A Índia: Cochin!

kochi-india

Gente, sentei com a ideia de falar mal de Cochin e por consequência, da Índia, mas mudei de ideia! Hoje, na hora exata em que o navio tocou a música de partida e começou a se mover, no conforto da minha varanda, consigo ver a Índia como uma experiência bárbara!
Ontem, quando visitamos o centro velho da cidade, passando por ruas estreitas, lotadas de lixo, com carros, prédios, casas e até pessoas abandonadas, sofrendo num calor de mais de 40 graus, uma umidade que colava toda a roupa no corpo, não consegui achar que era uma experiência legal. Confesso!

00000000000000000000 varana

Fiquei chocada com o nível de pobreza, em ver crianças raquíticas dormindo em cima de um pano, cobertas de moscas, cachorros magros, que a muito não comeram e pessoas vendendo tudo, fazendo qualquer negócio para ganhar algum dinheiro foi ruim. Jurei que não voltaria hoje, apesar do comércio deles ser um deslumbre para os olhos.

img-356957-cores-da-india

Então, comprei tudo que me encheu os olhos, as batas coloridas de algodão e seda, os elefantes bordados, a até canetinhas bordadas. Comprei às cegas e com pressa. Chateada com as “atrações” pobres e mal conservadas, heranças dos portugueses e holandeses que a muito não recebem cuidado. Não entrei no mercado de especiarias, por pura má vontade e nem na sinagoga, onde era necessário tirar os sapatos. Céus, quanta ironia! Imagine se no meio de tanta sujeira, os sapatos fariam diferença!

motivos-para-viajar-para-India-d

Enfim, voltei correndo pro ar condicionado e pra comida limpinha e segura! E realmente não saí mais do navio! Minha companheira de viagem, foi mais insistente, tomou um barco hoje para conhecer a parte “mais moderna da cidade” e gostou do que viu!Passei o dia hoje pensando sobre o que eu escreveria da Índia sem desmerecer a cultura do país, e na hora de ir embora, percebi que o que vi aqui, foi uma experiência incrível.

iStock-543179390-e1494619296992

É muito louco você estar no outro lado do mundo, com quase 10 hrs de fuso horário e ter a oportunidade de ver culturas tão diferentes! Obviamente que para os meus valores, a cultura deles é muito atrasada, mas de alguma forma, eles vivem a vida deles, do melhor jeito que conseguem.

india-cultura-religiao

São muito pobres, é verdade, mas o problema maior ainda são as desigualdades! Uma parte da Índia está enriquecendo velozmente enquanto a outra continua na miséria sem chance de se beneficiar com o progresso. Na Índia estão os maiores calls center do mundo, no entanto a população não é beneficiada. É cultural e dificilmente vai mudar! O país é muito dividido em castas, e a ignorância e o preconceito ditam as regras. E inesperadamente eles tem muito orgulho das castas! Não percebem que estão afundados num mar de ignorância que não os deixa progredir. Infelizmente!

COK_01

Mas de qualquer forma, foi um privilégio ver isso! Mesmo culturalmente tão diferente do resto do mundo, a Índia é muito interessante e uma possibilidade ímpar de ver como pessoas tão diferentes, podem no fundo ser gente como nós. Só que com menos oportunidades e mais conformadas.

12

Os indianos são afáveis no trato, e educados de uma maneira geral (menos no trânsito). Tem uma cor fosca, sem brilho na pele e sem brilho no sorriso também e costumam olhar com estranhamento, com um sorrisinho no canto da boca, como se achassem você muito esquisito.  E devemos ser mesmo!

b70acdc03bfc5244894824b7275b472a

Mas fiquei feliz em poder conhecê-los. Hoje, no fresquinho, no limpinho e na segurança, consegui olhar a Índia com olhos mais generosos. Mas antes tarde que nunca, né? Se você vier pra “esses lados”, tente ser mais generosa que eu, e menos preconceituosa, talvez você tenha a oportunidade de conhecer uma Índia melhor que a “minha”!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s