Praga, a queridinha da Europa!

praga

Muitos turistas sonham conhecer Praga, a capital da República Tcheca, que é chamada de “cidade presépio” ou a Paris do leste europeu, e com razão, porque a cidade é lida mesmo. Alguns até a consideram mais bonita que Paris mas eu não gosto desse tipo de comparação. Acho que é uma questão de gosto, e gosto, cada um tem o seu, né?

ponte-capa

Praga é deslumbrante, uma cidade carregada de história e cultura, tem uma arquitetura que mistura gótico, barroco e renascentismo com harmonia e graça. Pra ajudar, é atravessada pelo rio Moldava, coberto por inúmeras pontes e pronto temos aí um cenário incrível.
Se você me perguntar se acho Praga a cidade mais bonita da Europa, eu respondo que não, porque o velho continente tem muitas cidades lindas, mas que Praga é uma delas sim, com certeza!
Tem dois aspectos interessantes à se considerar em Praga, a primeira é que foi uma cidade que pertenceu ao regime soviético por muito tempo, e traz consigo algumas características dele, principalmente na arquitetura simples e convencional de alguns edifícios. Nós estivemos na cidade a muitos anos atrás (repare nas fotos kkkkkkkk), quando Praga estava começando a se abrir para o turismo, e ainda era possível observar a influência comunista na cidade. Alguns monumentos, por exemplo, careciam de conservação e cuidado mas hoje em dia, acho que o turismo mudou bastante a cidade.
O segundo aspecto importante é o idioma. Pense em uma coisa esquisita: é o tcheco! Impressionante a escrita (o falar, pior ainda) onde palavras começam com Ç e onde o acento circunflexo é virado pra cima! Não há como pronunciar nada, e até o nome das ruas ou dos monumentos, você só consegue descobrir, comparando. Como se fosse um desenho! Mas vá na boa, porque se nós conseguimos, em uma época em que meu inglês era pior do que agora e  não havia GPS nos carros, você vai “tirar de letra”!

dac53b79d845039282fd4f4c41371985

Então vamos lá, Praga é uma cidade grande de pouco mais de 1 milhão de habitantes, mas a boa notícia é que a cidade “turística” é pequena e dá pra conhecer à pé, batendo pernas tranquilamente. O ideal é conhecer por bairros, e por isso vou mostrar quais são os mais interessantes:

O bairro Mala Strana, onde tem a colina Hradcany, que é onde fica o palácio, a catedral, e a casa de Franz Kafka. Esse bairro tem muitos restaurantes e é um programa para pelo menos uma tarde longa.

33732872-ac4c-4d39-aa75-daa14db19b3a

Do outro lado do rio Moldava, atravessando a Ponte Carlos, ficam o bairro cidade velha ou Staré  Mesto, o bairro judeu, Josefov e o cidade nova ou Nove Mesto.

Pronto, é isso que você precisa conhecer em Praga! Para a margem oposta ao castelo, você precisaria de 1 dia e meio, para conhecer todos os 3 bairros, então, é possível visitar Praga em 2 dias, mas reserve 3, para conhecer melhor a cidade, ok?
Então, se você puder, se hospedar na cidade velha, estaria na melhor localização, mas obviamente não é o lugar mais barato! De qualquer maneira, quando for procurar hospedagem, olhe no mapa e procure ficar o mais perto possível da ponte Carlos, que é o centro de tudo.
Ah esqueci de dizer uma coisa bem legal, a Repúplica Tcheca não aderiu ao Euro, eles tem uma moeda própria  a Czech Koruna ( CZK), que vale menos que o nosso Real, então, Praga pode não ser tão cara como as outras cidades europeias.

Vamos começar pelo bairro Mala Strana e conhecer o maior completo turístico de Praga. Mas antes, provavelmente você vai conhecer a Ponte Carlos. Uma obra prima de arquitetura gótica que foi construída pedido do rei Carlos IV para ligar a cidade velha à cidade pequena ( Mala Strana). A ponte é linda! Uma das mais lindas que já conheci e está sempre lotada de turistas.

Possui 30 estátuas em estilo barroco, ( lembram muito as de Aleijadinho), colocadas dos dois lados da ponte, representando santos e figuras ilustres. Inclusive, uma delas, representa a queda de São João Nepomuceno, que na verdade foi jogado da ponte. Reza a lenda que se você colocar a mão na figura de São João em queda, voltará a Praga um dia. Eu ainda não voltei, mas tenho fé!

praga-o-que-fazer-pontos-ponte-charlos-charles-bridge

A ponte é guardada por torres impressionantes, que já viram muitas guerras e presenciaram muita história, desde cabeças de revolucionários penduradas na ponte até pilares destruídos por enchentes. Se você quiser fotos sem muitos turistas, vai ter que madrugar, mas vale à pena.
Atravessando a Ponte Carlos, você chega ao Mala Strana e começa a subir a colina em direção ao complexo do castelo de Praga.

mapa-castelo

O castelo que hoje em dia serve de residência presidencial e já foi moradia dos reis da Boêmia é na verdade um complexo que compreende a catedral de S. Vito, o Palácio real do Castelo de Praga, convento de São Jorge, Viela Dourada, Torre da Pólvora e Dalibor. No seu pátio do portão principal existe uma troca de guarda muito bonita, que ocorre sempre ao meio dia!

A catedral de S. Vito é impressionante, enorme e guarda muita história. Sua construção levou quase 600 anos e no seu interior foram coroados muitos reis  e cremados outros tantos. Seus restos mortais estão até hoje na catedral bem como as jóias da coroa. Visite também a capela que tem paredes cobertas por pedras preciosas.

unnamed

A viela dourada, fica numa ponta do complexo, e foi construída inicialmente para abrigar a guarda do castelo, depois foi ocupada pelos ourives da cidade (por isso o nome) e mais tarde até por mendigos. É formada por casinhas coloridas, muito interessantes abertas à visitação, e entre elas a número 22 se destaca por ter sido a morada de Franz Kafka, o mais famoso filho de Praga.

visita-guiada-castillo-praga-grid

O castelo também possui lindos jardins que valem a visita, alguns museus, além do Antigo Palácio Real, e é visita para um dia inteiro, se você não tiver um dia inteiro, compre seu ingresso setorizado e escolha o que quer conhecer. A visitação é das 6 hr às 23 hrs.  De qualquer forma, o complexo do Castelo de Praga é uma das mais belas e interessantes atrações da cidade, então, invista na visita.
Continuaremos a falar de Praga no próximo post.
Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s