas Reisling, Pinot Gris e Gerwurztraminer. Vale à pena.
A pequena vila tem uma ótima infraestrutura turística, com info, restaurantes e hotéis e é programa pra 1 dia aproveitando pra almoçar uma deliciosa quiche Lorraine, típica da região, acompanhada com seu suave vinho branco. Num dia de sol, com a explosão de cores estampadas nas floreiras e nas casas, é inesquecível!
Eu, não consegui esquecer e quis muito voltar, acho que você também vai querer!
Bye!
Maravilhoso! Que aspecto tão pitoresco! 🙂
CurtirCurtir
Ola Miguel! É mesmo uma cidade muito pitoresca! E lindinha! Vale à pena conhecer! Abçs
CurtirCurtir
Ah amiga adoro teus textos e tuas dicas ❤️Boa viagem divirtam-se , já achei onde ir ano q vem kkkk .
CurtirCurtir
Uau!!! Que legal! Adoro receber feed back e saber que contribuo com informações para lindas viagens dos meus leitores amigos e ainda saber que consigo passar toda a emoção de conhecer lugares diferentes! Obrigada por suas palavras! Abçs
CurtirCurtir