El Escorial!

1_MADRID

Pelo nome não dá nem pra desconfiar sobre o que vamos falar hoje, né? Mas creia-me amigo leitor que trata-se de um monumento espanhol muito bonito e que merece ser visitado.

toledo-and-the-royal-monastery-of-el-escorial-tour-from-madrid_header-4392

Então, El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial, é um complexo que abriga mosteiro, palácio, museu e biblioteca e fica pertinho de Madri ( 45 km), na cidadezinha de San Lorenzo. O nome Escorial  deve-se à antigos depósitos de escória um subproduto de uma ferraria que existia no local.
Poucos turistas conhecem o Escorial ou sequer ouviram falar dele, até porque é proibido fotografar o seu interior, e as poucas fotos que tenho e/ou achei dele, não fazem jus a sua beleza mas vocês podem crer que se estou falando dele aqui, é porque  já estive lá e tenho certeza de que ele merece ser conhecido.
O El Escorial é passeio pra 1 dia e é possível fazer um bate volta de Madri tranquilamente. Nós dormimos em San Lorenzo, que é uma tetéia, porque estávamos voltando à Madri depois de viajar pelo país.

iStock154948192elescorial_2400x800

O monumental complexo foi mandado construir pelo rei Felipe II da Espanha para comemorar a vitória na batalha contra o rei da França, Henrique II e  também para servir abrigar os restos mortais da família real.
O Complexo foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, que destacou a integral conservação do projeto inicial do reinado de Felipe II e das partes construídas posteriormente no reinado de Carlos III.
A visita pode ser agendada  com guias, pode ser feita usando áudio-guides e também pode ser feita sozinha, só guiada pela curiosidade. Eu prefiro os áudio-guides, porque são práticos e não corro o risco de pegar um guia “apaixonado” por história que fica 3 horas em frente à um quadro. Pronto falei.

A biblioteca do Escorial, foi pra mim, um espetáculo inesquecível! Lindíssima, enorme com mais de 54 metros na nave central, piso de mármore e arquitetura renascentista com direito a afrescos no teto, ela é impactante!

escorial2

Felipe II se empenhou pessoalmente no seu acervo. O rei cedeu suas coleções pessoais e ainda adquiriu valiosas obras na Espanha e outro países para enriquecer sua biblioteca. Uma curiosidade interessante é que os livros estão expostos ao contrário nas prateleiras, com as folhas douradas viradas para frente, porque o rei não gostavas do colorido das capas de couro.
No centro da sala, um globo representando o sistema solar, chama atenção logo na entrada mas os mapas geográficos da época, também são interessantes.
O palácio Real, é despojado porque para Felipe, era somente um lugar para meditação e dormir.

Mas a Abadia do palácio possui belíssimos afrescos e representa bem a religiosidade do rei, que nos seus últimos dias, abatido pela doença, assistia a missa deitado, através de uma janela existente na abadia.
Destaco também no complexo do Escorial o Panteão dos Reis.  Também chamado de Cripta Real, conta com26 tumbas e nelas foram sepultados os reis mais importantes das dinastias da Áustria e Bourbon.

O Panteão dos Reis é todo em mármore,  e suas paredes são decoradas com adornos dourados e bronze.  Nele, os reis ficam de um lado e suas respectivas esposas que foram mães de herdeiros de outro. E as soberanas que não foram mães ficam junto com os infantes no Panteão dos Infantes.

20180724132635_50689922_2511_0

Na visita ao Escorial, você ainda vai se encantar com os belos jardins que estão sempre ao alcance dos olhos pelas enormes janelas e com os afrescos gigantes que cobrem os corredores do monastério austero.
O Panteão impressiona, e foi construído pra isso. É um lugar que reverencia a aristocracia. Felipe II, o Taciturno, era um monarca diferente, voltado à meditação, e à oração. Construiu um complexo onde ele gostava de ficar e pensar e foi sua última morada.
O El Escorial é uma atração interessante onde você pode apreciar os costumes dos nobres da época, na sua forma mais pura, e com valores bem diferentes da nobreza que que reinava no resto da Europa.
Bye!

2 comentários sobre “El Escorial!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s