Japão, um país delicado!

3009_01

Parte III

 Tokyo é uma cidade plural, com hábitos e costumes pessoais muito diferentes que são diferentes também entre cidades grandes e pequenas, como no Brasil, mas algumas características são comuns aos japoneses em geral e igualmente estranhas à nós ocidentais.

unnamed1-min

É muito comum você encontrar as pessoas usando máscaras cirúrgicas nas ruas, por exemplo, algumas até usam luvas. Não chega a ser uma unanimidade, mas é muito comum mesmo. Claro que perguntei a Sarah o porquê disso e ela me respondeu que as razões variam de pessoa pra pessoa.  Em primeiro lugar vem obviamente a obsessão por limpeza dos japoneses. Tudo precisa ser asséptico porque eles tem muito medo de contaminação e/ou doenças então, máscaras os mantém a salvo ( ou pensam que sim).

pele-rosto-coreana-0218-1400x800

Outro motivo é a pele clara que possuem e que facilmente fica manchada ao sol. Aquela pele clarinha deles é mantida sempre intocada mesmo que seja as custas de muita maquiagem que costumam usar também. Ao contrário da Europa onde todos procuram um lugar ao sol, o japonês foge dele como um vampiro.
Dizem também que as japonesas usam a máscara quando tem preguiça de fazer maquiagem, porque nesse caso só precisam maquiar os olhos.

Máscaras-decoradas

Enfim, eles têm ou usam muitas razões para usar máscaras, tanto que virou uma peça fashion e nas ruas é comum você ver máscaras coloridas, estampadas ou as duas coisas juntas.

maquiagem-17

E isso nos leva a outro habito estranho deles: o gosto por usar adereços! Os japoneses, principalmente as mulheres, costumam usar adereços, tipo laços, bobes de cabelo, pulserias,  colares, cílios postiços, cabelos colorido ( ta, isso não é adereço) colares e muitos metais. Mas o estranho quando se observa é que eles usam tudo junto, ao mesmo tempo,( principalmente os adolescentes) montando figuras estranhíssimas, parecendo um pinheirinho de Natal.

adbfa84e2bb1de2f55126b65672f82cd

Depois de alguma observação, percebi que esse hábito passa pela necessidade de se diferenciar! Porque é possível observar que eles se parecem muito. Se você olhar numa calçada lotada, como é comum lá, normalmente eles são incrivelmente parecidos!
Então, penso que venha daí a necessidade de ser “diferente”. Faz sentido não?
Bom, já falamos mais um pouco sobre os curiosos e encantadores hábitos japoneses, vamos deixar mais para outro post.

Agora vamos falar um pouco sobre a superlotação da cidade.

Amigos, Tokyo está sempre cheia de gente! Em todos os lugares, por onde você anda ou olha, ta sempre lotado, tanto que até um cruzamento é atração turística! Ele fica em Shibuya, um bairro muito famoso, movimentado e animado. Estive lá por pura curiosidade, e vou contar: foi difícil atravessar e/ou fotografar! É uma loucura!

Perto desse cruzamento que eles consideram a “Times Square” do Japão, está a “estátua” do cão akita,  (aquele cachorro do filme “Sempre ao seu lado”), que no Japão chama Hachiko e ao seu lado está o “vagão” representando o trem que trazia seu dono e que nunca voltou.
Gente, tem fila pra tirar foto com a “estátua do cão”. Sério.
Mas também, devo dizer que em Tokyo tem fila pra tudo, porque parece que sempre tem muita gente para o espaço.

 No bairro de Harajuku, conheci uma rua de pedestres, chamada takeshita dori  com um comércio incrível, que estava tão lotada que ficamos presos num engarrafamento de gente!!!! Não conseguíamos nos mover pra frente ou pra trás!! Foi incrível!
Claro que nossa querida Sarah, conseguiu achar um jeito de nos tirar dali, e nos levou pra almoçar num delicioso e “escondido” restaurante japonês, mas foi mesmo inusitado!
O metrô, também nunca está vazio. Claro que algumas estações ficam mais lotadas que outras, mas no geral, tem sempre muito mais pessoas do que estamos acostumados a ver.

Tokyo faz você se sentir numa roda viva! É alucinante andar pelas suas ruas tão cheias com tantas pessoas correndo de um lado pra outro com pressa. Mas posso garantir que é empolgante assistir aquele core-corre!
Bye!

2 comentários sobre “Japão, um país delicado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s