Pelo nome não dá nem pra desconfiar sobre o que vamos falar hoje, né? Mas creia-me amigo leitor que trata-se de um monumento espanhol muito bonito e que merece ser visitado.
Então, El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial, é um complexo que abriga mosteiro, palácio, museu e biblioteca e fica pertinho de Madri ( 45 km), na cidadezinha de San Lorenzo. O nome Escorial deve-se à antigos depósitos de escória um subproduto de uma ferraria que existia no local.
Poucos turistas conhecem o Escorial ou sequer ouviram falar dele, até porque é proibido fotografar o seu interior, e as poucas fotos que tenho e/ou achei dele, não fazem jus a sua beleza mas vocês podem crer que se estou falando dele aqui, é porque já estive lá e tenho certeza de que ele merece ser conhecido.
O El Escorial é passeio pra 1 dia e é possível fazer um bate volta de Madri tranquilamente. Nós dormimos em San Lorenzo, que é uma tetéia, porque estávamos voltando à Madri depois de viajar pelo país.
O monumental complexo foi mandado construir pelo rei Felipe II da Espanha para comemorar a vitória na batalha contra o rei da França, Henrique II e também para servir abrigar os restos mortais da família real.
O Complexo foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, que destacou a integral conservação do projeto inicial do reinado de Felipe II e das partes construídas posteriormente no reinado de Carlos III.
A visita pode ser agendada com guias, pode ser feita usando áudio-guides e também pode ser feita sozinha, só guiada pela curiosidade. Eu prefiro os áudio-guides, porque são práticos e não corro o risco de pegar um guia “apaixonado” por história que fica 3 horas em frente à um quadro. Pronto falei.
A biblioteca do Escorial, foi pra mim, um espetáculo inesquecível! Lindíssima, enorme com mais de 54 metros na nave central, piso de mármore e arquitetura renascentista com direito a afrescos no teto, ela é impactante!
Felipe II se empenhou pessoalmente no seu acervo. O rei cedeu suas coleções pessoais e ainda adquiriu valiosas obras na Espanha e outro países para enriquecer sua biblioteca. Uma curiosidade interessante é que os livros estão expostos ao contrário nas prateleiras, com as folhas douradas viradas para frente, porque o rei não gostavas do colorido das capas de couro.
No centro da sala, um globo representando o sistema solar, chama atenção logo na entrada mas os mapas geográficos da época, também são interessantes.
O palácio Real, é despojado porque para Felipe, era somente um lugar para meditação e dormir.
Mas a Abadia do palácio possui belíssimos afrescos e representa bem a religiosidade do rei, que nos seus últimos dias, abatido pela doença, assistia a missa deitado, através de uma janela existente na abadia.
Destaco também no complexo do Escorial o Panteão dos Reis. Também chamado de Cripta Real, conta com26 tumbas e nelas foram sepultados os reis mais importantes das dinastias da Áustria e Bourbon.
O Panteão dos Reis é todo em mármore, e suas paredes são decoradas com adornos dourados e bronze. Nele, os reis ficam de um lado e suas respectivas esposas que foram mães de herdeiros de outro. E as soberanas que não foram mães ficam junto com os infantes no Panteão dos Infantes.
Na visita ao Escorial, você ainda vai se encantar com os belos jardins que estão sempre ao alcance dos olhos pelas enormes janelas e com os afrescos gigantes que cobrem os corredores do monastério austero.
O Panteão impressiona, e foi construído pra isso. É um lugar que reverencia a aristocracia. Felipe II, o Taciturno, era um monarca diferente, voltado à meditação, e à oração. Construiu um complexo onde ele gostava de ficar e pensar e foi sua última morada.
O El Escorial é uma atração interessante onde você pode apreciar os costumes dos nobres da época, na sua forma mais pura, e com valores bem diferentes da nobreza que que reinava no resto da Europa.
Bye!
Tivemos a graça de conhecer Les Escoriales em 2010,A casa do príncipe! É show !!!
CurtirCurtir
Que legal você ter tido a chance de conhecer El Escorial! É inesquecível mesmo! Bjs
CurtirCurtir