Highlands, o mistério das terras altas da Escócia!

_MG_1587

Estive na Escócia já faz um bom tempo. Posso até não lembrar mais de alguns detalhes, mas as emoções ficam e não posso deixar de compartilha-las.
Highlands é o lugar das tradições escocesas. As terras montanhosas cortadas por lagos profundos, abrigam uma raça de gado diferente, (com franjas), e produzem o delicioso whisky tão desejado no mundo._MG_1553

Nas Highlands, a Escócia é aquela que você vê nos filmes de William Walace, o herói nacional e eu tinha muita curiosidade em conhece-la.

_MG_1558

Inverness é a principal cidade das Highlands, como chamamos as terras altas da Escócia. Penso que talvez as Highlands sejam o lugar onde a Escócia é aquela que você vê nos filmes.

_MG_1564

A cidade pequena (60 mil habitantes) é o centro político das Highlands, e merece pelo menos uma visita, para conhecer sua arquitetura encantadora e suas pontes que cortam a cidade com graça e beleza.

_MG_1589

 Inverness  fica no delta do rio Ness ( aquele do monstro), quer dizer, lembrando das aulas de geografia, é onde o rio desagua no oceano atlântico.
É muito fácil conhece-la caminhando, até porque suas igrejas e pubs ficam nas ruas centrais que mesmo em dias movimentados é muito calmo.

Mas algumas atrações precisam de carro, ou passeios comprados, como por exemplo, se você quiser pisar no último campo Britânico de batalha homem a homem. A leste de Inverness fica Culloden Mor, local da batalha envolvendo o filho do rei JamesII, Ronie Prine Charles. Na batlha de Culloden  em 1746, seus seguidores tentaram depor o rei George II protestante e falharam. A área é protegida pelo National Trust of Scotland  e no seu centro de visitantes, uma exposição interativa muito interessante, conta que a batalha não durou mais que uma hora, mas foi o suficiente para afetar não apenas as Highlans mas todo o Reino Unido.
Gostaria de fazer um parênteses para explicar que na minha visita à Escócia,  percebi que todos os conflitos entre a Gran Bretânha e a Escócia se resumem à religião.
Eles brigaram o tempo todo, disputando quem deteria o poder, mas essa escolha esbarrava sempre em seria essa pessoa católico ou protestante? E assim foi por anos. Disputas entre Elizabeth e Mary, ou entre James e Geoge sempre foram motivos para batalhas. E nos dias de hoje, apesar de pacificada, a Escócia, tal como a Irlanda, tem o Reino Unido como um espinho atravessado na garganta.
Suas cédulas monetárias, apesar de ter o mesmo valor que a libra, trazem a rainha Mary estampada ao invés de Elizabeth. Eles aceitam a libra, mas não a consideram sua moeda. Também dizem que falam Scottish ao invés de English. E creia-me, é difícil entendê-los.
Voltando à Inverness, outra atração que necessita carro, é a visita ao Fort Geoge. Construída pelo rei para intimidar escoceses, o Fort serviu ao  exército britânico por mais de 250 anos e ainda hoje serve de abrigo à um batalhão de infantaria. Suas muralhas, capela da guarnição e cemitério de cães, são mantidos pelo Históric Scotland. O Fort também é a casa dos Highlands.

Castelo-de-Inverness

Ainda em Inverness, dois castelos merecem a visita:  o Cawdor Castle, com conexões literárias  na peça Macbecth e o Inverness Castle um enorme castelo em tijolos vermelhos que ocupa uma posição estratégica no delta do rio Ness.
Em Inverness você pode provar a autêntica comida highlander mergulhando na cultura gaélica participando de uma tradicional Ceilidh, um encontro social envolvendo música e dança folclórica. E comida, obviamente. No centro de Inverness o pub Hootannany’s , é famoso pelas Ceilidh tradicionais.

Inverness é a casa dos highlanders e lá você sente a velha e tradicional Escócia. Gelada, ventosa mas acolhedora e amigável. Os descendentes dos highlanders gostam de whisky ( com razão) e são muito receptivos( talvez por causa dele), mas são incríveis e tem uma bagagem cultural riquíssima.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s