Chianti, a Toscana “de raiz”!

chianti-1180x517

Hoje vamos falar de uma região italiana que não é muito conhecida do turista brasileiro, a não ser que esse turista goste de vinhos! Aí sim, com certeza o turista em questão sonha em conhecer o Chianti, a região onde se produz o famoso Chianti Clássico, um vinho encorpado que tem um selo de procedência reconhecido no mundo inteiro.

 

Como você já sabe querido leitor, não sou amante de vinhos, mas sou muito curiosa e já tinha ouvido falar de Chianti, principalmente pela sua beleza, e lá fomos nós, em 2007 ( já faz muito tempo) conhecer a região e a Toscana.

map_chianti

O Chiante é uma região bem pequena, que fica entre Siena, Florença e Arezzo e é praticamente agrícola, com villas, e cidadezinhas encantadoras. A região é cortada pela famosa  SS222, uma estrada interiorana, sem acostamento que liga Florença a Siena, cujo entorno se estendem muitos vinhedos e plantações de girassóis.
Se você não tiver muito tempo para ir de Siena a Florença, pegue uma auto-estrada, que o levará mais rápido de um destino a outro, porque a Via Chiantigiana, como é chamada a SS222, é um caminho para ser degustado lentamente, como um bom vinho. São apenas 100 Km, mas a estrada sem acostamento e muitas curvas, rouba seu fôlego a cada uma delas.

c873171f-ef54-4bcd-85de-5d578e3bdd26-c10

O ideal é pernoitar na região e ter tempo suficiente para apreciar a vista, as cidadezinhas, a comida e o vinho. Nós tivemos uma experiência que era o sonho do maridão: percorremos a região com calma e escolhemos uma villa/hotel para passar a noite. Foi incrível!
Além da hospedagem maravilhosa, a villa contava com um restaurante divino, onde o proprietário servia pratos divinos regados ao delicioso chianti clássico! E o melhor de tudo, é que pudemos nos embebedar sem a preocupação de dirigir após. Foi inesquecível e muito divertido! Juro que tivemos dificuldade para chegar no quarto! kkkkkkkkkkk

pink-chianti-classico-label_21

Pra quem gosta de lendas, há uma muito curiosa no Chianti que diz respeito ao galo negro, que hoje em dia é o selo de procedência do vinho produzido na região. Diz-se que antigamente havia muita disputa entre Florença e Siena por área territorial, então, num dado momento entraram em acordo que colocariam dois galos para cantar, um em cada cidade e que quando o galo cantasse um guerreiro da cidade partiria em direção da outra.  No ponto onde os guerreiros se encontrassem, seria marcada a fronteira.
Pois bem, o governo de Siena, escolheu um galo branco e o alimentou bem, imaginando que o bichinho bem alimentado e feliz, cantaria gloriosamente logo cedo. Florença por sua vez, escolheu um galo preto, e não o alimentou, imaginando que o bichinho cantaria de fome logo cedo. E foi o que aconteceu! O galo preto cantou muito cedo (de fome), o guerreiro de Florença partiu muito antes e marcou um território maior para a cidade.
Lenda ou verdade, o Gallo Nero hoje é a marca de qualidade e procedência do famoso Chianti Clássico, um vinho produzido com no mínimo 80% de uvas sangiovenese.

Mas o Chianti tem muito mais que um vinho de qualidade, como uma região agrícola, tem azeites maravilhosos, queijos, salames e acetos balsâmicos inesquecíveis.
Na região, se espalham comunas italianas   lindinhas, algumas medievais, muito charmosas, como :  Radda in Chianti, Greve in Chiante e Castellina in Chiante. São cidades muito pequeninas, com poucos habitantes, ruazinhas típicas, mercados ótimos onde é possível comprar vinho e comidas da região.

Nos arredores, você vai “esbarrar” em muitas vinícolas onde é possível fazer degustação, mesmo sem agendar, porque no Chiante, não há pressa nem correria.  Nem horda de turistas!
A vida passa mais lentamente na região, por isso o Chiante é um lugar para ser degustado com calma, e onde predomina e beleza da simplicidade.

img_2755
A foto é bem velhinha, mas o maridão ficou bem no Chianti!

Bye!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s