Edimburgo, a capital gelada da Escócia!

_MG_1459

Gente, passei frio na Escócia! E olha que fui em maio, não era inverno, mas não há como negar, que o clima na Escócia é inóspito mesmo.
Então, já que contei sobre as Highlands no post anterior, resolvi continuar na Escócia pra contar mais sobre aquela terra de clima difícil mas encantadora.
Edimburgo é a capital da Escócia mas não é sua maior cidade, a maior cidade é Glasgow. Visitei as duas cidades, mas achei Edimburgo mais charmosa. Talvez porque carregue muita história na sua cidade velha ou Old Town.

Edimburg é compacta, com cerca de 500 mil habitantes, divide-se em cidade velha e cidade nova e é fácil conhece-la à pé.
A cidade nova tem uma arquitetura vitoriana, muito chique e abriga famosas lojas de marcas, e ótimos restaurantes modernos. Já a cidade velha, que atrai os turistas para a região tem arquitetura medieval e monumentos históricos imperdíveis.

Na Old Town  estão, o Castelo de Edimburgo, a Catedral de St Gilles, o Museu Real da Escócia, o Palácio Holyrood, a Universidade de Edimburgo e a Royal Mile, artéria principal da cidade.  Já dá pra imaginar onde foquei minha visita, né?

_MG_1457

O Castelo de Edimburgo é uma antiga fortaleza que fica no alto de uma colina, assentado num extinto vulcão chamado Castle Rock. O castelo domina toda a silhueta da cidade. Obviamente foi construído no alto exatamente por esse motivo.

O imponente castelo que abriga as joias da coroa da Escócia e a Pedra do Destino, usada na coroação dos governantes escoceses, teve uma história conturbada. Mesmo passando por muitas guerras, o castelo sofreu com as disputas de poder mas conserva sua arquitetura medieval e sua importância histórica até os dias atuais.

A portaria que foi acrescentada em 1888, está flanqueada pelas estátuas de Robert de Bruce e William Walace, heróis que fazem parte da história das guerras de independência da Escócia.

_MG_1450
Descendo do castelo a enorne  avenida  que se apresenta é a Royal Mile que tem no outro extremo o Holyroodhouse.

enterance

O Holyroodhouse é um palácio inglês, bem diferente do anterior. Pertence a coroa Britânica e é a casa da rainha quando ela se encontra na Escócia. É permitida a visita guiada à alguns  ambientes quando a família real não se encontra no palácio, então, se você nunca visitou um palácio da realeza Britânica, esse valeria à pena.

Mas o mais interessante na Royal Mile, é o durante, não o fim. Quero dizer que há muitas coisas interessantes na famosa avenida. Muitas lojinhas de produtos típicos, muitas destilarias vendendo o famoso whisky e muitos pubs. O legal é caminhar sem pressa, entrando em todas as portas que prometem coisas interessantes.

_MG_1426

A Catedral de St Gilles tem uma arquitetura medieval que impressiona mesmo por fora e por dentro lembra muito aquelas igrejas que a gente costuma ver nos filmes: simples e imponente.
Além disso, se sobrar um tempo, eu visitaria o Museu Real e a Universidade. Nessa ordem. São exemplares da arquitetura escocesa e tem muita coisa interessante pra mostrar.
Edimburgo é uma cidade cinza. Quase não há cor na cidade e o clima torna tudo mais misterioso. Se você quiser conhecer mistérios mesmo, há uma rede de tuneis antigos que são abertos à visitação, mas na boa? Não há necessidade.

_MG_1453

Já existem mistérios e lendas suficientes na superfície. Algumas de arrepiar! Principalmente sobre os becos onde penderam pra morrer os contaminados pela peste negra que assolou a cidade.
Eu adorei Edimburgo! A cidade me lembra heróis escoceses, tradições e clãs! Não é à toa que é Patrimonio da Humanidade.

É muito alegre e cheia de jovens atraídos pela fama da sua universidade e claro, onde tem jovens, tem boa bebida, boa comida e  boa música.
Então, apesar de cinza, Edimburgo me encantou com sua história e mistérios!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s