Vietnam, país de gente humilde!

img_8284-1

Gente, desembarcamos para conhecer um pedacinho do Vietnam, e nem me perguntem os nomes das pequenas cidades típicas ( não fomos a capital) que conheci, porque se aprendi algo no país, é que a língua deles é impronunciável e ilegível.

 

Nas placas de rua que eu olhava, juro, tinha acentos em quase todas as palavras e algumas letras com dois acentos!!!!! Ponto de interrogação é acento, apóstrofo é acento, tive a impressão de que há uma fila de acentos esperando pra entrar na frase! É surreal!
O inglês da nossa esforçada guia era quase um dialeto à parte, porque eles tem muita dificuldade na pronúncia! O idioma que falam no Vietnam, além de ser muito diferente, ainda tem vários dialetos! É uma bagunça.
Mas, vamos falar da experiência de conhecer o país e sua cultura, e queria fazer um parênteses: conheci o sul do Vietnam, a parte mais pobre e menos turística. Não por escolha minha claro, e sim porque fazia parte do roteiro do cruzeiro e o país que você normalmente vê nas fotos fica no norte. Tem diferenças bem grandes, como vou tentar mostrar em fotos, com imagens turísticas ao lado das reais, mas bem no fundo, o Vietnam é pobre. Indiferente da região que você visite, a realidade do país é triste, e tenho dificuldade em enxergar só a beleza da paisagem e ignorar a miséria ao redor.

 

Sabem o que me lembra o Vietnam? Aquela música antiga “gente humilde”.
Pensei que encontraria um país se recuperando da guerra, ou pelo menos em desenvolvimento, mas que dó! O vietnamita é miserável! Mas muito, e nem sabe disso! Uma pena!

 

O governo comunista, não proporciona as necessárias condições para se recuperarem da guerra. Isso não interessa à eles. Mantém o povo na miséria, lutando pra sobreviver!
A população em geral não tem acesso nem a carros! O imposto cobrado chega a 200%, então eles andam de motinhos velhas. Nas ruas, as vezes grandes avenidas, é possível ver mais motos e bicicletas do que carros.

img_8213

Foi com o coração apertado que vi perto das 18 hrs, eles saindo dos trabalhos para casa: as ruas parecem um formigueiro! Aquelas pessoas sujas, usando máscara (não sei pra que), nas motos velhas, voando de um lado para o outro me pareceram sem futuro, sem sonhos, só sobrevivendo.
E diferente da Índia, no Vietnam, não é a ignorância ou a religião que os impede de se desenvolverem, ao contrário, eles tem quase 100% de alfabetização, mas ao comunismo, o regime de governo vigente, não interessa progresso. Interessa ao comunismo, o controle do petróleo que se produz aqui e isso os mantém num pós- guerra desolador.

maxresdefault

O Vietnam que vi, é triste de ver! É sujo, é feio e o pior, tem um cheiro ruim com moscas por toda parte. Nem os templos e pagode escapam da pobreza. Obviamente que existem alguns lugares um pouco melhores, mas o que me desolou foi a desesperança que vi nos olhos do povo tão sofrido quanto gentil.
A região ao sul do país é um grande lamaçal, e tem cheiro de lama. Por isso eles plantam arroz! Também criam ostras, em grandes áreas, mas não tive coragem de comer, embora adore as “bichinas” não achei seguro por causa da água onde as criam.

 

img_8269

Almoçamos em um restaurante à beira mar, muito agradável e tomei muito cuidado em escolher o que comer porque eles comem cachorros. Claro que isso pode soar preconceito, afinal, nós comemos vaca, ( só é um bicho diferente) mas confesso que pra mim, foi um pouco chocante vê-los carregando os cachorros em gaiolas como fazemos com galinhas no interior.

img_8206

Infelizmente, não vou mais falar sobre o Vietnan, nem dar mais detalhes das “atrações turísticas” que vi. Foi uma experiência? Foi, triste mas existe! Não é o que desejamos conhecer como turistas, mas foi um aprendizado!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s