Bruges, a joia da Bélgica!

bruges-belgium-20

Finalmente chegamos à Bélgica, amigo leitor! Um país tão encantador que surpreende com uma metrópole vanguardista como Bruxelas e ao mesmo tempo guarda pequenas surpresas escondidas como Bruges, ou em flamengo, Brugge!
A Bélgica é uma mistura da Europa! Fala muitas línguas, o francês, o flamengo, em alguns lugares o alemão e em muitos o inglês, fruto da sua rica história que conta muitas conquistas e abandonos.

Bruges canal

Bruxelas parece a capital do mundo, mas Bruges, que fica somente à 98 km, parece que permanece na idade média!  Ok que é uma idade média enfeitadinha e bonitinha, mas a arquitetura é medieval.

Bruges foi uma cidade muito importante na idade média, e por algum tempo foi maior que Londres graças ao seu comércio, mas depois entrou em decadência e estagnou por um longo tempo. Graças a batalha de Waterloo ( de Napoleão), que aconteceu bem pertinho de Bruges e atraiu muitos turistas, a cidade foi redescoberta, dessa vez pelo turismo!

acaa2174-186b-4418-b3f1-36b72b6e10c4

Bruges é pequena, tem cerca de 100 mil habitantes e o mais legal é que pode ser percorrida à pé, facilmente. Pelo menos no centro turístico que é o mais interessante. A cidade é toda cortada por canais, e tem uma arquitetura que lembra contos de fada.
Estivemos em Bruges à muitos anos atrás, e vou tentar recuperar algumas fotos ( não se assustem), mas alguns amigos que estiveram lá a pouco tempo relatam que a cidade está exatamente do mesmo jeito: voltada ao turismo que chega interessado na beleza da arquitetura e na delícia da culinária.

bruges-belgium-56574e5b3df78c6ddf31b28f

Bruges é conhecida, como toda a Bélgica por três comidas típicas: batata frita em cones( deliciosas), chocolates ( perfeitos) e cervejas ( imperdíveis), mas em Bruges, ainda é muito tradicional os Moules ou mexilhões que eles servem numa espécie de panela com um caldo e você não pode perder. São ótimos!
A cidade é pequena, então 2 dias são suficientes para conhecer, principalmente o centro histórico, mas nós ficamos 3 e não nos arrependemos. Em 3 dias você conhece Bruges com calma, passeando em suas ruazinhas, entrando em algumas igrejas e museus, e navegando por seus canais.

A atração mais linda em Bruges é a praça  central, Grote Markt, rodeada por construções lindas, parecidas com aqueles tijolinhos de brinquedo de crianças, abriga o campanário de 83 metros de altura que pode ser acessado se você se dispuser a enfrentar 366 degraus. Mas a vista lá de cima compensa, tá?
Também da Grote está o Provinciaal Hof, um edifício neogótico que abriga  o governo provincial.

43936ef2-1dec-4bf9-8695-149b37a76c3e

Ao redor da praça, tem muitos restaurantes, como a Piazza San Marcos em Veneza, mas também como em Veneza, são caros e com qualidade duvidosa, então vale à pena caminhar  um pouco e procurar um restaurante menos “turístico”.
Bem perto da Grote, fica outra praça que abriga os prédios mais belos da cidade, é a Burg. Nela está o prédio da prefeitura, Stadhuis, onda a cidade é governada, que é uma obra prima. Sua fachada tem 48 nichos para estátuas que impressionam.

bda67911-66f4-47c2-a25d-b4d1f57effe6

Na praça Brug também se encontra a Basílica do Sangue Sagrado que na verdade tem duas igrejas; uma no térreo estilo romanesco e outra no primeiro andar, em estilo neogótico  onde está exposta a relíquia do sangue sagrado
A igreja de Nossa Senhora tem um torre que dizem ser a segunda mais alta do tipo no mundo, mas o importante é que tem um interior lindo e abriga a escultura  “A Madona e a Criança” de Michelangelo, além dos  belos túmulos de Maria, duquesa de Borgonha e Charles the bold.
A Ponte de São Bonifácio, entre tantas outras que existem em Bruges, é a que mais se destaca, por sua arquitetura e porque oferece uma linda vista da cidade antiga, por isso costuma estar cheia de turistas.

8e99fb3f-8c06-4fa1-968e-49a2f097bf94

Não deixe de fazer um passeio pelos canais de Bruges que oferece uma vista diferente da cidade e se você for no outono, como nós, ainda vai se encantar com as trepadeiras que cobrem as construções antigas e apresentam cores que vão do amarelo ao vermelho desenhando um cenário de conto de fadas!

Chocolate-Belga-Bélgica-2

Além de obrigatoriamente visitar uma loja dos chocolates Godiva ( tem uma na Grote), se você é fã de cerveja talvez seja interessante fazer um tour na cervejaria mais famosa da cidade : a Halve Maan, ou Meia Lua, fundada pela família Maes, produz as cervejas Brugse Zot e a Straffe Hendrik.
Se sobrar um tempo, aproveite para conhecer o  Groenerei canal e o Minnewater, que entre tantos canais, oferecem cenários lindos para fotografar, e até descansar um pouco e namorar!

779c2e67-8024-4d4e-b9cc-86408d1b930d-1

Bruges, é uma cidade romântica, com aspecto de contos de fadas, e convida a gente à passear e curtir e não fica muito longe de Bruxelas, então vale à pena uma esticada pra compensar o agito da capital!
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s