Cânion du Verdon

methode_sundaytimes_prod_web_bin_343559f0-bfee-11e7-bb93-ec140220d4de

Sabe quando você está no meio de uma viagem e acorda pela manhã sem um programa definido e poucas expectativas a respeito do que vai conhecer no dia? Então, isso também acontece comigo. E acho até legal, porque abre espaço para o inesperado, ou uma pequena surpresa. Sempre que viajamos, sempre deixo algum espaço para não fazer nada, descansar ou de repente uma bela surpresa!

IMG_2963-2

Foi assim que conheci o Vale do Verdon, ou Grand Cânyon du Verdon, ou ainda Georges du Verdon, um lugar lindíssimo num cantinho da Provence, sul da França. No café da manhã, pensávamos onde iríamos naquele dia, e sem nenhuma pretensão, pegamos nosso mapinha da Provence para estudar e escolhemos uma direção. Simples assim. O plano era sair em direção nordeste para a região de Valensole,  ver alguns campos de lavanda e o que mais tivesse de bonito pra ver. Já publiquei num post anterior, uma fotinho do meu mapinha gasto da Provence, mas vou colocar novamente pra você se localizar.
O dia estava lindo, o céu azul da Provence iluminava todos os campos e acentuava todas as cores da natureza. Penso que não foi à toa que tantos pintores famosos escolheram a Provence pra morar, a luz realmente é especial.

IMG_2918
foto AA

Logo começamos a ver alguns campos de lavanda, e claro paramos pra mais fotos, é irresistível mesmo, mas continuamos nosso caminho de descobertas. A estrada é linda, muito bem sinalizada e serpenteia entre rochas de calcário passando por muitos povoados.  Logo começou a bater uma fominha e procurar um lugar para almoçar, tornou-se prioridade.

Chegamos a uma cidadezinha chamada  Castellane , quase por acaso, só porque era o lugar mais próximo para comer. Castellane  foi outra surpresa, porque além de uma ser lindinha, ainda é um centro de práticas esportivas. Então, encontramos naquela pequena vila, muitos ciclistas, alpinistas, corredores, enfim muitos esportistas que aproveitavam o domingo de sol para se exercitar ao ar livre.

Depois do almoço, seguimos em busca do lago Sainte Croix e do Verdon, ao sair de      você já avista as sinalizações que levam aos dois. Logo depois de atravessar um maciço de calcário, você já consegue ver o verde esmeralda do lago Saite Croix e logo depois do rio Verdon. É deslumbrante!

4a466133-8c16-4d17-8721-49bd01280d79
foto AA

O lago, na verdade é uma represa da companhia elétrica francesa, que aproveitou as águas de degelo e de bônus, criou um lago lindíssimo onde é possível nadar, andar de pedalinho ou caiaques.

Seguindo em frente, a estradinha contorna o lago em paisagens cinematográficas e chega ao rio Verdon que também recebe suas águas de degelo, em um leito de calcário, o que destaca mais ainda suas cores. O nome do “acidente geográfico” é Gorges du Verdon, e gorges significa garganta, então, você já pode imaginar que o rio Verdon, com suas águas esmeraldas, se “espreme” em uma garganta e forma cenários deslumbrantes. Aliás, você nem consegue imaginar, mesmo com as fotos, como é possível tanta beleza.

IMG_2959
foto AA

Nós ficamos por ali durante um tempo. Parando em vários lugares para fotos de diferentes ângulos, parando só para admirar e principalmente para agradecer a oportunidade de verum lugar tão bonito. E de graça! E Inesperadamente! O Gorges du Verdon, é um presente!
Depois, entramos no carro, e voltamos com calma, devagar e com sorriso que não saia do rosto!
Bye!

4 comentários sobre “Cânion du Verdon

    1. Ola Edna! Eu que agradeço pelo interesse nos meus relatos. O Verdon é mesmo surpreendente e se for possível, vale à pena conhecê-lo. Nós passamos um “perrengue” na volta, porque resolvemos experimentar outro caminho, que não acabava nunca e levamos quase 3 hrs pra voltar. Mas valeu à pena mesmo assim. Uma abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s