Muscat, a poderosa capital de Omã.

b2236970-bced-4401-9986-7a72cf3cc284

Conhecer Muscat me fez admirar ainda mais a cultura árabe, porque a capital de Omã, é uma pequena joia que representa tudo que a cultura árabe tem de bom.
Pra começo de conversa, Omã é um Sultanato, governado por um Sultão, que é um regime totalmente diferente dos que existem na região dos Emirados Árabes.
Os sultões tomam o título mas a sua aceitação, depende do conjunto das tribos que dão suporte. O uso do título faz transparecer uma vontade de parecer diferente, Omã por exemplo, quer distinguir-se dos seus vizinhos (os emirados) e dar personalidade a sua importante história.
bigstock-muscat-oman-january-254882932-1-820x400Os sultanatos são raros e hoje em dia, no mundo existem somente 2 deles: Brunei e Omã. Até porque é um regime totalitário difícil de manter até mesmo em regiões pequenas. E olhe que o sultão manda pra caramba!!!!

3151591355f5451780c542552dc2bcca09c21d73

Tudo em Omã, absolutamente tudo, funciona como e quando o sultão quer! Mas diferente do que se poderia supor, a população não vive oprimida. Ao contrário, o sultão ou sultanato de Omã, usa o poder EM FAVOR do povo, PARA o povo e PELO povo. Dessa maneira, o povo adora, ama e venera o sultão.
Ele zela pelo povo, proporciona tudo o que o povo precisa e age como um pai e obviamente que a população é grata. Claro que a vontade dele é soberana, mas quem vai se queixar de ter escola, habitação e emprego dado pelo governo? Porque é isso que acontece em Omã. Percebi que é fácil viver em Omã, se você nasceu lá. Estrangeiros não tem as mesmas benesses! Como também não tem facilidades aqueles que decidiram sair do sultanato e casar com estrangeiras, aí, meu caro, o sultão não facilita. Kkkkkkkk

1200px-muscat_gate_museum

Muscat é uma das cidades mais seguras do mundo ( quem vai se arriscar com o sultão?), a despeito de ter vizinhos violentos como o Iêmen ( lembra dos piratas do mediterrâneo?), pois segurança é um assunto sério para o sultão.
Assim como a música, a estética e o fornecimento de água.

Mapa-Golfo-de-Oman

Muscate ou Mascate é uma cidade portuária que fica no Golfo de Omã, cercada por montanhas e deserto e é linda! A cidade tem muitos edifícios modernos, que não são altíssimos como os de Dubai, porque o sultão acha que esteticamente “polui” a visão, (ponto pra ele).

Não é difícil conhecer Muscat, e a cidade tem muitas atrações interessantes.  A nova Muscat,  que fica na zona oeste da cidade é moderna e tem vários prédios sofisticados, a lindíssima ópera ( porque o sultão gosta), avenidas largas e shoppings luxuosos e ótimas praias .

O Ruwi é o coração pulsante de negócios da cidade e tem uma grande influência indiana e Mutrah na zona velha tem o melhor souk que encontrei no oriente médio. Enorme, variado, com preços super acessíveis, o souk fica na avenida litoral, bem fácil de achar. Reserve tempo pra “se perder” nas muitas ruas internas.

No extremo oposto da cidade fica a cidade velha onde estão os fortes Al Jalali e Al Mirani além do belíssimo Palácio Al Alam

Oman-Muscat-Sultan-Qaboos-Grand-Mosque-interior

Imperdível a visita à maginífica Grande Mesquita Sultan Qaboos. A mesquita consegue ser ao mesmo tempo imponente e acolhedora. Moderna, a mesquita é revestida de mármore, tem um domo de 50 m e muita tapeçaria persa.

muscat-oman-6da6c97a2c92

Meu programa favorito depois de gastar horas no souk Mutrah seria sentar na Corniche, que é uma esplanada à beira mar, e observar a vida de Muscat passando pelos meus olhos.  A Corniche é um lugar lindo onde todos se encontram.

Muscat não é um destino muito popular, mesmo eu, que  costumo pesquisar os destinos por onde vou me aventurar, não tinha grandes expectativas a respeito da cidade e me surpreendi bastante. Principalmente pela modernidade da cidade que chega a possuir muitas dessalinizadoras da água do mar para poder ter autonomia em uma área onde a água é um bem precioso.
Você se sente seguro e acolhido em Omã e mesmo que não seja seu único destino, merece ser uma “esticada” quando visitar os Emirados. Eu adorei.
Bye

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s