A Luxuosa Dubai!

dubaiburjkhalifa

A cidade mais esplendorosa do Golfo Pérsico, encanta logo na chegada. Também pudera, é enorme, dourada, turística e cosmopolita.
Alguém já disse que Dubai é a Disney dos adultos, e olhe, se pensarmos em diversão e atrações, criadas para o turista, onde tudo é bonito, tudo rico, tudo é “o  maior”, “o melhor”, de verdade, é possível dizer que parece muito com a Disney.

1512997740198733001512997740

A cidade tem muita infraestrutura para turismo. Desde o moderno aeroporto ( enorme), aos hotéis deslumbrantes, ótimos shoppings ( o maior do mundo),  largas avenidas, e construções faraônicas.
Mas eu adorei Dubai, com todos os seus superlativos! Me senti numa Disney onde você não consegue escolher “o que vai conhecer hoje”.
Mas vamos falar um pouquinho de informações básicas de história e geografia pra contextualizar você, pra depois dar algumas dicas da cidade, que acho importantes.

img_3384

Dubai é uma cidade/Emirado. Tipo assim: Emirado é o nome que eles dão à país.
Então no Emirado de Dubai tem a cidade de Dubai, deu pra entender? Logo, o Emirado de Dubai, junto com o Emirado de Abu Dhabi e mais outros 5 Emirados formam os Emirados Árabes Unidos (EAU) em 1971.

C7Bn1tGW0AIAX0i

Dubai é uma monarquia absoluta, quer dizer, nada de eleição, quem manda mesmo é o Emir (rei) Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o resto é conversa. A família Al Maktoum controla Dubai desde 1983, e são adorados (ou temidos) pelo povo. Você pode ver fotos da família em todos os lugares.

img_3425

Situa-se no Deserto da Arábia as margens do Golfo Pérsico, e essa geografia, por si só já é muito atraente para nós ocidentais, mas Dubai traz junto consigo o mistério do deserto que sempre povoou nossos sonhos.

Os árabes são muito educados com os turistas e me arrisco até a dizer que são bonitos e charmosos vestidos nos seus kandora ou dishdasha, um camisolão de algodão branco largo. Na cabeça uma ghutra presa por um cordão negro chamado agal protege do sol. As mulheres usam abaya, um camisolão preto de algodão (para não correr o risco de ser transparente), que pode ser usado por cima de suas roupas e um lenço preto chamado shayla cobre a cabeça.  O vestuário árabe foi criado com a intenção de proteger do sol com conforto e cumprir crenças religiosas mas além disso, é símbolo de orgulho e identidade.

27a723a6-36b6-4e0b-929b-125fa971f85d-1
Até nós entramos no clima!

Claro que esse vestuário é usado nas ruas em geral, mas existem muitas variações ricas e finas, e também burcas claro, mas elas não são comuns.

1e3b7681-a604-4f86-9573-0c9448b41d69

Ainda preciso dizer que os cidadãos de Dubai vivem muito bem, com muitas facilidades e empregos criados pelo Emir ( por isso são amados), mas os trabalhadores imigrantes, principalmente do Paquistão e da Índia, não tem tanta facilidade assim. Dizem ( não vi nada), que as condições do trabalhadores da construção civil, são quase sub-humanas, mas aceitam porque veem de condições iguais (ou piores) em seus países.

7cd768bf-ac4c-4ef3-aaf8-1d8eb4f865ff

A ideia que eu tinha de que as mulheres não tem direitos, é equivocada, pois apesar de elas precisarem se cobrir todas, são tratadas como princesas. Mimadas, paparicadas e amadas. Os árabes , principalmente na Arábia Saudita, berço do Islã, costumam ter mais de 1 mulher, em Dubai, não é comum,  mas precisam tratar todas bem, o que é mais do que existe em muitos países, kkkkkkkkkk
Beleza, agora que você já sabe o básico, vamos as dicas importantes pra curtir melhor a cidade.
Dica importante: se você como eu, vai gostar de tomar uma cerveja gelada depois de um dia quente no deserto, fique em um hotel de rede internacional, tipo Novotel, Radisson, Hilton etc…. porque é somente dentro desses hotéis que você vai poder tomar uma gelada.  No resto de Dubai, álcool, nem pensar!
Fiquei num hotel típico, porque era lindo e monumental e…. sem álcool. Foi difícil!

Deslocamento.
Dubai é grande, e não é fácil (nem barato) se deslocar por ela. O eixo principal de turismo é a avenida Sheik Zayed, que é enorme e onde tem o metrô principal. Mas para os turistas, o metrô que interessa fica só nessa avenida, onde você se desloca de um lado pra outro. Acontece que existem muitas outras atrações longe da Sheik Zayed, e daí, meu caro é andar muito e no calor!

SZR

Os hotéis costumam sinalizar (no Booking) que ficam perto da estação do metrô como se isso resolvesse seu deslocamento, não se engane. Você vai precisar se deslocar pra muitos outros lugares que o metrô não cobre. Os taxis não são baratos, mas acabam suprindo essas distâncias.

Dubai_Metro_resources1_16a3106ae13_large

Além disso, eles tem 3 linhas de Sightseeing, que cobrem muitas atrações turísticas, mas as rotas são muito lentas porque são longas. Acho interessante pensar em alugar um carro. Eu não o fiz porque estávamos em 4 e costumávamos “rachar o taxi”, mas depender só deles ( os taxis), fica caro.

Agora que você já está “no clima” de Dubai, no próximo post falaremos sobre as atrações principais da cidade! Não perca!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s