Japão, um país delicado!

00206956

Parte II

Religiões e templos

O Japão é um país de muitas religiões ( ou seitas ou filosofias) mas as mais importantes são o Xintoísmo e o Budismo.
Falando de uma maneira bem simplista, pra você entender, o Xintoísmo venera (ou adora ou cultua) a natureza. Tudo que é harmônico com o natural e principalmente sinceridade no coração do ser humano, são dignos de adoração. O Xintoísmo está quase sempre ligado à família Imperial. Simpatizei muito com ele.

4b5900af-38c0-489e-a786-d080c6eea13eJá o Budismo adora os antepassados, a tradição e os ensinamentos de Sidarta  ( Buda) que acredita que o caminho para a libertação está na consciência do ser.
As duas filosofias tem templos lindíssimos em Tokyo, e pudemos visitar alguns deles.
Claro que os templos também são pontos turísticos muito visitados e por isso estão sempre lotados de turistas, então, prepare-se para lutar por espaços para tirar suas fotos.
Vamos falar de dois deles:

Templo Budista Senso-Ji

182b44a4-8318-45e7-9776-29a34880c4b5

O mais espetacular de Tokyo, fica no bairro de Asakusa e é o mais antigo, e mais visitado da cidade.

Logo na entrada, tem um portão enorme que chama Portão do Trovão ou Kaminarinon com uma enorme lanterna de papel.  Atrás do portão, tem  a Nakamise-dori, uma rua repleta de lojinhas de souvenirs e amuletos que eu aconselho deixar pro final, porque é facinho você esquecer da vida por lá.

016dec91-d528-436b-971d-f17fc2085516

No final da rua, encontramos além do Pagode de 5 andares, o segundo mais alto do Japão, o suntuoso Pavilhão principal. Nele você pode acender incensos, comprados na banca ao lado. Manda o ritual que você espalhe a fumaça pelo seu corpo pois ela tem efeito curativo.

Existem muitos outros rituais que você pode praticar nos templos que você visita, e no Senso-Ji não é diferente. Vai depender do seu tempo, e sua fé.
Eu, como não sou uma grande conhecedora ou praticante das filosofias, achei particularmente  incômodo o “fumaçê”, mas isso vai de cada um.

 Santuário Xintoísta MeiJi

17c77690-b3c1-4f81-8909-7957114628cb

Localizado no meio de um lindo parque no bairro de Shibuya, o Santuário é dedicado aos espíritos do imperador Meiji e sua esposa a imperatriz Shöken.
O Santuário é um oásis de calma rodeado de ciprestes no meio de um dos bairros mais movimentados da cidade.

55d97a05-8142-4cac-b83c-7f3d892766c7

Existem várias entradas para o Santuário mas uma se destaca por possuir um enorme Torii, uma espécie de portão de madeira, construção típica do xintoísmo que representa a entrada em território sagrado.

Entrar no Meiji é entrar num universo profundo e mágico. Construído em estruturas de ciprestes o santuário convida a reflexão onde o silêncio é interrompido só pelas badaladas dos sininhos e os murmúrios dos turistas.

462c6166-ddc6-4bf6-a37b-0857bf8958b0

No Santuário você pode praticar todos os rituais comuns nos templos, como lavar as mãos de maneira específica, jogar moedas, fazer desejos bater palmas etc… mas o Meiji tem duas coisas diferentes: uma linda coleção de barris de sake  logo na entrada do parque e uma árvore enorme rodeada de placas de madeiras com pedidos e agradecimentos.

Nós, pudemos também ver muitas cerimônias de casamento nos pátios. Visitamos o santuário num domingo de sol e tivemos sorte em poder observar o ritual diferente.
O ritual parece uma procissão, com os noivos à frente, vestidos tipicamente, seguidos de poucos convidados vestidos casualmente. Ninguém sorri e parece um enterro. Sarah nos disse que é assim mesmo. Ninguém sorri no casamento, não é uma festa como as nossas é tudo levado muito à sério e muito tradicional.

Existem muitos templos e santuários em Tokyo, como em todo o Japão. Uns mais lindos que outros. Todos tem em comum um ar de paz, reflexão e respeito ( apesar dos turistas), mas de verdade, escolha dois ou três que você ache particularmente interessantes ou bonitos ( veja fotos na internet) visite e depois siga para outras atrações. Porque eles se parecem muito e quase me arrisco a dizer que viu um, viu todos.
O Japão é um país de costumes muito diferentes. Ainda tenho muito pra contar sobre esse país tão interessante que me conquistou de forma tão definitiva.
Bye!

2 comentários sobre “Japão, um país delicado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s